Maria Izabel Reigada   |   20/11/2009 12:06

Barretto e Afonso Hamm abrem congresso em Gramado

Mesmo excedendo o tempo previsto, o primeiro debate do congresso aberto hoje, dentro das atividades do Festival do Turismo de Gramado, manteve lotado o auditório do Centro Municipal de Cultura de Gramado até seu término. O ministro do Turismo, Luiz Barretto, foi o primeiro a falar.

GRAMADO - Mesmo excedendo o tempo previsto, o primeiro debate do congresso aberto hoje, dentro das atividades do Festival do Turismo de Gramado, manteve lotado o auditório do Centro Municipal de Cultura de Gramado até seu término. O ministro do Turismo, Luiz Barretto (foto), foi o primeiro a falar sobre como enfrentar o futuro de forma criativa. Focou sua apresentação nos eventos conquistados pelo País - como a Copa e os Jogos Olímpicos - e ressaltou o trabalho de benchmarking que vem sendo realizado pelo MTur. "Esses eventos trazem grandes possibilidades, podendo marcar mudanças na forma como os outros países nos enxergam, bem como como os próprios brasileiros veem o País", disse, lembrando os bons exemplos da Copa de 2006 da Alemanha, dos Jogos de 1992 de Barcelona e da Olímpiada do ano passado em Pequim.

O ministro destacou ainda que a equipe da Embratur encontra-se reunida em Brasília para alinhar os projetos do Plano Aquarela 2010-2020, que deverá ter uma apresentação prévia, antes de concluído, ainda neste ano. "É nossa intenção apresentá-lo em dezembro, mas ele poderá levar mais tempo para sua conclusão. Esse plano incluirá as ações que nortearão políticas públicas para o setor nos próximos dez anos", ressaltou.

Comentando a apresentação do ministro, o presidente da Comissão de Deporto e Turismo da Câmara, Afonso Hamm, lembrou que neste momento, "turismo e esporte convergem de forma única no Brasil". Para ele, a Comissão da Câmara conta hoje com 20 deputados completamente envolvidos com os temas prioritários para o turismo. Antes de encerrar o discurso, o deputado federal convidou ainda a plateia a participar do CBratur, que ocorre na próxima quarta-feira, em Brasília.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados