Embratur se inspira na Alemanha para promover Copa
A Embratur visitou a Alemanha para conhecer as práticas adotadas pelo país para realizar a Copa do Mundo de 2006, considerada uma das maiores da história do futebol
RECIFE - Na segunda fase da palestra sobre marketing de destinos, ministrada pelo consultor e professor universitário Paulo Gaudenzi, o assunto Copa do Mundo ganhou força quando foi chamado ao palco o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso. O dirigente contou que o órgão visitou a Alemanha para conhecer as práticas adotadas pelo país para realizar a Copa do Mundo de 2006, considerada uma das maiores da história do futebol. Pedroso revelou que cada destino alemão foi trabalhado de maneira individualizada, muitas vezes não tendo o esporte como principal atrativo. A ideia foi promover as cidades pensando no pós-Copa.
“Precisamos pensar em como identificar Pernambuco. O que o Estado quer projetar para o mundo”, afirmou. A dúvida, porém, foi respondida logo em seguida, quando o secretario de Turismo de Pernambuco, Silvio Costa Filho, pediu a palavra para solicitar que as ações de promoções tenham como foco não só o destino sol e praia, mas, principalmente, a cultura local.
Voltando às questões que envolvem problemas com a infraestrutura das cidades-sede brasileiras, Marcelo Pedroso reiterou o discurso do ministro do Turismo, Luiz Barretto, de que a Copa do Mundo não resolverá todos os problemas do Brasil. “Pelo contrário, a competição trará alguns problemas. Na Alemanha, por exemplo, houve um aumento muito significativo no fluxo de visitantes nas cidades, o que gerou alguns desconfortos. Isso não é falta de estrutura, mas sim uma consequência do evento. Temos que encontrar alternativas criativas para superar esses contratempos”, explicou.
Uma das principais preocupações para o evento é a condição dos aeroportos brasileiros. No Recife, por exemplo, é preciso grandes investimentos para requalificar o equipamento, projeto assumido pelo diretor comercial da Infraero, Fernando Nicácio da Cunha Filho. O dirigente garantiu que aeroporto não será problema para a Copa.
O Fórum Regional PANROTAS Pernambuco é uma realização do Governo de Pernambuco e da PANROTAS, com patrocínio da Infraero e da Tam, e apoio do Sebrae, CVC, Clube da Charque Amiga, Luck Viagens, Lucsim Hotéis, Nannai, Recife CVB e Prefeitura do Recife.
“Precisamos pensar em como identificar Pernambuco. O que o Estado quer projetar para o mundo”, afirmou. A dúvida, porém, foi respondida logo em seguida, quando o secretario de Turismo de Pernambuco, Silvio Costa Filho, pediu a palavra para solicitar que as ações de promoções tenham como foco não só o destino sol e praia, mas, principalmente, a cultura local.
Voltando às questões que envolvem problemas com a infraestrutura das cidades-sede brasileiras, Marcelo Pedroso reiterou o discurso do ministro do Turismo, Luiz Barretto, de que a Copa do Mundo não resolverá todos os problemas do Brasil. “Pelo contrário, a competição trará alguns problemas. Na Alemanha, por exemplo, houve um aumento muito significativo no fluxo de visitantes nas cidades, o que gerou alguns desconfortos. Isso não é falta de estrutura, mas sim uma consequência do evento. Temos que encontrar alternativas criativas para superar esses contratempos”, explicou.
Uma das principais preocupações para o evento é a condição dos aeroportos brasileiros. No Recife, por exemplo, é preciso grandes investimentos para requalificar o equipamento, projeto assumido pelo diretor comercial da Infraero, Fernando Nicácio da Cunha Filho. O dirigente garantiu que aeroporto não será problema para a Copa.
O Fórum Regional PANROTAS Pernambuco é uma realização do Governo de Pernambuco e da PANROTAS, com patrocínio da Infraero e da Tam, e apoio do Sebrae, CVC, Clube da Charque Amiga, Luck Viagens, Lucsim Hotéis, Nannai, Recife CVB e Prefeitura do Recife.
*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da Empetur