Mesa redonda encerra 2º seminário Fohb/Senac
Uma mesa redonda sobre Aplicabilidade da Estratégia Empesarial encerrou o 2º Seminário Internacional Hoteleiro no Campus Santo Amaro do Centro Universitário Senac
Depois de um dia inteiro de palestras e apresentações de cases de sucesso, o 2º Seminário Internacional Hoteleiro promovido hoje em parceria entre o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb) e o Centro Universitário Senac, no Campus Santo Amaro, terminou com uma mesa redonda sobre Aplicabilidade da Estratégia Empresarial.
Sob a mediação de Antonio Napole, da consultora Kaiser Associates Latin America, Paulo Mélega, gerente geral do Senac Grande Hotel São Pedro, Rafael Guaspari, presidente do Fohb, e Júlio Serson, presidente do grupo Serson, destacaram as variantes que devem ser observadas antes da aplicação de determinado conceito ou prática hoteleira, especialmente os ciclos econômicos, como o que se apresenta no momento atual.
De acordo com Paulo Mélega, a ansiedade pode, por vezes, por a perder um conceito vitorioso. "É preciso aprender com os ciclos do mercado e, diante de cada realidade, elencar as prioridades antes de se traçar todo o desenho da estratégia", explica o gerente. "Aderir a uma guerra tarifária, por exemplo, por conta de um momento econômico, já se mostrou como uma política predatória, que pode levar ao suicídio coletivo", diz. De acordo com o gerente, hoje, mais do que nunca, o profissional da hotelaria tem de "entender de negócios, mais do que apenas dominar as técnicas de pretação de serviço".
Sob a mediação de Antonio Napole, da consultora Kaiser Associates Latin America, Paulo Mélega, gerente geral do Senac Grande Hotel São Pedro, Rafael Guaspari, presidente do Fohb, e Júlio Serson, presidente do grupo Serson, destacaram as variantes que devem ser observadas antes da aplicação de determinado conceito ou prática hoteleira, especialmente os ciclos econômicos, como o que se apresenta no momento atual.
De acordo com Paulo Mélega, a ansiedade pode, por vezes, por a perder um conceito vitorioso. "É preciso aprender com os ciclos do mercado e, diante de cada realidade, elencar as prioridades antes de se traçar todo o desenho da estratégia", explica o gerente. "Aderir a uma guerra tarifária, por exemplo, por conta de um momento econômico, já se mostrou como uma política predatória, que pode levar ao suicídio coletivo", diz. De acordo com o gerente, hoje, mais do que nunca, o profissional da hotelaria tem de "entender de negócios, mais do que apenas dominar as técnicas de pretação de serviço".