Tá na hora de mudar de emprego? Confira evidências
Estar cansado, desmotivado e reclamando antes, durante e depois do trabalho não pode ser encarado com naturalidade. Todos temos dias ruins e de preguiça, mas quando isso se estende por muitos dias seguidos é preciso refletir e, quem sabe, procurar uma nova oportunidade.
Estar cansado, desmotivado e reclamando antes, durante e depois do trabalho não pode ser encarado com naturalidade. Todos têm dias ruins e de preguiça, mas quando isso se estende por muitos dias seguidos é preciso refletir e, quem sabe, procurar uma nova oportunidade no mercado.
Confira a seguir 14 sinais que as pessoas costumam sentir quando a hora de buscar outro emprego chega:
1.TÉDIO
Embora existam algumas vantagens para o tédio – que, pasme, pode impulsionar a criatividade –, passar o dia de trabalho pensando em compras, jogos ou sonhando acordado certamente mostra que o seu emprego já não é mais estimulante ou desafiador.
2. FALTA DE COMPANHIA
Ter amigos no trabalho torna a jornada de trabalho mais leve, mas a falta deles pode prejudicar e fazer com que você se sinta excluído ao não ser convidado para eventos sociais como os famosos happy hours. Muitas vezes ser deixado de lado prejudica, desvaloriza o trabalho e torna-se um sinal de mudança.
3. FRUSTRAÇÃO
Esse item é algo recorrente nos ambientes de trabalho. Os colaboradores costumam encarar o cumprimento de prazos e a compreensão de tarefas como uma batalha, ou seja, sem naturalidade ou satisfação. Por exemplo, se você sempre quis ser escritor e trabalha com algo que não envolve desenvolvimento de textos, uma habilidade certamente está sendo deixada de lado e travando o seu possível sucesso como autor.
4. DESVALORIZAÇÃO
Ver o talento deixado de escanteio é uma das principais formas de desvalorização. Isso costuma acontecer quando alguém te contrata para ser vendedora de uma loja e você apenas atende telefone e faz café para o supervisor, isto é, algo totalmente diferente do que foi proposto no instante da contratação.
5. FIM DAS CONVERSAS COM O CHEFE
Enquanto você almoçava com o chefe, conversava sobre séries e debatia assuntos de futebol estava tudo bem. Até que a conversa cessa e você se sente deslocado e fica confuso sobre o seu papel no ambiente de trabalho. Claro que o afastamento pode ser motivado por questões pessoais, mas se ele não chega ao fim, certamente aquela pergunta “o que eu fiz de errado” começará a confundir a sua mente e te deixar aflito.
6. FEEDBACK NEGATIVO
Receber um feedback negativo durante a jornada de trabalho pode acontecer, aliás, acontece. O que atrapalha é quando esse tipo de comentário se torna frequente e chega de diversas formas: do colega de trabalho, do chefe e até do cliente. Esse é mais um dos sinais claros de que você não combina mais com aquele ambiente.
7. VALORES DESCONEXOS AO DA EMPRESA
Uma companhia costuma ter uma lista de objetivos e se algum deles for oposto aos que você carrega, tudo bem, isso não é um problema. Na realidade, o problema está quando esses objetivos atrapalham o seu dia a dia e causam transtornos.
8. FALTA DE ATIVIDADE
Se você está recebendo menos atribuições do que antes, pode ser um indicador de que houve uma decisão da gerência e que você já não precisa mais ter tantas responsabilidades. O seu coordenador pode, simplesmente, ter perdido a fé em você e no seu trabalho. Então, é hora de atualizar e disparar currículos pelo e-mail.
9. PENSAR SOMENTE NO SALÁRIO
O dinheiro, sem dúvidas, é um dos motivos que nos fazer ir atrás de um emprego. No entanto, é preciso mais. Ter empolgação para lidar com os desafios do dia a dia é essencial para que a rotina não se torne cansativa e você se sinta realizado ao chegar em casa.
10. TER UM CHEFE HORRÍVEL
Trabalhar com um gerente ou supervisor horrível não afeta apenas o seu trabalho, mas também a sua vida pessoal, resultando em estresse, ansiedade e outros problemas de saúde.
11. ESTAR SOBRECARREGADO
Responder e-mails de final de semana sem remuneração ou desempenhar mais funções do que os outros funcionários nem sempre são sinais de que o seu chefe privilegia as atividades feitas por você. Uma atitude como essa muitas vezes é sinônimo de exploração e você deve tomar alguma atitude.
12. DESEQUILÍBRIO
Você consegue equilibrar a vida profissional com a pessoal? Se algum dos lados não se alinha com o outro, é preciso rever conceitos. Não acredite na ideia de que chegar de um dia de trabalho sempre esgotado é normal.
13. NÃO SER AUTÊNTICO
Pode até soar como um clichê, mas “ser você mesmo” é necessário em qualquer lugar que você frequente, seja o ambiente de trabalho ou a própria casa. Se isso é recorrente, com certeza está na hora de buscar novos ares e prezar pela sua personalidade.
14. IGNORAR O FUTURO
Você consegue imaginar o seu futuro na empresa em que está agora? Se a resposta for negativa, é preciso estar atento. Idealizar o futuro é preciso para realizar anseios com o mínimo de segurança financeira. Sem isso, sonhos ficarão para trás.
Confira a seguir 14 sinais que as pessoas costumam sentir quando a hora de buscar outro emprego chega:
1.TÉDIO
Embora existam algumas vantagens para o tédio – que, pasme, pode impulsionar a criatividade –, passar o dia de trabalho pensando em compras, jogos ou sonhando acordado certamente mostra que o seu emprego já não é mais estimulante ou desafiador.
2. FALTA DE COMPANHIA
Ter amigos no trabalho torna a jornada de trabalho mais leve, mas a falta deles pode prejudicar e fazer com que você se sinta excluído ao não ser convidado para eventos sociais como os famosos happy hours. Muitas vezes ser deixado de lado prejudica, desvaloriza o trabalho e torna-se um sinal de mudança.
3. FRUSTRAÇÃO
Esse item é algo recorrente nos ambientes de trabalho. Os colaboradores costumam encarar o cumprimento de prazos e a compreensão de tarefas como uma batalha, ou seja, sem naturalidade ou satisfação. Por exemplo, se você sempre quis ser escritor e trabalha com algo que não envolve desenvolvimento de textos, uma habilidade certamente está sendo deixada de lado e travando o seu possível sucesso como autor.
4. DESVALORIZAÇÃO
Ver o talento deixado de escanteio é uma das principais formas de desvalorização. Isso costuma acontecer quando alguém te contrata para ser vendedora de uma loja e você apenas atende telefone e faz café para o supervisor, isto é, algo totalmente diferente do que foi proposto no instante da contratação.
5. FIM DAS CONVERSAS COM O CHEFE
Enquanto você almoçava com o chefe, conversava sobre séries e debatia assuntos de futebol estava tudo bem. Até que a conversa cessa e você se sente deslocado e fica confuso sobre o seu papel no ambiente de trabalho. Claro que o afastamento pode ser motivado por questões pessoais, mas se ele não chega ao fim, certamente aquela pergunta “o que eu fiz de errado” começará a confundir a sua mente e te deixar aflito.
6. FEEDBACK NEGATIVO
Receber um feedback negativo durante a jornada de trabalho pode acontecer, aliás, acontece. O que atrapalha é quando esse tipo de comentário se torna frequente e chega de diversas formas: do colega de trabalho, do chefe e até do cliente. Esse é mais um dos sinais claros de que você não combina mais com aquele ambiente.
7. VALORES DESCONEXOS AO DA EMPRESA
Uma companhia costuma ter uma lista de objetivos e se algum deles for oposto aos que você carrega, tudo bem, isso não é um problema. Na realidade, o problema está quando esses objetivos atrapalham o seu dia a dia e causam transtornos.
8. FALTA DE ATIVIDADE
Se você está recebendo menos atribuições do que antes, pode ser um indicador de que houve uma decisão da gerência e que você já não precisa mais ter tantas responsabilidades. O seu coordenador pode, simplesmente, ter perdido a fé em você e no seu trabalho. Então, é hora de atualizar e disparar currículos pelo e-mail.
9. PENSAR SOMENTE NO SALÁRIO
O dinheiro, sem dúvidas, é um dos motivos que nos fazer ir atrás de um emprego. No entanto, é preciso mais. Ter empolgação para lidar com os desafios do dia a dia é essencial para que a rotina não se torne cansativa e você se sinta realizado ao chegar em casa.
10. TER UM CHEFE HORRÍVEL
Trabalhar com um gerente ou supervisor horrível não afeta apenas o seu trabalho, mas também a sua vida pessoal, resultando em estresse, ansiedade e outros problemas de saúde.
11. ESTAR SOBRECARREGADO
Responder e-mails de final de semana sem remuneração ou desempenhar mais funções do que os outros funcionários nem sempre são sinais de que o seu chefe privilegia as atividades feitas por você. Uma atitude como essa muitas vezes é sinônimo de exploração e você deve tomar alguma atitude.
12. DESEQUILÍBRIO
Você consegue equilibrar a vida profissional com a pessoal? Se algum dos lados não se alinha com o outro, é preciso rever conceitos. Não acredite na ideia de que chegar de um dia de trabalho sempre esgotado é normal.
13. NÃO SER AUTÊNTICO
Pode até soar como um clichê, mas “ser você mesmo” é necessário em qualquer lugar que você frequente, seja o ambiente de trabalho ou a própria casa. Se isso é recorrente, com certeza está na hora de buscar novos ares e prezar pela sua personalidade.
14. IGNORAR O FUTURO
Você consegue imaginar o seu futuro na empresa em que está agora? Se a resposta for negativa, é preciso estar atento. Idealizar o futuro é preciso para realizar anseios com o mínimo de segurança financeira. Sem isso, sonhos ficarão para trás.
*Fonte: Business Insider