Rodrigo Vieira   |   06/12/2017 15:54

Acima do Brasil: Peru é a revelação do luxo na ILTM Cannes

País tem um grande portfólio Belmond e está crescendo exponencialmente em quase todos os mercados internacionais. Na feira, seu estande dobrou o tamanho, e expõe DMCs muito profissionais


Rodrigo Vieira
Estande do Peru na ILTM Cannes está com 12 expositores, duas vezes maior do que em 2016
Estande do Peru na ILTM Cannes está com 12 expositores, duas vezes maior do que em 2016

CANNES (FRANÇA) - Enquanto a promoção do Brasil no mercado internacional fica se arrastando nos discursos, nossos vizinhos vão aproveitando do incansável interesse estrangeiro pela América do Sul e explorando todo tipo de nicho possível para atrair visitantes e fazer do Turismo uma potência econômica. É o caso do Peru. Quem diria, os peruanos estão dando um show no Brasil no luxo. São apontados por quase todos os buyers da ILTM Cannes 2017 como uma tendência que veio para ficar, e não à toa.

O país não só tem estande na principal feira de viagens de alto padrão do mundo, como esse esse estande está duas vezes maior do que em 2016. São 12 expositores, sem contar o Promperú. O número não é tão grande em comparação a destinos europeus, mas supera o Brasil, país mais rico de seu continente, cuja exposição depende exclusivamente da iniciativa privada, já que não há cooperado da Embratur aqui no Palais de Festivals. A América do Sul tem um novo "queridinho", e esse é um privilégio que podemos estar longe de recuperar.

Rodrigo Vieira
"O mais importante para o Turismo de luxo no Peru foi a investida do Belmond com seus trens e hotéis", crava o diretor da ILTM Latin America, Simon Mayle
"Em uma pesquisa feita com centenas de agentes latino-americanos para a ILTM, absolutamente todos mencionaram o Peru como destino revelação. Não à toa o país tem apresentado tamanho crescimento econômico", aponta o diretor da ILTM Latin America, Simon Mayle. "O destino também está crescendo como um hub da Latam, e os DMCs que estão atuando lá são extremamente profissionais."

Europeus, asiáticos e norte-americanos estão desejando viajar ao país andino e viver as experiências por ele proporcionadas, que incluem clássicos como o lago Titicaca, a Amazônia, Machu Picchu e Iquitos, aventura com montanhismo, trilhas, cavalgadas e suas lindas estradas; além de produtos de luxo como cruzeiros butique, resorts (internacionais e locais), o novo trem Belmond, entre outros. Como pano de fundo de tudo isso, e talvez o maior vetor de venda do Peru lá fora, claro, a gastronomia. A exótica culinária peruana está em todas as partes do globo.

Um dos produtos que ilustra o alto padrão peruano é o Aqua Expeditions, cruzeiro fluvial no norte da Amazônia. Trata-se de uma empresa que nasceu em Singapura e encontrou no Peru sua oportunidade de navegar na cobiçada região. "O Peru tem uma situação política e econômica estável, além de ser seguro, ter uma infraestrutura crescente e uma culinária fantástica", justifica o diretor de Vendas Internacionais da empresa, Benjamin Seelos. Sua embarcação peruana é o Aria, de três, quatro ou sete noites, e tem 16 suítes com 28 metros quadrados cada, além de déque, lounge e restaurante.

Rodrigo Vieira
Thiago Cuencas, da Viagens e Cia.
Thiago Cuencas, da Viagens e Cia.
No Brasil, aproveita quem pode. O fundador da Viagens e Cia, Thiago Cuencas, já trabalha com o destino há dez anos e traduz essa ascensão do Peru em números. "A procura cresceu mais de 80% este ano. Sempre fomos forte em exóticos, e o Peru tem essa característica, embora agora venha ganhando apelo de cultura e gastronomia. Tem muito brasileiro fazendo escapadas em Lima para explorar a cozinha peruana." O agente Virtuoso Flávio Geo, da Visa Turismo, de Belo Horizonte, coloca o Peru como o segundo produto de maior crescimento este ano, atrás apenas da África. "O trabalho internacional do Promperú é fantástico, e os hotéis e trens Belmond têm um apelo muito interessante."


Divulgação/Belmond
Belmond Andean Explorer, um dos trens da marca no Peru
Belmond Andean Explorer, um dos trens da marca no Peru
VISTO
Em conversa com a mídia e os compradores internacionais, principalmente chineses e norte-americanos, a facilidade na emissão de visto é o que faz o Peru ser mais atrativo do que o Brasil hoje no luxo. Grande parte dos agentes norte-americanos, aliás, ainda não sabem que o governo federal está facilitando a entrada para alguns mercados no mundo, incluindo os Estados Unidos. Sinal de que nem essa promoção está sendo bem feita.

Divulgação/Aqua Expeditions
Aria é um dos cruzeiros fluviais que navegam pela amazônia peruana
Aria é um dos cruzeiros fluviais que navegam pela amazônia peruana

O Portal PANROTAS é media partner da ILTM, e viaja com proteção Intermac.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados