Moscou inaugura primeiro parque em 50 anos; confira
À sombra do Kremlin e da Praça Vermelha, o parque Zaryadeye é verde e inovador
Em meio a ruas históricas e paisagens naturais, um novo parque de 32 hectares foi aberto no último sábado (9), à sombra do Kremlin e da Praça Vermelha, na Rússia. Chamado Zaryadeye, o novo espaço verde é inovador e o primeiro inaugurado em Moscou em 50 anos, segundo a Lonely Planet.
O presidente russo, Vladimir Putin, e o prefeito, Sergei Sobyanin, estiveram presentes na inauguração, data em que coincidia com a celebração de aniversário de 870 anos da cidade moscovita.
O espaço foi projetado para imitar alguns dos recursos bem conhecidos da paisagem russa, que inclui áreas artificiais de microclima com plantas que representam as vegetações de estepe, tundra e de zonas úmidas e florestais do país.
Situado na área do antigo Rossya Hotel, edifício que remete a década de 1960 e que conta com três mil quartos, o parque contou com um investimento de US$ 223 milhões e foi projetado pela empresa nova-iorquina Diller Scofidio & Renfro.
Dentre as atrações está uma caverna de gelo que será mantida na mesma temperatura durante o ano inteiro — independentemente da estação do ano. Como parte do espetáculo, criações do artista ucraniano Alexander Ponomarev estarão expostas no local.
Outro destaque é a ponte flutuante, cuja estrutura está suspensa, sem suporte, acima do Rio Moscou. A ideia, segundo os projetistas, é a de possibilitar que os visitantes tenham uma vista panorâmica da cidade. E a dica é visitá-la durante a noite.
E como se a inauguração em si já não fosse um marco para a cidade, durante a construção do espaço ainda foram encontrados artefatos históricos. Dentre os objetos encontrados nas escavações, estão moedas antigas e armas medievais — que também serão expostas no parque.
*Fonte: Travel Pulse