Raphael Silva   |   20/09/2017 10:58

Crescimento de brasileiros na Alemanha surpreende

Turistas do Brasil representaram uma alta de 12% no primeiro semestre de 2017; Munique ganha destaque com aumento maior do que a média

Jhonatan Soares
Diretora do DZT para o Brasil, Margaret Grantham destaca crescimento surpreendente de brasileiros na Alemanha durante o primeiro semestre de 2017
Diretora do DZT para o Brasil, Margaret Grantham destaca crescimento surpreendente de brasileiros na Alemanha durante o primeiro semestre de 2017
O ano era 2006, a Alemanha recebia a Copa do Mundo pela segunda vez na história e esperava uma invasão de turistas pelo país. Foi o que aconteceu, e com destaque para os viajantes que chegavam do Brasil. Desde então, o número de pernoites brasileiros mais do que dobrou, sendo que, só no primeiro semestre de 2017, o aumento foi de 12%, atingindo 343 mil de janeiro a junho, fato que chamou a atenção dos responsáveis pelo turismo alemão.

“Depois de um 2016 ruim como foi, esperávamos uma retomada lenta e não foi o que aconteceu. Tivemos um crescimento surpreendente no número de brasileiros na Alemanha”, revelou a diretora da Central Alemã de Turismo (DZT) para o Brasil, Margaret Grantham, em evento organizado na noite desta terça-feira (19), em São Paulo, para reunir os principais operadores para o destino.

Mesmo ainda tendo a capital Berlim como destino mais visitado, e Munique como segundo, os hábitos dos brasileiros que visitam a Alemanha mudaram. Números do DZT mostram que os turistas preferiram viajar durante o inverno europeu (57%) em relação aos meses mais quentes do destino (43%), coisa que não acontecia em anos anteriores.

Outro dado que chama a atenção é a o número de brasileiros que volta a visitar o país germânico (53%), maior do que o dos que vão pela primeira vez. Segundo Margaret, isso mostra que a Alemanha tem mais a oferecer do que outros roteiros tradicionais e revela o investimento em experiências diferenciadas.

“A gente nota que as pessoas vão à capital (Berlim), destino preferido dos brasileiros, e veem a diversidade que a Alemanha pode proporcionar. Desde jantares em castelos medievais, passeios de Porsche, jantares no meio das vinícolas, há muitas coisas para se fazer além de Berlim”, contou a diretora.

Divulgação/ DZT
Munique é destaque no número e permanência média de brasileiros na Alemanha
Munique é destaque no número e permanência média de brasileiros na Alemanha
De acordo com ela, uma tendência é combinar roteiros por cidades grandes com outras menores. “Tivemos como exemplo o aumento de 36% no número de brasileiros em Rotherburg Ob der Tauber, na região da Baviera, que fica a duas horas de carro de Munique.”

MUNIQUE EM ALTA
Nesse cenário, a capital da Baviera ganha notoriedade com um crescimento superior à média do país (17,8%) no número de brasileiros e permanência média (2,6 dias) maior do que a de Berlim para estes turistas de janeiro a julho de 2017. Para o representante do Turismo de Munique para o Brasil, Giovanni Lenard, isso confirma a tendência citada por Margaret da união de roteiros por grandes metrópoles e cidades pequenas.

“Munique é um ponto de ligação com outros destinos menores. Você pode sair de lá e visitar o Castelo de Neuschwanstein, que serviu de modelo para que Walt Disney moldasse o famoso Castelo da Cinderela, ou pode ir a Garmisch conhecer a montanha mais alta da Alemanha, a Zugspitze”, explicou Lenard. “Talvez essa seja a razão do brasileiro permanecer mais tempo em Munique”, concluiu

Confira mais fotos do evento que reuniu os principais operadores do Brasil para a Alemanha no álbum abaixo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.