Renato Machado   |   28/09/2017 13:42

Argentina se diversifica por novos e velhos visitantes

Desde o boom da aviação comercial no Brasil, em meados dos anos 2000, o brasileiro tem viajado à Argentina. Diversificar ofertas, serviços e destinos são as principais armas do país para atrair esse visitante mais uma vez ? e, de quebra, aumentar o tí

Jhonatan Soares
Alejandro Lastra, secretário de Turismo da Argentina
Alejandro Lastra, secretário de Turismo da Argentina

Desde o boom da aviação comercial no Brasil, em meados dos anos 2000, o brasileiro tem viajado à Argentina. Diversificar ofertas, serviços e destinos são as principais armas do país para atrair esse visitante mais uma vez e, de quebra, aumentar o tíquete médio no processo.

“A Argentina está fazendo um processo de diversificação de oferta”, afirma o secretário de Turismo da Argentina, Alejandro Lastra. “Agora abrimos portas para novas e mais companhias aéreas, o que nos permite conectar com distintas cidades do Brasil e a outras cidades da Argentina que não Buenos Aires.”

Maior emissor internacional, o fluxo de brasileiros caiu diante da crise econômica vigente. “É certo que o Brasil teve uma grande queda no Turismo para a Argentina entre 2015 e o primeiro semestre de 2016. Mas começou a melhorar já no segundo trimestre de 2016 e, sobretudo, em 2017”, relata Lastra. “Hoje já superamos os números de 2015, estamos apenas abaixo dos melhores anos do passado recente”.

O secretário credita a retomada a um esforço dos órgãos turísticos de seu país. “A Argentina ampliou sua participação em feiras, criou mais ações com operadoras e companhias aéreas e também promoveu os destinos em mídias digitais”, diz.

Perfil do viajante

A mudança no perfil do viajante também é outro trunfo do Turismo local. “Durante 2017 melhoramos a quantidade de turistas de negócios, assim como temos menos gente visitando familiares e amigos. Ou seja, aumentou um segmento que tem maior gasto per capita”, explica Lastra, que exalta a participação de um público entre 33 e 45 anos e o dado de que 65% dos brasileiros chegam à Argentina via aéreo.

Para satisfazer os anseios desse turista, o secretário argentino aborda a oferta de “experiências distintas”, dando destaque a regiões como Ushuhaia, Puerto Madre, Mendoza e o Norte da Argentina, “que os brasileiros estão começando a descobrir”. Dentre as atividades, Alejandro Lastra cita polo, golfe, esqui, vinho, gastronomia e experiências únicas de navegação e voos de helicóptero nas montanhas.

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