Renato Machado   |   23/06/2017 11:27

Etihad Museum conta história dos Emirados Árabes Unidos

No início de 2017, após inauguração com a presença do sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum, foi aberto ao público o renovado Etihad Museum. O museu é localizado no subsolo do complexo administrativo de Dubai – o qual hospeda, além do esc

Divulgação/Etihad Museum
Union House, prédio que hospeda, em seu subsolo, o Etihad Museum
Union House, prédio que hospeda, em seu subsolo, o Etihad Museum

No início de 2017, após inauguração com a presença do sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum, foi aberto ao público o renovado Etihad Museum. O museu é localizado no subsolo do complexo administrativo de Dubai – o qual hospeda, além do escritório da autoridade máxima local, dois prédios icônicos dos Emirados Árabes Unidos: a Union House e a Guest House.

Operado pela autoridade de Cultura e Artes de Dubai, o museu se propõe a contar, por meio de fotos, vídeos, documentos e pavilhões interativos, a história por trás da unificação dos sete emirados, o que resultou no nascimento dos EAU, há 46 anos.

O local escolhido para hospedar a exposição não poderia ser outro. Foi na Union House (ou Dar Al Etihad) que em 1971 os governantes dos emirados assinaram a declaração que marcou a formação e unificação dos Emirados Árabes Unidos. Além da exposição fixa, ao longo de seus 25 mil metros quadrados, o Etihad Museum é equipado com uma biblioteca, um centro educacional, uma área para exposições temporárias e um restaurante.

A arquitetura do prédio, assinada pelos canadenses Moriyama e Teshima, retoma o episódio, com um formato que lembra um manuscrito, representando o acordo de unificação, e sete colunas que remetem às canetas utilizadas para a assinatura do documento.

Confira no vídeo abaixo um tour pelo Etihad Museum:


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.