Setur-BA se defende de críticas de Paulus: reorganização
Superintendente de Serviços Turísticos do Estado reconhece a importância das críticas do empresário, mas garante que o setor está se reorganizando na Bahia
SALVADOR – A Bahia está reorganizando seu Turismo. Grandes eventos vêm acontecendo no Estado e um trabalho sério junto aos municípios está em planejamento pelo atual secretário estadual da pasta, José Alves Peixoto Jr., que tem apenas quatro meses de cargo. Pelo menos essa é a resposta do superintendente de Serviços Turísticos da Bahia, Jorge Ávila, às queixas de Guilherme Paulus em relação à maneira que o governo estadual baiano tem tratado o setor.
Há pouco mais de uma semana, em evento da ABIH em Salvador, Paulus, na posição de presidente da GJP e presidente do Conselho Administrativo da CVC, afirmou que os impostos pagos pela população não estão sendo revertidos em melhorias significativas na infraestrutura do setor. “Da maneira que está, nós, empresários, vamos morrer como o destino está morrendo, vagarosamente”, atacou Guilherme Paulus, um dos principais nomes da iniciativa privada do Turismo brasileiro, em referência à queda recente das obras do centro de convenções baiano, entre outras questões. “A Bahia é o único Estado brasileiro que tem dez destinos fortes, mas o governo acabou com o Turismo. As prefeituras vêm trabalhando, mas o governo do Estado não.”
Representando Peixoto Jr. no Fórum Turistic Brasil, que acontece no Sheraton Bahia, em Salvador, Jorge Ávila reconheceu a importância das críticas de um empresário tão proeminente, mas defendeu o trabalho de sua secretaria. “Guilherme Paulus é merecedor de nosso respeito, mas é preciso lembrar que tivemos a realização de grandes eventos este ano, como o Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, para mais de quatro mil pessoas na Costa do Sauípe, a Convenção Nacional dos Lojistas, no Iberostar Praia do Forte, entre outros congressos importantíssimos”, apontou o superintendente, em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS.
“Porém, reconhecemos a importância do tema e não podemos negar que necessitamos alavancar o setor com urgência, principalmente após o que ocorreu com as obras do centro de convenções, e é por isso que esse tema está sendo tratado diretamente pelo governador Rui Costa por meio da Secretaria de Comunicação do Estado”, afirmou Ávila. “E o próprio governador está atraindo parceiros da iniciativa privada para resolver de vez a questão do novo centro de eventos.”
PLANEJAMENTO
Um dos principais motores estratégicos desse novo momento da Bahiatursa consiste em dialogar com os municípios das principais zonas turísticas do Estado e dar orientações sobre como o setor deve ser conduzido, segundo Jorge Ávila. “Com apoio do Sebrae e do Senac, a Bahiatursa está no início de um processo de consultoria com as 13 principais zonas turísticas, o que dá uma soma de 117 municípios, com orientações sobre linha de crédito e sobre as melhores práticas para desenvolver o setor. Uma das intenções é descentralizar o plano turístico do Estado e dar mais autonomia para que cada região tenha uma gestão forte, mas claro que eles podem contar com a Bahiatursa em termos de qualificação e regulamentação.”
Segundo Ávila, o Turismo representa 7,5% do PIB da Bahia, o que é um índice muito representativo, mas que segue com potencial para crescer. Parcerias com destinos do Exterior para fomentar o Turismo, como Catalunha e Uruguai, captação de eventos e investimento em nichos, como religioso, náutico, corporativo, de eventos, cultural, histórico e gastronômico estão entre os principais planos da Setur-BA para conseguir alcançar maior efetividade e desenvolver o setor no Estado, de acordo com o superintendente.