Brunna Castro   |   11/11/2016 10:52

Roteiro nacional cria clima zen para fugir de multidões; veja

Para quem não gosta de lidar com multidões, uma viagem com programação apertada, grupos cheios e atrações lotadas pode causar muito estresse – um cenário nada desejado para um período de descanso. Se você estiver em busca de um cli

Para quem não gosta de lidar com multidões ou lugares muito barulhentos, uma viagem com programação apertada, grupos cheios e atrações lotadas pode causar muito estresse – ou seja, um cenário nada desejado para um período de descanso.

Se você estiver em busca de um clima mais zen, destinos nacionais podem ser uma boa escolha para o roteiro. Confira a seguir algumas indicações listadas por uma reportagem do Uol.

CHAPADA DOS VEADEIROS
Divulgação

Para quem acredita em espiritualidade, a Chapada dos Veadeiros, que fica a 280 quilômetros de Brasília, é considerada um chacra cardíaco do planeta. O local, que fica em uma imensa placa de quartzo de quase dois bilhões de anos, é a mais esotérica das chapadas brasileiras. Muitos meios de hospedagem por ali pegam carona na temática das energias extraterrenas, com chalés em formato de nave espacial - como é o caso do Espaço Naves Luna Zen.

MOSTEIRO ZEN
Divulgação

O Mosteiro Zen Morro da Vargem é considerado o primeiro mosteiro budista da América Latina. Localizado em Ibiraçu, no Espírito Santo, a pouco menos de 70 quilômetros de Vitória, o espaço foi fundado no início dos anos 1970 e abriga diferentes templos para orações e meditações.

ROTAS DE PEREGRINAÇÃO
Facebook/Prefeitura de Itanhaém

O projeto Caminha São Paulo oferece uma série de trajetos para turistas que queiram realizar rotas de peregrinação nas cidades paulistas, baseadas nos percursos realizados por personagens religiosos e históricos de São Paulo. Os roteiros completos variam de 201 a 818 quilômetros, mas é possível fazer trechos mais curtos. Atualmente, são quatro opções: Passos dos Jesuítas (370 quilômetros), com base na caminhada do missionário José de Anchieta entre Peruíbe e Ubatuba; rota Franciscana do Frei Galvão (818 quilômetros), cruzando o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira; a rota dos Bandeirantes (cerca de 25 quilômetros diários, percorridos de dez a 15 dias), que engloba 12 municípios paulistas, como Atibaia, Nazaré e Piracaia; e a rota da Luz (201 quilômetros), uma caminhada até Aparecida que costuma ser feita em seis dias por estradas secundárias. Na cidade de Itanhém (foto), é possível encontrar a cama de José de Anchieta, feita nas pedras.

TEMPLOS EM COTIA
Facebook/Templo Odsal Ling

Opções de turismo zen também podem ser encontradas bem perto da capital paulista. O endereço mais conhecido é o Templo Zu Lai, em Cotia, considerado o primeiro do Monastério Fo Guang Shan da América Latina. Aos domingos, a atração disponibiliza traslados a partir da estação Liberdade do metrô, em São Paulo. Também em Cotia, o templo Odsal Ling (foto), menos popular, se dedica às práticas do budismo vajraiana, da escola Nyingma, considerada a mais antiga do Tibete.

TEMPLO BUDISTA DE FOZ DO IGUAÇU

Divulgação

Localizado em um ponto elevado da cidade, o Templo Budista de Foz do Iguaçu conta com a réplica do Buda Mi La Pu-San (um Buda sentado com sete metros de altura) e um jardim com 120 estátuas alinhadas, além de outras atrações. O local, inaugurado em 1996, é considerado um dos maiores centros de estudos de budismo da América Latina.


*Fonte: Uol

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados