Rodrigo Vieira   |   03/06/2016 13:42

Intercâmbios seguem em alta na Argentina; veja ofertas

A instabilidade da economia brasileira afeta, mas não freia o ímpeto do mercado argentino de intercâmbios e viagens culturais. A cada ano, 10% a 15% mais estudantes do Brasil procuram o país vizinho para aprender o idioma espanhol e, mais do que isso, cursar uma gradua&cc

A instabilidade da economia brasileira afeta, mas não freia o ímpeto do mercado argentino de intercâmbios e viagens culturais. A cada ano, 10% a 15% mais estudantes do Brasil procuram o país vizinho para aprender o idioma espanhol e, mais do que isso, cursar uma graduação ou qualquer outro tipo de especialização acadêmica. Nosso mercado está atrás apenas do norte-americano no que se refere à emissão de estudantes à Argentina. Os dados foram apresentados hoje (3), segundo dia de Semana Argentina 2016 em São Paulo.

Mais de 30% dos 50 mil turistas que buscam anualmente a Argentina para estudar espanhol são brasileiros, mas a proporção é ainda maior quando o propósito da viagem é cursar em uma universidade. “Somos um destino forte para graduação, pós-graduação, mestrado e outras especializações acadêmicas, e o estudante do Brasil se interessa ainda mais nesse tipo de programa educacional, pois já está familiarizado com a língua. Aí está um produto com muito espaço a ser explorado por operadores e agentes de intercâmbio no País”, aponta o presidente da Associação de Centros de Idiomas da Argentina, Marcelo Garcia.

“A venda de programas curtos, de uma a quatro semanas também está muito aquecida. São pessoas que aproveitam de suas férias no Brasil para enriquecer seus currículos e agregar educação a uma viagem de lazer. A Argentina proporciona essa facilidade de o turista deslocar de uma região completamente distinta da outra. Montanhas, praias, neve, desertos e grandes centros urbanos... Temos uma oferta excelente para programas curtos e a demanda do mercado brasileiro está altíssima”, completa.

Uma das queixas de operadores brasileiros de intercâmbio é a cobrança em dólares por parte do mercado argentino, o que faz da força do real sobre o peso uma vantagem não aproveitável. Garcia aponta que isso se dá pela força do destino no mercado norte-americano e europeu, mas que com negociação é perfeitamente possível atingir a melhor maneira de pagamento entre operadores brasileiros e fornecedores locais. “A maioria é bem flexível tem diálogo aberto para aceitar pagamento em real ou pesos, pois o brasileiro é muito bem-vindo para nós. Acontece que o dólar é mais estável do que ambas as nossas moedas. Creio que se a viagem for comprada com antecedência o dólar pode ser a melhor opção, mas se a compra for realizada pouco tempo antes do embarque, pesos ou reais podem até compensar mais.”

O estudante internacional fica em média 75,5 noites na Argentina, gastando em média US$ 54,4/dia e deixando em média US$ 4.104 no país durante toda a estada. Nosso vizinho é o segundo principal destino do mundo para aprendizado do idioma espanhol, atrás apenas da Espanha. A boa conectividade, a familiaridade entre as culturas e a aliança estratégica aplicada entre setor público e privado são os principais fatores que impulsionam a presença de estudantes brasileiros naquele mercado. As cidades argentinas mais buscadas por esse tipo de visitante são Buenos Aires, Mendoza, Córdoba e Rosário.

CÓRDOBA

Córdoba é uma das cidades mais universitárias da Argentina. Cerca de 15% de sua população é composta por estudantes, e muitos bairros de Córdoba abrigam exclusivamente jovens universitários. O Brasil é o líder de emissão de estudantes para o destino, segundo o diretor de Turismo Idiomático da cidade, Adrian Bozzoletti. “A procura por nossa oferta de programas universitários é altíssima. A documentação é facilitada, a língua não é um empecilho tão grande e a educação oferecida por nossas universidades é de primeira qualidade”, garantiu aos operadores brasileiros. “Nossa atmosfera universitária, uma mistura de estudos e festas, é um atrativo muito grande. Isso sem contar que Córdoba é autêntica, representa muito da cultura argentina.”

ROSÁRIO
Rosário é uma cidade multicultural, com diversas paisagens, além de possuir uma ótima conexão com o Brasil. Esses foram os principais argumentos de venda apresentados pela secretária de Relações Internacionais da Universidade del Centro Educativo Latinoamericano, Melina Docampo. Ilhas, praias, esportes aquáticos, parques e bibliotecas atraem jovens de todo mundo para estudar na cidade de Messi e Che Guevara. “Nossa oferta para estudo de espanhol e universitário vem ganhando cada vez mais qualidade”, garantiu Melina.

MENDOZA
Gastronomia e vinho são os maiores atrativos de Mendoza para o Turismo de lazer, e esses itens também são indispensáveis para o jovem estudante escolher o destino. “Temos programas que unem o estudo de idiomas a cursos de gastronomia e relacionados à bebida”, afirmou o responsável de Relações com Mercado de Mendoza, Rodrigo Lemos. “Nossa atmosfera tem tudo a ver com esses produtos, então não há como fugir disso, mas de quebra temos sete universidades preparadas para atender o turista estrangeiro, além de uma geografia fascinante. Ficamos no pé da Cordilheira dos Andes e muito próximos ao Chile.”

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