Uma boa parcela dos países tem passado por alguns eventos que acabam interferindo na paz do local. O Índice Global da Paz de 2016 mostra que somente 10 nações estão livres de qualquer tipo de conflito.
O Brasil aparece apenas na 105ª posição, atrás dos Estados Unidos (104º) e da Argentina, que é o sul-americano mais bem colocado no ranking, em 67º. Com predominância europeia, veja abaixo quais são os 10 destinos mais pacíficos do mundo.
1- ISLÂNDIA
Desde 2007 - quando o ranking começou a ser divulgado - a Islândia aparece em primeiro lugar como a nação mais pacífica do mundo. Sua natureza é o principal atrativo. Um dos locais mais visitados é a Lagoa Azul, fonte de água termal de cor única. Para conhecer um pouco mais a história e cultura, vale também uma visita ao Museu Nacional da Islândia.
2- DINAMARCA
A Dinamarca é quase sempre presença garantida em pesquisas de felicidade, bem-estar da população e agora como país pacífico. A capital Copenhague é recheada de atrações turísticas para quem a visita. O parque de diversão Jardins de Tivoli, a estátua da Pequena Sereia e o Castelo Rosenborg estão entre os principais pontos a serem conferidos.
3- ÁUSTRIA
Dentro do grupo de nações que não estão em nenhum tipo de conflito, a Áustria tem muito a oferecer para seus visitantes. A capital Viena é conhecida por seus doces e também por ser cortada pelo rio Danúbio. Sua arquitetura rica, cheia de palácios é um dos diferenciais. O vilarejo de Hallstatt
(foto) e o Palácio de Schönbrunn estão entre os locais mais visitados do país.
4- NOVA ZELÂNDIA
Recheado de belezas naturais, a Nova Zelândia tem de tudo um pouco para oferecer aos visitantes. Conhecida mundialmente pela prática dos esportes radiciais, no país também é possível relaxar nas praias e nos parques. Para os que visitam qualquer região, muito contato com a natureza está garantido. O Fiordland National Park é uma das atrações recomendáveis. Já no lago Wanaka é possível esquiar, andar de bicicleta e até escalar as montanhas.
5- PORTUGAL
O nosso país irmão reúne desde locais históricos, como museus, até destinos paradisíacos que deixam todos de queixo caído. A região de Algarve é uma dessas que possui uma beleza natural surpreendente. A cidade de Faro, próxima de Algarve, também encanta com suas praias de águas azuis.
6- REPÚBLICA TCHECA
A capital Praga se tornou "queridinha" de muitos viajantes que passam pelo leste europeu. Conhecida como “a cidade das cem cúpulas”, seu patrimônio arquitetônico é um dos principais motivos pela fama do destino. A ponte Carlos e a Praça da Cidade Velha estão entre os locais mais visitados.
7- SUÍÇA
Um belo contraste entre natureza, modernidade e arquitetura pode ser encontrado em quase todas as cidades suíças. Famosa pelos chocolates e relógios, na capital Berna é possível encontrar as famosas marcas de doce. Os Alpes Suíços e o Castelo de Chillon também estão entre os pontos turísticos mais adorados.
8- CANADÁ
Único das Américas entre os dez mais, o Canadá é mais um daqueles países cosmopolitas que atraem milhares de turistas todos os anos. As cidades de Quebec, Vancouver, Toronto e Montreal, as Cataratas do Niágara, o Stanley Park e a Torre CN estão entre os pontos turísticos de maior renome.
9- JAPÃO
Primeiro asiático da lista, o Japão está pela primeira vez no top 10. Repleto de templos e, mesmo com a correria das grandes cidades, há quem diga que o país é um daqueles que exalam paz. Para os visitantes, o Santurário de Fushimi Inari, o passeio de charrete pela Ebisuya e o Museu Memorial da Paz de Hiroshima estão entre os "
must see".
10- ESLOVÊNIA
Próxima à Áustria e Hungria, a Eslovênia é turisticamente não muito conhecida do brasileiro. No entanto, sua beleza natural é de encantar e deixar qualquer um sem palavras. O lago Bled e a Caverna de Postojna são alguns dos locais mais visitados do país.
*Fonte: Forbes