Rodrigo Vieira   |   02/06/2016 11:32

A força do bem-estar: 9 tendências na Europa

A conferência anual de líderes internacionais da indústria do bem-estar lançou hoje uma lista das principais tendências no futuro do setor na Europa. Turismo, spas, resorts, hotéis, bem-estar, atividades físicas e tecnologia estão entre os principais itens da previsão do que será da Europa nos próx



A conferência anual de líderes internacionais da indústria do bem-estar lançou hoje uma lista das principais tendências no futuro do setor na Europa. Turismo, spas, resorts, hotéis, bem-estar, atividades físicas e tecnologia estão entre os principais itens da previsão do que será da Europa nos próximos anos nesse sentido. A lista foi lançada mirando o Global Wellness Summit, que acontecerá na Áustria em outubro deste ano.

Confira abaixo as tendências apontadas pelos especialistas:

1) A explosão do bem-estar
O Turismo continuará a ter um impacto econômico fortíssimo na Europa, e as viagens de bem-estar crescerão ainda mais. O setor deve aumentar 2,8% por ano no continente na próxima década, ultrapassando o 1,9% de crescimento da economia. Esse será o maior vetor de crescimento europeu, batendo de frente com o setor financeiro. Como a Europa avança rapidamente seu setor de serviço, o Turismo se beneficia e passa a ter um valor maior do que setores como agricultura, manufaturados e químicos, e vai representar aproximadamente 60% do varejo no continente.

Com uma vida cada vez mais estressante e o pedido cada vez maior das pessoas por atividades para relaxar, o Turismo de bem-estar vai crescer significantemente mais rápido do que o Turismo geral. Por exemplo, o Instituto Global Wellness registra que haverá um crescimento médio anual de 7,3% entre 2012-2017. O mercado de bem-estar está muito maduro no Norte e no centro da Europa, portanto crescerá ainda mais rápido em países como Itália, Espanha, Portugal, etc., e será responsável por um desenvolvimento enorme.

2) Europa recebe investimentos
Países da Europa, especialmente na região de Alemanha, Áustria e Suíça, praticamente inventaram o conceito holístico de bem-estar, que vai além do spa para incluir nutrição, fitness, medicina e conexão com a natureza. O continente ficou por um bom tempo estagnado, sem muitas inovações no setor, apenas conduzindo com maestria seu excelente produto, mas na última década eles estão finalmente trazendo inovação. A Europa deve e vai focar no European Wellness 2.0, o que deve trazer novos conceitos de tratamento e spas. Investimentos públicos e privados devem agitar o setor na Europa.

3) Combate à obesidade
Mais da metade dos adultos europeus estão acima do peso e a obesidade vem triplicando em muitos países do continente desde a década de 1980. A situação chegou a ponto de nações europeias estudarem impostos por comidas e bebidas não saudáveis. Em março, o Reino Unido se juntou a países escandinavos, França e Hungria para taxar bebidas açucaradas de latas.

Brigando contra a nova legislação, a indústria alimentícia europeia garante que vai reduzir a quantidade de açúcar em seus produtos, além de remodelar os conceitos de “saudável” e de “bem-estar” na embalagem. Muita coisa deve ser noticiada num futuro próximo.



4) Natureza e nada mais

O consumidor global está encarando um stress sem precedentes com essa vida conectada e barulhenta 24 horas por dia, sete dias por semana. As pessoas estão radicalmente pressionadas e procurando opções de bem-estar, e isso cria novas demandas: isolamento completo da vida moderna, paz, quietude e aproximação com as forças da natureza. Os spas e resorts europeus vão gradualmente trocar seus perfis exóticos e cheio de amenidades para coisas mais simples, ligadas às poderosas forças da natureza.



5) Spa 2.0, os mini-tratamentos

Tratamentos longos, acima de dez dias, sempre tiveram grande espaço na Europa, mas agora eles estão dando lugar a mini-spas, tratamentos de curta duração. Esses pacotes menores, que podem chegar a ter duas ou três horas de banho, spa, tratamentos, alimentação, movimento e relaxamento e meditação, serão tendências.

6) Leste europeu
Os especialistas e fãs de spas e bem-estar estão de olho no extremo leste da Europa, do Báltico ao Mares Negros, percorrendo até o Mar Cáspio asiático. Essa região deve superar as expectativas de desenvolvimento de resorts. As nações que compunham as repúblicas soviéticas estão recuperando suas identidades, a exemplo das marcas de bem-estar reconhecidas internacionalmente. A região não conta apenas com uma cultura incrível e tradicional de spas e banhos, mas também conta com um serviço que é referência no setor. Seus recursos naturais também são reforços incríveis.

7) Propriedades termais no Leste Europeu

A primeira rede de hotéis de propriedades termais do leste europeu, que irá da Polônia até a Moldova, terá fantásticos tratamentos integrando medicina e bem-estar, e deve explorar a natureza abundante de países como República Tcheca, Hungria, Eslovênia e Eslováquia.

Companhias privadas trabalharão perto de departamentos de Turismo estatais para criar destinos seguros com risco reduzido de terrorismo, e uma vez desenvolvida, essa rede de propriedades vai provavelmente se tornar líder em “bem-estar de águas termais”.



8) O bem-estar é a nova beleza

O foco da indústria da beleza na Europa há muito tempo vem sendo os cosméticos, mas uma megatendência foge um pouco desses produtos de aparência. O bem-estar se tornou a nova beleza, ou “a beleza vem de dentro”. Isso afeta dramaticamente a filosofia de beleza conhecida hoje, e vai afetar estratégias de marketing e monopólios de venda na indústria de cosméticos. O mercado europeu de bem-estar vai inspirar novas categorias, como a prevenção em vez de remediar com uma maquiagem ou outro produto.



9) Tecnologia

A tecnologia relacionada à medicina e a procedimentos de beleza é um mercado em alta nas Américas e na Ásia e se absolutamente se tornará forte na Europa. A oferta de hotéis e spas europeus está aumentando muito e sofisticadamente. Os tratamentos de resultado imediatos usando todo tipo de tecnologia, que passa por computadores de análise do seu tipo e condição de pele, seguida por um peeling ou outros tratamentos, são tendências fortíssimas. Em spas, o conceito holístico não significará a adição de iôga, meditação, massagem e nutrição, mas sim alta tecnologia e menus touch.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados