Renê Castro   |   25/04/2016 16:22

Canadá projeta crescimento excepcional para Brasil

Uma pesquisa divulgada durante a edição 2016 do Rendez Vous Canada mostrou um panorama incrivelmente animador para o mercado brasileiro.


Renê Castro
Emmanuelle Legault, vice-presidente internacional do Destination Canada, e Sheila Nassar, diretora da Vertebratta, representante do destino no Brasil


MONTREAL - Uma pesquisa divulgada durante a edição 2016 do Rendez Vous Canada mostrou um panorama fora de qualquer prognóstico para o mercado brasileiro. Segundo o Destination Canada, principal órgão de promoção do país, o Brasil tem a possibilidade de enviar quatro milhões de turistas ao Canadá em 2020. Isso mesmo. O número é ousado e exige não só esforço de vendas, como também uma série de outras ações por parte do governo local e da iniciativa privada.

A diretora da Vertebratta, Sheila Nassar, é a representante do Destination Canada no Brasil e traz ainda a informação de que 1,2 milhão de brasileiros têm a intenção de visitar o Canadá até 2018. A abertura de mercado anima a dirigente, mesmo em um ano complicado como 2016.

"O diagnóstico é difícil este ano, por conta de tudo o que está se passando no Brasil. A flutuação do dólar está sendo muito nociva neste momento. De qualquer forma, estamos empolgados com o restante do ano e carregamos a meta mínima de crescer 7,5%. Em paralelo, vamos mudar a nossa estratégia para alcançar os millennials, que foram muito citados na pesquisa. Da nossa parte, o desafio está em como alcançar esses jovens, o futuro grande público para nós. Eles não consomem a mídia tradicional e apenas flutuam pelas redes sociais, portanto teremos de inovar sempre. Não há espaço para repetir fórmulas do passado", ressaltou Sheila.

NÚMERO POSSÍVEL?
Vale ressaltar que, no ano passado, o Canadá recebeu 112 mil brasileiros, um crescimento de 13,1%, se comparado com 2014. O número representou uma entrada de 232 milhões de dólares canadenses na economia local, gerando um gasto médio de 2.071 dólares canadenses por brasileiro. Para chegar aos quatro milhões em 2020, apenas se houver uma combinação de resultados extraordinários e ações certeiras. Não há margem de erro e muito espaço para inspiração, por isso o desafio é encarado apenas como uma "possibilidade". "Vamos correr atrás, mas sabemos que não será nada fácil. Há uma série de coisas que precisam dar certo no Brasil e no Canadá, ou seja, trabalho não falta", completou a dirigente.

VISTO PARA BRASILEIROS
Do lado canadense, a prioridade está em melhorar cada vez mais a infraestrutura do país para receber visitantes, ampliar as campanhas em mercados estratégicos, reduzir tarifas de deslocamento, mostrar que o destino é cool (legal), e não cold (frio), e o mais importante: desburocratizar o processo de emissão de visto.

A implementação da Autorização Eletrônica de Viagens (ETA, na sigla em inglês) para alguns países (incluindo o Brasil), prometida para março deste ano, não ocorreu e segue sem previsão. Ao ser questionado pelo Portal PANROTAS sobre o tema, o CEO da Destination Canada, David Goldstein, foi breve na argumentação.

"É um processo que não cabe apenas ao Destination Canada, e sim ao governo canadense. Não tenho uma data para informar, mas acredito que esteja tudo pronto em 2017", afirmou ele.

O Portal PANROTAS viaja a convite do Destination Canada

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