Fernanda Cordeiro   |   24/03/2016 09:58

Lista: 12 navios naufragados que são possíveis de visitar

Desde o irmão do Titanic até navios que trabalharam na Primeira e Segunda Guerra Mundia


Quando acontece uma naufrágio é uma verdadeira tragédia, mas depois de algum tempo e quando não há vítimas, os restos dos navio acabam se tornando uma espécie de atração turística. Dados indicam que existem cerca de três milhões de embarcações espalhadas no oceano de todo mundo. Até mesmo a Unesco registra alguns naufrágios historicamente significativos como Patrimônio Cultural Subaquático.

World Discoverer - Ilhas Salomão
Em abril de 2000, o World Discoverer (foto principal), encalhou em uma superfície de corais não mapeadas em Sandly nas Ilhas Salomão. As esquipes de salvamento em terra foram avisadas e todos os passageiros se salvaram. Após o desembarque dos viajantes o capitão ainda andou com o navio até a Roderick Bay, local em que o World Discoverer permanece até hoje.

Mediterranean Sky - Grécia

Construído em 1953, o Mediterranean fez sua última viagem em agosto de 1996 em direção a Patras na Grécia. Os problemas financeiros dos donos no navio fez com que ele fosse abandonado na ilha grega. A deriva por seis anos, em 2002 a embarcação começou a afundar, com isso os responsáveis decidiram atracar o navio nas águas mais rasas de Elevsis Bay.

SS America - Ilhas Canárias

Construído em 1940 este navio teve um longa carreira e foi usado para os mais diversos fins. Em janeiro 1994, o SS America estava sendo rebocado no oceano quando uma forte tempestade causou o rompimento dos cabos do navio, deixando ele encalhado em um banco de areia. Um dia após o acontecimento, uma onda quebrou o navio em dois e os donos decidiram deixá-lo no local. A foto acima é de 2004 e em 2007 toda a estrutura do navio se deteriorou e foi para o fundo do mar. Atualmente só é possível ver a embarcação em dias de maré baixa ou com mergulhos.

Dimitrios - Grécia

Esse pequeno navio de carga foi construído em 1950 e encalhou na praia de Valtaki em dezembro de 1981. Entre as teorias que falam sobre sua origem, dizem que a embarcação era usada para contrabando de cigarros entre a Itália e a Turquia. Quando foi descoberto pelas autoridades portuárias, o navio teria sido abandonado e incendiado para não deixar pistas.

HMHS Britannic - Grécia

Conhecido como o segundo irmão do Titanic, o Britannic foi construído para ser um dos maiores navios de cruzeiros de mundo. No entanto, a embarcação foi solicitada pela guarda real britânica para servir como navio hospital no período da Segunda Guerra. Em novembro de 1916 enquanto passava entre as ilhas de Kea e Makronisos, o navio foi bombardeado e começou a naufragar. O socorro veio rápido e todos conseguiram se salvar. Em 1975, os destroços da embarcação foram encontrado e ele está localizados nas coordenadas 37° 42'' 05" N 24° 17'' 02", a apenas 120 metros da superfície.

BOS 400 - África do Sul

Desde junho de 1994 está embarcação de origem francesa está encalhada em Maori Bay, na África do Sul. O naufrágio aconteceu quando foram tentar rebocar, o navio guindaste, mas devido ao seu peso e a tempestade que acontecia na hora, as cordas do outro navio arrebentaram e a tripulação foi resgatada do navio de helicóptero.

La Famille Expresso - Turks e Caicos

Construído em 1952 na Polônia, este navio serviu por muitos anos a Marinha Soviética, até ser vendido em 1999. A embarcação ficou em operação até 2004, quando naufragou no mar da ilha de Turks e Caicos. As circunstâncias do naufrágio nunca ficaram claras, mas acredita-se que o furação Frances tenha sido um dos responsáveis.

HMAS Protector - Austrália

Este é um dos mais simbólicos e conhecidos navios que naufragaram no mundo. Em 1884, o HMAS Protector foi comprado para defender a Austrália do Sul de possíveis ataques. A embarcação também serviu ao país durante a Primeira e a Segunda Guerra. Um colisão acabou deixando o navio extremamente danificado e foi abandonado em Heron Island.

Evangelia - Romênia

Lançado em 1942, este navio mercante foi construído pelo mesmo estaleiro do Titanic. Em 1968, em uma noite de muito nevoeiro, o navio aterrou ao chegar perto da costa de Costinesti na Romênia. No entanto, há quem diga que o acidente foi uma fraude apenas para o dono da embarcação receber o valor do seguro, já que o tempo no local estava estável e todos os equipamentos funcionavam normalmente.

SS Maheno - Austrália

O SS Maheno foi um dos primeiros navios com turbina a vapor a ser construído em 1905. Na Primeira Guerra a embarcação serviu como navio hospital na Europa. Depois disso, foi vendido ao Japão e ficou perdido na história até seus restos serem encontrados na Fraser Island na Austrália.

Santa Maria - Cabo Verde

O MS Santa Maria foi um cargueiro espanhol que serviu para o governo de Francisco Franco. Em setembro de 1968, quando estava fazendo uma rota que teria como destino o Brasil e a Argentina, a embarcação encalhou na praia de Atalanta em Cabo Verde.

MV Captayannis - Escócia

Naufragado desde 1974, no rio Clyce na Escócia, o Captayannis costumava ser um navio cargueiro. O naufrágio aconteceu depois que a embarcação colidiu com um petroleiro durante um vendaval. A embarcação petroleira não sofreu nenhum dano, enquanto o Captayannis foi afundando. Hoje em dia o navio é o lar da fauna marina e de algumas aves.


*Fonte: http://nomadesdigitais.com/12-famosos-navios-naufragados-que-voce-ainda-pode-visitar/

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados