Fernanda Cordeiro   |   17/03/2016 18:02

Lago surge misteriosamente no deserto do Saara

Com 18 metros de profundidade o local está sendo chamado de Praia de Gafsa

Um lago no meio de um deserto só pode ser uma miragem, não é mesmo? Não na Tunísia. Um lago surgiu de repente no meio do deserto do Saara, em um vale onde antes só existia areia, rochas e cascalho.

O lago ocupa um espaço de um hectare e possui uma profundidade de cerca de 18 metros. Desde que foi descoberto por pastores que passavam, o local se tornou uma área de lazer e há até quem os chame de Praia de Gafsa.

Os geólogos acreditam que a formação do lago se deu por meio de algum abalo sísmico que aconteceu no local e provavelmente abriu uma brecha no leito rochoso. Quando o lago surgiu, a água era transparente e com o tempo e proliferação de algas foi ficando esverdeada. O que significa que não há água, se a brecha para a criação do lago existiu, já foi fechada.

Outra preocupação dos cientistas tem relação com o fato de Gafsa ser um centro de mineração de folsfato. Um mineral que aparece normalmente em depósitos radioativos. O que poderia contaminar a água com radiatividade.

As autoridades da cidade avisaram que nadar no lago pode ser perigoso, mas os moradores do local não parecem conseguir resistir a uma banho refrescante em pleno Saara. A “praia de Gafsa” se tornou tão popular que até uma página no Facebook foi criada para o destino.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados