Fernanda Cordeiro   |   19/02/2016 10:27

Saiba onde foram gravados os filmes do Oscar 2016

Desde deserto até prédios da Nasa

A premiação mais importante do cinema acontece no próximo dia 26, mas meses antes de concorrerem à famosa estatueta dourada, atores, diretores e roteiristas se espalharam em vários cantos do mundo para gravar os filmes. Confira alguns desses destinos e reedite histórias que ficarão marcadas no imaginário dos amantes do cinema.

O Regresso - Argentina, Canadá e Estados Unidos

O filme que pode render o prêmio de melhor ator a Leonardo Di Caprio demorou um ano para ser gravado. Isso porque uma das condições impostas pelo diretor Alejandro Iñárritu era que o filme fosse gravado apenas com a luz do dia, o que, por conta das locações em lugares remotos, como a Terra do Fogo (foto principal), capital de Ushuaia, fazia com que a equipe tivesse apenas uma hora e meia por dia para gravar.

Grande destaque da edição 2016 do Oscar, com 12 indicações, as gravações do filme aconteceram em vários locais. A Kootenai Fall, na cidadela de Libby, no Estado norte-americano de Montana, também em uma das cenas do longa. No Canadá, um dos locais usados como locação foi a Fortress Mountain, em Alberta. Na região, aliás, a equipe do filme chegou a usar explosivos, causando uma avalanche real.

Spotlight - Toronto e Boston


A cidade de Toronto tem a estranha habilidade de se passar por várias cidades no cinema. Em Spotlight, a cidade canadense se transforma na americana Boston, palco principal da trama. O Parque Franklin, usado como locação, é um dos maiores tesouros verdes da cidade e sempre vale a pena a visita.

Perdido em Marte - Budapeste, Jordânia e Estados Unidos

Uma das principais locações do longa foi o “Vale da Lua”, na Jordânia. Com a impossibilidade de mandar uma equipe e atores para o planeta vermelho, o desafio era encontrar um local que simulasse Marte. A região sul do deserto possui diversas formações rochosas de granito. A sala de controle da Nasa, no Texas, também faz uma aparição no filme.

A Ponte dos Espiões – Potsdam e Berlim, na Alemanha

Antes muito conhecida apenas em Berlim, a Ponte de Glienicke agora é famosa no mundo inteiro, por conta do filme estrelado por Tom Hanks. O local era cenário de troca de informações entre espiões na Guerra Fria. Com vista para Potsdam, a ponte é um dos pontos turísticos mais belos do país.

A Grande Aposta - Nova Orleans, Luisiana e Nova York

Lucro é o que move todas as transações financeiras do mundo. Só que algumas podem dar certo e outras não. O longa A Grande Aposta gira em torno da crise econômica de 2012 e, como não poderia deixar de ser, a história acontece em Wall Street, famoso distrito financeiro norte-americano. O bairro de Argiers, em Nova Orleans, com suas casas em estilo colonial, também foi local de gravação.

Brooklyn - Enniscorthy, Nova York


Enniscorthy, localizada na região de Wexford, é uma das cidades mais antigas da Irlanda. No longa, a cidade litorânea representa a Ilha Esmeralda. Já em Nova York, a colorida Coney Island também ganha espaço no filme.

Mad Max: Estrada da Fúria - Deserto da Namíbia e Nova Gales do Sul, na Austrália


Um filme que se passa em uma tarde. Assim é Mad Max. Com muita ação, o longa foi gravado no deserto da Namíbia. Este pedaço de terra, com formas diferentes e coloração única se estende por milhares de quilômetros quadrados até o centro do país.

A Garota Dinamarquesa - Noruega, Alemanha, Reino Unido, Bélgica e Dinamarca


Para contar a história de Lili Elbe, diversas cidades europeias foram usadas como locação. A jovem é conhecida por ter sido a primeira mulher a fazer a cirurgia de mudança de sexo no mundo. Talvez um dos lugares mais emblemáticos de todo o filme seja Nyhavn, um canal com casas de fachadas coloridas e atmosfera animada em Copenhague, na Dinamarca.

Creed - Filadélfia, Estados Unidos
Foto: reprodução Getty Images/iStockphoto

Exatos 40 anos depois de Rocky Balboa dar as caras pela primeira vez nas telonas, o ator Sylvester Stallone volta a interpretar o personagem. Assim como nos antigos Rockys, Filadélfia, nos Estados Unidos, é a cidade-base do filme. As cenas do interior de uma academia de boxe foram gravadas na Must Fight Boxing Club, em Chester, também na Pensilvânia.

Os Oito Odiados - Colorado, Estados Unidos

Foto: reprodução Telluridelodging.com

Escrito e dirigido por Quentin Tarantino, o longa foi inteiramente gravado no Colorado. As montanhas e a estação de esqui de Telluride também fizeram parte do roteiro de gravação. Um set de filmagens foi construído no Estado e o Schmid Ranch também foi usado como local de gravação, para imagens externas.

50 Tons de Cinza
- Canada e Estados Unidos
Foto: reprodução Parkeasier.com

Baseado no livro homônimo de E.L.James, o longa concorre ao Oscar de Melhor Canção Original. A cidade de Seatle, nos Estados Unidos, aparece, sim, no filme, mas apenas com imagens áreas. A maioria das gravações, porém, aconteceram em Vancouver, no Canadá. A Casa Mia no filme é usada como se fosse a mansão do personagem Christian Grey.


007 Contra Spectre - México, Itália, Reino Unido, Marrocos e Áustria
Foto: reprodução Soloitalia.no

A última interpretação de Daniel Craig no papel do agente secreto James Bond rendeu novamente ao longa a concorrência ao Oscar, desta vez como Melhor Canção Original. Diversos locais serviram de locação para o longa, como o Coliseu, em Roma, e a cidade de Tangier, no Marrocos. Em Londres, o Rule’s Restaurant, no Convent Garden, também faz uma aparição no filme.

O Lobo do Deserto - Jordânia e Arábia Saudita Foto: reprodução Packyourbags.com.br

Indicado ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro na 88ª edição do Oscar, O Lobo do Deserto representa a Jordânia na premiação. O longa foi produzido tanto no deserto da Jordânia, quanto nos desertos de Hijaz (hoje Arábia Saudita).

Star Wars: O Despertar da Força - Abu Dhabi

O sétimo filme da série criada por George Lucas concorre a cinco estatuetas douradas no Oscar 2016. No entanto, quatro são de categorias técnicas e uma de Melhor Canção Original. Um dos locais usados como cenário no filme foi o deserto de Rub’ al Khali, em Abu Dhabi.
Para conhecer outros destinos que já foram locações da saga Star Wars, clique aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados