Fernanda Cordeiro   |   20/01/2016 09:49

Eventos celebram aniversário de Carlos IV na República Tcheca

Em 2016 o antigo imperador comemoraria 700 anos

O antigo imperador tcheco Carlos IV comemoraria 700 anos em 2016. Tido para muitos tchecos como o “pai da pátria” e sabendo da importância da figura de Carlos IV na história do país, o governo da República Tcheca está organizando uma série de eventos como forma de celebrar o legado do imperador.

As festividades começam em Praga, provável cidade natal do governante. A Casa do Sino de Pedra - U Kamenného Zvonu -, na praça da Cidade Velha. A partir de 29 de novembro o local abrigará uma exposição chamada “Das terras tchecas ao fim do mundo” e vai retratar a adoração que o imperador tinha por viagens. O monarca era Imperador do Sacro Império Romano e morou na França e na Itália, antes de Praga, cidades que anos depois transformou em capital do império.

Foto: Dhípa Dás / www.PhotoPrague.net

O imperador é responsável pelo início da construção da Catedral São Vito e pela Cidade Nova. A Ponte Carlos, começou a ser construída em 1357 a pedido de Carlos IV e até hoje é a única maneira de atravessar o rio Moldava. A Casa do Anel de Ouro -U Zlatého prstenu- é o local escolhido para sediar uma exposição que mostrará um pouco da vida pessoal do monarca e de sua família os Luxemburgos. E no Castelo de Praga, entre os dias 14 e 25 de setembro haverá outra exposição chamada “O pai da nação” que contará detalhes do reinado de Carlos IV.

A cidade termal de Karlovy Vary também será palco de comemorações. A história diz que o pai de Carlos, João de Luxemburgo encontrou as fontes de águas termais e decidiu fundar uma espécie de spa no local. Em maio, começa uma série de festividades, a primeira delas será um desfile. Já em junho, época em que os tchecos comemoram o carnaval. O tema deste ano será o reinado de Carlos IV.

Durante seu período como monarca do Sacro Império Romano, Carlos IV construiu vários castelos e eles são uma espécie de marca do seu governo. Conhecer as construções é saber um pouco mais sobre a história de Carlos IV. Um dos mais famosos é o Karlštejn. A fortaleza teria como missão proteger as joias reais, relíquias e joias da coração do Império, e no local esses objetos ficaram guardados por quase de 200 anos. O castelo ficará aberto todo os dias, o ano inteiro para visitantes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fernanda Cordeiro

Fernanda Cordeiro tem 823 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS