Rodrigo Vieira   |   26/01/2016 15:42

Com Embratur, Estados reativarão Rota das Emoções

As autoridades do Turismo voltam a olhar mais de perto para a Rota das Emoções, que envolve 14 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará. Os governadores dos três Estados assinaram hoje, em São Luís, o contrato de rateio para a reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), criada

As autoridades do Turismo voltam a olhar mais de perto para a Rota das Emoções, que envolve 14 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará. Os governadores dos três Estados assinaram hoje, em São Luís, o contrato de rateio para a reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), criada para desenvolver o turismo da rota famosa pela passagem nos Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara. A Embratur, que também participa do projeto, propõe incentivar operadores e empresários do turismo a investir na Rota das Emoções.

A assinatura do contrato, segundo a Setur do Maranhão, inicia as ações para a efetiva retomada do desenvolvimento do roteiro que abrange paisagens naturais. “A atuação da ADRS compreende a promoção e o apoio a comercialização de produtos turísticos, a qualificação da mão de obra do setor, e o fortalecimento entre os municípios integrantes”, afirmou a subsecretária de Turismo do Estado, Delma Andrade.

De acordo com a Embratur, haverá um esforço conjunto durante a ITB Berlim, que será realizada em março. A ideia, proposta pelo presidente do instituto, Vinícius Lummertz, foi aprovada pelos governadores e pelo secretário executivo do Ministério de Turismo, Alberto Alves.

Lummertz também sugeriu a realização de roadshows para apresentar a Rota das Emoções tanto pelo país quanto no Exterior. Ele também indicou apoio no esforço de divulgação e de utilização de ferramentas digitais para alavancar o roteiro, estratégia amplamente utilizada pelo Instituto para alcançar turistas em todo o mundo. “Esse é um produto que pode fidelizar ainda mais turistas e o Nordeste tem grande potencial de atração dos visitantes estrangeiros que procuram sol, praia, natureza, ecoturismo e aventura”, avaliou.

“Estamos próximos do restabelecimento da agência, que representa a vontade de desenvolver o roteiro, reconhecido pelo Ministério do Turismo como um dos melhores do Brasil. Será a oportunidade de realizar investimentos conjuntos e tornar cada vez mais forte o turismo na região”, ressaltou Delma Andrade.

SOBRE A ROTA
A Rota das Emoções integra 14 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará, envolvendo praia, ecoturismo e aventura. Por meio dela, é possível vivenciar a cultura e culinária do Nordeste, além de visitar paraísos naturais, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e a Praia de Jericoacoara (CE). Esses locais são ideais para a prática do windsurfe e aventura em veículos 4x4. O roteiro é resultado do Projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, implementado pelo Sebrae e pelo Ministério do Turismo. 
 
“A Rota das Emoções, que reúne três importantes estados da região, tem tudo para ser um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Este momento marca a retomada das ações conjuntas dos governos para desenvolver esta importante região para o turismo nacional”, disse o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.