Luiza Gil   |   30/10/2015 09:27

Guia: como planejar sua primeira viagem para a China

Guia com cinco passos para facilitar a organização da primeira viagem para a China

A China chama a atenção por vários fatores. Cultura e costumes únicos, paisagens exóticas, gastronomia, idioma... É fácil encontrar alguém que sonha em conhecer o país. Mas, ao mesmo tempo em que tudo é sedutor por ser inovador, também causa um choque na hora de programar a viagem. Se esse é o seu caso, fique ligado nesses cinco passos para organizar o roteiro na sua primeira vez em solo chinês e tenha uma das experiências mais emocionantes da sua vida.

1. Pegue leve
Mais do que outros destinos, a China realmente é um turbilhão de mudanças. Cheiros, comida, idioma, sons, costumes, clima, fuso horário, enfim, tudo é muito diferente e novo, portanto há o lado positivo, de conhecer outra cultura, e o negativo, em relação ao desgaste. Por isso, nesse primeiro contato com o país, a recomendação é não exagerar na animação no itinerário, traçando um roteiro simples, com locais de fácil acesso.

2. Aonde ir
Tudo bem, você vai traçar um roteiro leve. Mas o que não pode faltar? Provavelmente, você tentará enfiar todas as atrações chinesas para não perder nada, mas no fundo sabe que não vai dar. Conheça alguns dos principais locais turísticos e selecione os que mais te chamarem atenção para montar a viagem.

Se a ideia é ir a apenas uma cidade, Pequim é o lugar. Além de história e cultura, é lá que a Grande Muralha, a Cidade Proibida, a Praça Tian´anmen, o Templo do Céu e o Palácio de Verão se encontram. Já em Xi´an, você descobrirá a nação onde a China realmente começou, por isso é perfeito para experimentar como as dinastias viviam e aproveitar para ver o famoso Exército de Terracota. E, claro, Xangai. A maior cidade do país não tem tantas atrações, por isso um dia resolve. Contemple a arquitetura colonial e retorne/vá ao aeroporto de Maglev (trem-bala).

Entre outras cidades famosas, Hong Kong supera Xangai com a gastronomia, praias, morros e história moderna. Já para paisagens deslumbrantes, Guilin deve estar no pacote, contando com o Rio Li, e Longsheng, com os terraços de arroz. Os pandas, atração principal, podem ser vistos em Chengdu, além de oferecer uma experiência culinária picante.

As Montanhas Huangshan (Yellow), com suas rochas em curiosas formas e pinheiros retorcidos são o cenário das lendas chinesas. Se você não se importa em realizar caminhadas, com certeza será o ponto alto da viagem, tanto pela paisagem quanto pelo pôr do sol.

3. Cuidados necessários
Evite os principais feriados chineses – a menos que queria participar das celebrações – já que o transporte e o Turismo ficam bem mais cheios e caros. O Ano Novo Chinês costuma acontecer no mês de fevereiro, a Semana do Trabalho em maio e o Dia Nacional em outubro. Para saber com precisão, acesse aqui. Outro cuidado é com as estações do ano. Dependendo da época, você encontrará sol, clima ameno ou neve. Por isso, não esqueça de verificar a previsão e preparar sua bagagem com roupas adequadas.

4. O tipo de viagem
Caso você queria viajar sozinho, é bom saber que será uma aventura – o que não é nada ruim. Entretanto, paciência, iniciativa, organização e flexibilidade, além de bom planejamento de orçamento serão indispensáveis. Mas não desanime: as dificuldades são parte de uma experiência impagável. Contratando um pacote turístico, a vida será mais fácil e segura, já que houve um grande planejamento, garantindo segurança. A desvantagem é que os tours costumam ser mais superficiais, correndo de um ponto ao outro. Se a proposta é mergulhar de cabeça na cultura chinesa, excursões privadas são perfeitas. Só que, para ter conforto, é preciso desembolsar uma boa quantia. Portanto, fica a gosto do viajante. É possível realizar qualquer tipo de viagem, depende (e você deve levar muito em conta) da proposta e do orçamento.

5. Itens importantes
É sempre bom lembrar: não deixe a regularização dos documentos para a última hora. Aliás, certifique-se que está tudo certo antes de realizar reservas de voos, hospedagem, compra de tours, entre outros. Também dê atenção especial aos medicamentos que talvez você precise levar e planeje a quantidade de dinheiro. Para ter certeza que não esquecerá algo importante, confirme tudo nesta checklist.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados