Hugo Okada   |   29/10/2015 11:18

Guanajuato é o sexto destino mais visitado no México

GUANAJUATO (MÉXICO) - Por uma dessas coincidências que não sabemos explicar, justamente durante a minha visita ao Estado de Guanajuato, o destino foi eleito sexto mais visitado do México pela Secretária de Turismo Federal. E deve continuar subindo no ranking

GUANAJUATO (MÉXICO) - Sexto destino mais visitado do México, Guanajuato tem tudo para crescer e tornar-se uma região de destaque no México, com forte apelo para o mercado internacional. Aliás, se isto depender dos esforços e investimentos de sua secretaria de Turismo, será uma batalha ganha.
As características da cidade também ajudam. Isso porque Guanajuato, assim como San Miguel de Allende, é incrivelmente conservada. São 2,8 mil edifícios catalogados como patrimônio da humanidade pela Unesco.

De acordo com o diretor de Relações Públicas e Comunicação Social do Parque Guanajuato Bicentenário (um dos pontos culturais mais visitados nas últimas semanas, devido à exposição recém-inaugurada do artista italiano Michelangelo), Enrique Avilés Pérez, o Estado foi o quinto destino mais visitado no período da semana santa. “São 167 mil empregos diretos dentro do setor turístico, 223 voos semanais, podendo chegar a diversos destinos com apenas uma conexão, em Léon”, ressaltou Pérez. Além disso, o destino trabalha incansavelmente na manutenção do slogan de “destino cultural do México”.

“Realizamos, por ano, cerca de 156 viagens de familiarização, onde convidamos grupos de todo o mundo para vivenciarem o destino. Fora isso, participamos de todas as feiras do segmento e o Museu das Momias Viajeras segue como a maior fonte de curiosidade por parte dos visitantes, por carregar no seu interior a atmosfera histórica que permeia toda a cidade”, explica o diretor. O Museo das Momias Viajeras é a segunda maior fonte de arrecadação de Guanajuato.

VISITANTES
Além disso, trata-se de um destino para todos os perfis de turistas. Há diversas igrejas históricas (o destino é muito procurado para a realização de casamentos), pontos que remetem a história do México, como o Monumento ao Pipilla e casa do Padre Hidalgo, dois personagens-chave da revolução e independência do país; o Cerro do Cubilete, que lembra muito a cidade de Aparecida em São Paulo, e onde está localizada a imagem do Cristo, tal como o Redentor, no Rio de Janeiro; o Museu da Minéria totalmente interativo e que mostra por meio de jogos, projeções e simuladores como era o cotidiano dentro das minas (Guanajuato possuía inúmeras minas de pedras preciosas e minerais), o Festival Cervantino, realizado anualmente e que atrai visitantes de todas as regiões do México e exterior; o já citado Museo das Momias Viajeras, que reúne cerca de cinquenta múmias encontradas em escavações arqueológicas; e finalmente, o Circuito da Tequila, composto por três propriedades (abertas para visitação) onde se produz a bebida, e vinícolas Cuna de Tierra e Camino D Vino (esta última, ainda em construção).

MAIS NÚMEROS
De acordo ainda com Pérez, “entre os viajantes de dentro do país, cerca de 1,7% a 1,8% escolhem Guanajuato na hora de planejar alguma viagem. Este número, segundo dados da Secretária de Turismo do destino, cresce 40% ao ano. Os norte-americanos lideram a lista de estrangeiros, alguns até optando por fixar ou manter uma segunda residência no Estado (seis mil vivem em San Miguel de Allende)”.

“A Colômbia começa a se tornar um destino emissor, e de 350 mil espanhóis de passagem pelo México, 75% visitam Guanajuato. Finalmente, recebemos o título de destino ibero-americano da gastronomia mexicana e fomos considerados no Fitur 2015, o melhor produto turístico por conta do nosso Circuito da Tequila", observa.

"Os investimentos no Turismo não param por aí. Recentemente lançamos o Agente GTO, ferramenta desenvolvida com intuito de capacitar agentes de viagens sobre o destino. Até o final do ano, a ferramenta estará disponível também em português. Duas mil pessoas já foram capacitadas por meio da solução”, finaliza Pérez.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados