Guanajuato é o sexto destino mais visitado no México
GUANAJUATO (MÉXICO) - Por uma dessas coincidências que não sabemos explicar, justamente durante a minha visita ao Estado de Guanajuato, o destino foi eleito sexto mais visitado do México pela Secretária de Turismo Federal. E deve continuar subindo no ranking
GUANAJUATO (MÉXICO) - Sexto destino mais visitado do México, Guanajuato tem tudo para crescer e tornar-se uma região de destaque no México, com forte apelo para o mercado internacional. Aliás, se isto depender dos esforços e investimentos de sua secretaria de Turismo, será uma batalha ganha.
As características da cidade também ajudam. Isso porque Guanajuato, assim como San Miguel de Allende, é incrivelmente conservada. São 2,8 mil edifícios catalogados como patrimônio da humanidade pela Unesco.
De acordo com o diretor de Relações Públicas e Comunicação Social do Parque Guanajuato Bicentenário (um dos pontos culturais mais visitados nas últimas semanas, devido à exposição recém-inaugurada do artista italiano Michelangelo), Enrique Avilés Pérez, o Estado foi o quinto destino mais visitado no período da semana santa. “São 167 mil empregos diretos dentro do setor turístico, 223 voos semanais, podendo chegar a diversos destinos com apenas uma conexão, em Léon”, ressaltou Pérez. Além disso, o destino trabalha incansavelmente na manutenção do slogan de “destino cultural do México”.
“Realizamos, por ano, cerca de 156 viagens de familiarização, onde convidamos grupos de todo o mundo para vivenciarem o destino. Fora isso, participamos de todas as feiras do segmento e o Museu das Momias Viajeras segue como a maior fonte de curiosidade por parte dos visitantes, por carregar no seu interior a atmosfera histórica que permeia toda a cidade”, explica o diretor. O Museo das Momias Viajeras é a segunda maior fonte de arrecadação de Guanajuato.
VISITANTES
Além disso, trata-se de um destino para todos os perfis de turistas. Há diversas igrejas históricas (o destino é muito procurado para a realização de casamentos), pontos que remetem a história do México, como o Monumento ao Pipilla e casa do Padre Hidalgo, dois personagens-chave da revolução e independência do país; o Cerro do Cubilete, que lembra muito a cidade de Aparecida em São Paulo, e onde está localizada a imagem do Cristo, tal como o Redentor, no Rio de Janeiro; o Museu da Minéria totalmente interativo e que mostra por meio de jogos, projeções e simuladores como era o cotidiano dentro das minas (Guanajuato possuía inúmeras minas de pedras preciosas e minerais), o Festival Cervantino, realizado anualmente e que atrai visitantes de todas as regiões do México e exterior; o já citado Museo das Momias Viajeras, que reúne cerca de cinquenta múmias encontradas em escavações arqueológicas; e finalmente, o Circuito da Tequila, composto por três propriedades (abertas para visitação) onde se produz a bebida, e vinícolas Cuna de Tierra e Camino D Vino (esta última, ainda em construção).
MAIS NÚMEROS
De acordo ainda com Pérez, “entre os viajantes de dentro do país, cerca de 1,7% a 1,8% escolhem Guanajuato na hora de planejar alguma viagem. Este número, segundo dados da Secretária de Turismo do destino, cresce 40% ao ano. Os norte-americanos lideram a lista de estrangeiros, alguns até optando por fixar ou manter uma segunda residência no Estado (seis mil vivem em San Miguel de Allende)”.
“A Colômbia começa a se tornar um destino emissor, e de 350 mil espanhóis de passagem pelo México, 75% visitam Guanajuato. Finalmente, recebemos o título de destino ibero-americano da gastronomia mexicana e fomos considerados no Fitur 2015, o melhor produto turístico por conta do nosso Circuito da Tequila", observa.
"Os investimentos no Turismo não param por aí. Recentemente lançamos o Agente GTO, ferramenta desenvolvida com intuito de capacitar agentes de viagens sobre o destino. Até o final do ano, a ferramenta estará disponível também em português. Duas mil pessoas já foram capacitadas por meio da solução”, finaliza Pérez.
As características da cidade também ajudam. Isso porque Guanajuato, assim como San Miguel de Allende, é incrivelmente conservada. São 2,8 mil edifícios catalogados como patrimônio da humanidade pela Unesco.
De acordo com o diretor de Relações Públicas e Comunicação Social do Parque Guanajuato Bicentenário (um dos pontos culturais mais visitados nas últimas semanas, devido à exposição recém-inaugurada do artista italiano Michelangelo), Enrique Avilés Pérez, o Estado foi o quinto destino mais visitado no período da semana santa. “São 167 mil empregos diretos dentro do setor turístico, 223 voos semanais, podendo chegar a diversos destinos com apenas uma conexão, em Léon”, ressaltou Pérez. Além disso, o destino trabalha incansavelmente na manutenção do slogan de “destino cultural do México”.
“Realizamos, por ano, cerca de 156 viagens de familiarização, onde convidamos grupos de todo o mundo para vivenciarem o destino. Fora isso, participamos de todas as feiras do segmento e o Museu das Momias Viajeras segue como a maior fonte de curiosidade por parte dos visitantes, por carregar no seu interior a atmosfera histórica que permeia toda a cidade”, explica o diretor. O Museo das Momias Viajeras é a segunda maior fonte de arrecadação de Guanajuato.
VISITANTES
Além disso, trata-se de um destino para todos os perfis de turistas. Há diversas igrejas históricas (o destino é muito procurado para a realização de casamentos), pontos que remetem a história do México, como o Monumento ao Pipilla e casa do Padre Hidalgo, dois personagens-chave da revolução e independência do país; o Cerro do Cubilete, que lembra muito a cidade de Aparecida em São Paulo, e onde está localizada a imagem do Cristo, tal como o Redentor, no Rio de Janeiro; o Museu da Minéria totalmente interativo e que mostra por meio de jogos, projeções e simuladores como era o cotidiano dentro das minas (Guanajuato possuía inúmeras minas de pedras preciosas e minerais), o Festival Cervantino, realizado anualmente e que atrai visitantes de todas as regiões do México e exterior; o já citado Museo das Momias Viajeras, que reúne cerca de cinquenta múmias encontradas em escavações arqueológicas; e finalmente, o Circuito da Tequila, composto por três propriedades (abertas para visitação) onde se produz a bebida, e vinícolas Cuna de Tierra e Camino D Vino (esta última, ainda em construção).
MAIS NÚMEROS
De acordo ainda com Pérez, “entre os viajantes de dentro do país, cerca de 1,7% a 1,8% escolhem Guanajuato na hora de planejar alguma viagem. Este número, segundo dados da Secretária de Turismo do destino, cresce 40% ao ano. Os norte-americanos lideram a lista de estrangeiros, alguns até optando por fixar ou manter uma segunda residência no Estado (seis mil vivem em San Miguel de Allende)”.
“A Colômbia começa a se tornar um destino emissor, e de 350 mil espanhóis de passagem pelo México, 75% visitam Guanajuato. Finalmente, recebemos o título de destino ibero-americano da gastronomia mexicana e fomos considerados no Fitur 2015, o melhor produto turístico por conta do nosso Circuito da Tequila", observa.
"Os investimentos no Turismo não param por aí. Recentemente lançamos o Agente GTO, ferramenta desenvolvida com intuito de capacitar agentes de viagens sobre o destino. Até o final do ano, a ferramenta estará disponível também em português. Duas mil pessoas já foram capacitadas por meio da solução”, finaliza Pérez.