Henrique Santiago   |   05/10/2015 17:24

Espanha espera crescimento de até 4% no Brasil em 2015

Entre 2012 e 2013, o número de turistas brasileiros na Espanha crescia em média 60% ao ano. Passados apenas dois anos, porém, a realidade é outra.

Entre 2012 e 2013, o número de turistas brasileiros na Espanha crescia em média 60% ao ano. Passados apenas dois anos, porém, a realidade é outra. O aumento de dois dígitos deu lugar a modestos 3% ou 4% de incremento atualmente.

Para a cônsul de Turismo da Espanha no Brasil, Elvira Salazar (foto), os números impressionam positivamente, dada a atual situação político-econômica no País.

“No ano passado, recebemos 460 mil brasileiros, um aumento de 8% [em relação a 2013]. Isso já foi acima do esperado. Para 2015, deve crescer de 3% a 4%, enquanto a expectativa geral de crescimento é de 8%”, explicou Elvira.

Atrás apenas da França como destino europeu que mais recebe turistas, a Espanha ainda é o sonho de consumo de muitos brasileiros. Mas visitar o país neste ano não é a mesma coisa de três ou cinco anos atrás, como apontou a cônsul. O índice de regresso à terra da tourada e do flamenco é de 84%, enquanto a fidelidade dos viajantes chega a 40% em dez anos.

“Nós temos percebido uma queda de duração no período da viagem. Se antes eram dez dias, agora a média passou para sete. Mas o gasto médio ainda é mantido, são 200 euros por pessoa. É impensável fazer uma viagem sem compras”, concluiu Elvira.

EM QUE APOSTAR
Com o plano de estratégia para 2016 a ser desenvolvido, Elvira adiantou o que será o foco no País no próximo ano. O carro-chefe, claro, será o turismo cultural e as compras para fazer com que o crescimento possa, ao menos, relembrar o passado recente dos idos de 2012.

“Vamos trabalhar forte com o turismo premium, com o viajante de maior experiência e poder aquisitivo, bem como dar continuidade na gastronomia e apostar no setor corporativo”, concluiu.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados