Luiza Gil   |   28/09/2015 18:25

Por que você deve conhecer Nicarágua o quanto antes

Lista com 10 motivos para visitar a Nicarágua

Talvez o país não seja a primeira escolha quando se pensa em viajar para a América Central, mas é por isso mesmo que você deveria repensar. A Nicarágua é um dos poucos lugares que não foram (ainda) super explorados pelo setor turístico. Seus vulcões, lindas praias, vida selvagem exuberante, recepção calorosa entre outras características merecem atenção.

Para tirar a dúvida, confira dez motivos que fazem a viagem ser inesquecível.

1. Descida de trenó no vulcão
Onde mais você pode ter a emoção de deslizar as paredes de um vulcão em cima de um trenó? Cerro Negro é um vulcão ativo localizado fora da cidade de Leon. É nele que os corajosos podem descer em uma inclinação bastante íngreme e escorregadia. Tudo bem, chegar até lá será um mal necessário (já que são cerca de 730 metros com seu trenó amarrado nas costas), mas o esforço faz parte da aventura. A toda velocidade, uma coisa é certa: você não vai esquecer essa experiência (por bem ou por mal).

2. Comida deliciosa
O frescor é a marca registrada dos pratos, com destaque para a abundância em mariscos, capturados no mesmo dia para servir os visitantes. Além disso, plantações de arroz e bananas estão na lista das delícias do país. Alguns ingredientes locais também desempenham papel central na cozinha cotidiana, e pode até ser que você não reconheça alguns frutos e vegetais. Outro ponto forte é a influência da gastronomia internacional – nicaraguenses são muito abertos à culinária de vários países. Aproveite para conhecer e degustar algumas iguarias locais nos mercados, sempre lotados de produtos coloridos. E, claro, aceite e experimente as recomendações dos moradores e coma pratos que definitivamente você não faria (nem encontrará) em casa.

3. Cidades históricas
Nicarágua é o lar da histórica Granada, uma das cidades mais antigas das Américas. As coloridas igrejas de estilo colonial, lojas e casas formam lindas imagens por todos os cantos. Ao norte da capital Manágua está a cidade de Leon, que apresenta inúmeras galerias de arte, cafés e catedrais antigas. Mas, se não quiser, nem precisa se preocupar em procurar: ao longo de todo o país é possível viajar por cidades históricas cheias de criatividade e cidadãos amigáveis.

4. Escalar vulcões
Essa é uma atividade simplesmente indispensável ao visitar a Nicarágua. Não é apenas a adrenalina da escalada (em vulcões ativos ou dormentes), já que durante o caminho os visitantes passam por plantações de café e florestas tropicais úmidas e secas. Você tem a opção de dirigir até o topo de uma borda para dar uma espiada dentro do vulcão ou ser mais radical e acampar para ver a lava vermelha durante a noite.

5. Ilhas inexploradas
A Nicarágua tem um número incrível de ilhas, e a maioria é relativamente desconhecida pelos turistas, oferecendo a oportunidade de visitá-las antes que as multidões dominem os locais. Comece pela Little Corn Island, onde não há estradas, carros e motos não são permitidas e barracas de praia compõem a maior parte das propriedades. Em seguida, vá a Ometepe Island, a maior ilha do Lago Nicarágua, criada a partir de dois vulcões, com opções de acomodações eco-friendly. Já Pear Cays é um grupo de 18 ilhotas que são o lar de um grande número de tartarugas, praias de areia branca e água azul cristalina.

6. Recepção calorosa
Deve ser uma característica dos latino-americanos. Assim como no Brasil, os nicaraguenses são bastante amigáveis e abertos para acolher os visitantes. Muitos moradores oferecem suas casas para dar as boas-vindas aos visitantes e ensiná-los sobre a terra e caminhos do país. De cidades costeiras para as encantadoras aldeias históricas do interior, o povo da Nicarágua faz o seu melhor para mostrar como adorável seu país é. Com pouca habilidade no espanhol os turistas podem se locomover com muita facilidade.

7. Cachoeiras, selvas, Cânions e mais
Além de praias e vulcões, o país é rico em selvas, florestas e cachoeiras. A Nicarágua abriga a maior floresta tropical natural intocada da América Central, escondida ao longo da parte ocidental, onde a flora e a fauna são abundantes. Quatro grandes cachoeiras podem ser encontradas, com a mais alta chegando a mais de 200 metros de altura. E Somoto Canyon tem piscinas fluviais deslumbrantes, paredes imponentes, além de ser uma das mais recentes descobertas naturais no país. Beleza natural é o que não falta.

8. Rica vida selvagem
Macacos, tartarugas, papagaios, preguiças, baleias, golfinhos, tatus. A lista das espécies selvagens é interminável. Macacos bugios são os animais terrestres mais populares, encontrados em praticamente todo o país: basta prestar atenção nas copas das árvores e ficar atento aos gritos. Bastões, corujas, papagaios e periquitos podem ser vistos voando. Na água, a vida marinha inclui peixes coloridos, tubarões, arraias e baleias jubarte. Cinco das sete espécies de tartarugas marinhas residem aqui e, se você tiver sorte, poderá ver os ninhos. Para ver tudo de perto, não deixe de fazer os passeios de barcos com paradas para mergulho.

9. Praias deslumbrantes
Pode parecer redundante, mas o litoral nicaraguense e suas ilhas merecem atenção especial. Isso se justifica porque, do Pacífico ao lado do Caribe, há mais praias na Nicarágua do que você conseguirá explorar. Famosa pelo surfe, San Juan del Sur, na costa do Pacífico, tem ótima infraestrutura, com muitos restaurantes, hotéis e bares. Também há as praias mais selvagens, onde você pode observar golfinhos, tubarões-martelo, uma variedade de peixes e até ovos de tartarugas marinhas. Água azul cristalina, areia branca, enseadas secretas, recifes e clima perfeito são o ambiente padrão em qualquer praia que você escolher.

10. Território secreto
O que torna a Nicarágua tão sedutora é o fato de que a maioria dos turistas ainda não descobriu este país de tirar o fôlego. Você não vai encontrar hotéis de alto padão, restaurantes cinco estrelas, resorts e multidões de pessoas. Substitua isso por trechos desertos de areia, moradores dispostos a ajudá-lo e uma vastidão de natureza intocada. É o lugar ideal para fugir da realidade e aproveitar vistas deslumbrantes. Aproveite enquanto todo mundo ainda não percebeu esse paraíso na América Central.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados