Henrique Santiago   |   09/09/2015 09:49

Nova York odeia turistas, Chicago os ama; entenda

A pesquisa utilizou tweets como base.

Você é bem-vindo à cidade que visita? Se for Nova York, provavelmente não. Mas se for Chicago, dificilmente não será recebido de braços abertos. A afirmação parte da empresa de fretamento aéreo privado Stratos Jets, em pesquisa feita sobre cidades dos Estados Unidos que melhor e pior “tratam” os turistas. Para isso, tweets foram utilizados como base para análise. Isso mesmo, o Twitter, a prática rede social de 140 caracteres é a referência.

Uma amostra de 37,1 mil tweets contendo as palavras #tourist, #tourism foi coletada entre 1 de junho de 2014 a 20 de julho de 2015. Para avaliar o sentimento da publicação, seja ele positivo ou negativo, a ferramenta Alchemy API foi utilizada nos tweets de cada região norte-americana.

Outra parte da metodologia aplicada refere-se à análise de 26 diferentes cidades que tinham ao menos 100 tweets relacionados com as palavras-chave. Desta forma, os posts que continham os termos em questão foram examinados, ainda que o Stratos Jets tenha reduzido para ao menos 30 tweets, de forma que nem toda cidade tinha alcançado o número original.

AME OU ODEIE
Com isso, surgiram os resultados divididos em categorias. No geral, o Sul e Nordeste dos Estados Unidos querem os turistas o mais longe possível, enquanto o Oeste se mostrou neutro e, finalmente, o Centro-Oeste do país foi caracterizado por ser o mais acolhedor.

Desta forma, Chicago liderou como a cidade que mais ama os turistas. Em seguida, Atlanta e Filadélfia complementam os três destinos mais amáveis para com o viajante. Do lado inverso, Arlington, no Texas, é a mais detestável com o turista. Na sequência, a Big Apple, ou simplesmente Nova York, aparece em segundo lugar, seguida por Las Vegas. Outros “queridinhos” dos brasileiros, como Orlando e Los Angeles estão na lista.

PARA CASA!
Com apenas 140 caracteres, os norte-americanos utilizam o espaço na rede social para se autopromover, divulgar vídeos fofos de gatos e, claro, reclamar sobre os turistas. Ao fazer um levantamento com base em 100 mil residentes de determinados Estados, Rhode Island foi “premiado” como o destino que mais expulsa os viajantes.

A pesquisa levou em conta termos de busca como “leave” (vão embora), “go home” (vão para casa), “get out” (sumam), “don’t stay” (não fique) e “I live here” (eu moro aqui). Em segundo e terceiro lugares figuram Delaware e Nevada, respectivamente.

Como reage o Turismo, um setor que movimenta bilhões e bilhões anualmente, frente a uma situação como essa? Deve-se encarar com bom humor ou com seriedade?

Confira abaixo o top 10 das cidades que mais amam e odeiam turistas, além dos Estados que querem se ver longe deles.

As cidades que mais amam turistas:
1- Chicago, Illinois
2- Atlanta, Geórgia
3- Filadélfia, Pensilvânia
4- Miami, Flórida
5- Portland, Oregon
6- Seattle, Washington
7- Washington, Washington DC
8- Houston, Texas
9- Paradise, Nevada
10- Nashville, Tennessee

As cidades que mais odeiam turistas
1- Arlington, Texas
2- Nova York, Nova York
3- Las Vegas, Nevada
4- Boston, Massachusetts
5- Nova Orleans, Luisiana
6- Orlando, Flórida
7- Greensboro, Carolina do Norte
8- Phoenix, Arizona
9- Los Angeles, Califórnia
10- São Francisco, Califórnia

Estados que querem mandar os turistas para casa:
1- Rhode Island
2- Delaware
3- Nevada
4- Maine
5- Massachusetts
6- Carolina do Sul
7- Vermont
8- Flórida
9- Havaí
10- Carolina do Norte

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados