Conheça os Estados norte-americanos fora da rota dos turistas
Lista com os 12 estados dos EUA menos visitados e as atrações de cada um deles.
Conhecer os 50 Estados norte-americanos não é uma missão fácil. E, como em qualquer outro país, alguns destinos se destacam mais que outros, às vezes injustamente. É o caso de alguns territórios dos Estados Unidos, que ficam na lacuna, sempre como última opção entre os pontos turísticos mais famosos. O que a maioria das pessoas não sabe é que eles também merecem um lugar ao sol. Veja as atrações de 12 lugares que apresentam o menor número de visitantes anuais e mude o roteiro na próxima viagem.
1. Arkansas
Mesmo sendo um dos menos visitados, o Estado alcança a marca de 25,8 milhões de turistas todos os anos. Alguns motivos vão te convencer a ir ao Arkansas. Como, por exemplo, fumar charuto dentro da réplica do Salão Oval, na Biblioteca Presidencial Clinton, ou conhecer a casa onde Johnny Cash (em Dyess) e Bill Clinton (em Hope) moraram quando eram crianças. Além disso, para saber um pouco mais da história mundial, vá a Historic Helena, no Delta do Mississipi, que foi palco de uma batalha de 1863 e também serviu de refúgio para escravos fugitivos. É lá que também se encontra a Little Rock High School, local onde ocorreu a primeira integração de escolas públicas, em 1957. Mas, a cereja do bolo é a paisagem. O Hot Springs National Park é um dos 20 mais visitados do país e lar do Bathhouse Row (balneário), em que é possível experimentar aromaterapia em termas naturais. Depois, conheça o Buffalo, primeiro rio nacional dos Estados Unidos, que oferece rafting pelas falésias de calcário, assim como desvendar as cavernas no Devil´s Den e Blanchard Springs.
2. Alabama
Começamos com a melhor parte: você pode beber em dois Estados ao mesmo tempo no bar Flora-Bama, perto de Orange Beach. Outra opção é participar do famoso Mullet Loss (Lançamento de Mullet, um peixe, em tradução livre), no qual os participantes literalmente jogam um peixe morto para a divisa do outro Estado – ganha quem alcançar a maior distância. Mas, se você não ficou muito animado, há mais atrações. São 56 quilômetros de litoral para explorar, com destaque para Gulf Shores, considerado o lugar mais bonito do Alabama, além de abrigar o Hangout Music Festival todos os anos. E não é só isso que atrai os 24,3 milhões de visitantes anuais. Em termos de história, esse Estado brilha. Há marcos do movimento pelos Direitos Civis espalhados por todo o território, incluindo o Instituto dos Direitos Civis, a famosa 16th St Baptist Church, em Birmingham e o Museu Nacional do Direito ao Voto, em Selma. Além disso tudo, em Huntsville se encontra o maior museu espacial dos Estados Unidos, o U.S. Space & Rocket Center. Para os fãs de esporte, é lá que se encontra o estádio mais antigo do país, o Rickwood Field.
3. Dakota do Norte
O ex-presidente Theodore Roosevelt inspirou o crescimento do sistema de parques nacionais pela assinatura do Antiquities Act. O resultado atualmente são 63 refúgios de vida selvagem e 13 parques estaduais que oferecem a oportunidade de ver não só um búfalo albino, mas também o maior animal da espécie do mundo, o Dakota Thunder, no National Buffalo Museum, em Jamestown. Mas o que chama atenção de 24 milhões de visitantes por ano é o hóquei. Talvez o único esporte relevante em nível nacional no Estado, a University of North Dakota Sioux está entre os principais programas do país. E eles jogam em uma das arenas universitárias mais elegantes. a Ralph Engelstad Arena, que custou cerca de US$104 milhões.
4. Mississippi
Mississipi é o lugar ideal para aprender e curtir um pouco mais sobre música. Terra natal de Elvis, em Tupelo, é lá que você pode caminhar por até três trilhas musicais diferentes (nos campos de algodão, igrejas, estações de trens e casas noturnas) para saber sobre as raízes do blues e country. O Estado também possui três das cinco paradas do Americana Music Triangle, uma rodovia com mais de 2,4 mil quilômetros, que passa por cinco Estados com vários pontos históricos relacionados a milhares de tipos musicais regionais, incluindo rock n´roll, R&B, soul, gospel, zydeco e bluegrass, entre outros. Depois dessa overdose de música, relaxe nos 41 quilômetros de praias com areia branca e água cristalina e não deixe de comer no Tupelo´s Neon Pig Cafe´s Smash, lanchonete conhecida pelo delicioso hambúrguer. Para finalizar, no Beau Rivage você terá o melhor da vida noturna do Estado. Ajude a incrementar a marca de 22 milhões de turistas ao ano.
5. Nebrasca
Um motivo bastante familiar é um dos responsáveis pelos 19,1 milhões de visitantes: futebol. O Memorial Stadium, em Lincoln, tem esgotado os ingressos desde 1962, e os fãs locais são muito fervorosos e intensos (mas também bastante educados com os visitantes). Mas se você prefere participar dos esportes ao invés de assisti-los, Nebrasca é um dos melhores destinos para caçadores de codornas e faisões, atraindo celebridades e os melhores praticantes da modalidade para o Onde Bux Hunt, em Broken Bow, uma das caças mais veneradas dos Estados Unidos, que acontece todo mês de outubro. Você também não pode sair de lá sem visitar a Chimney Rock (Rocha da Chaminé, em tradução literal) ou Scotts Bluff National Monument, monumentos de pedra com milhões de anos, esculpidos pela ação dos ventos.
6. Rhode Island
Você pode provar um pouco da vida aristocrática andando pelas mansões históricas de Newport e, durante o verão, se vestir elegantemente para as partidas semanais de polo. Rhode Island também possui 64 quilômetros de terras costeiras (não é chamado de Estado do oceano à toa), sendo uma das principais praias a Second Beach. Além disso, é possível conhecer dez cervejarias e destilarias e, para refrescar, experimentar uma Del’s Frozen Lemonade (limonada congelada). É por tudo isso que o Estado possui 19,2 milhões de visitantes anualmente.
7. Iowa
Se você é um iniciante em snowboard, as suaves encostas de Chestnut e Sundown Mountains são uma alternativa barata para praticar, em comparação aos grandes centros de esqui. Outros pontos de visitação são o Coralville Lake e Fossil Devoniano Gorge, inundações de 1993 que deixaram expostas toneladas de solo do fundo do oceano, assim como vários fósseis antigos. Para os viajantes ativos (e também uma das principais atrações que impulsionam 16 milhões de turistas anuais), há também a Register’s Annual Great Bike Race Across Iowa (Ragbrai), onde você começa a rota em cima da bicicleta no rio Missouri e, depois de uma semana e 750 quilômetros depois, acaba o trajeto no Mississipi. Esse é um dos passeios mais procurados por ciclistas no país e faz a viagem valer a pena.
8. West Virginia
Uma curiosidade: West Virginia possui o maior número de clubes de strip per capita do país, mas tem o quinto menor índice de turistas (15,2 milhões). Deve ser porque a maioria não está interessada nisso. Entretanto, não é só por isso que o Estado chama atenção. O Mountaineer State é pura beleza ao ar livre. Conhecido como “almost heaven” (quase céu, em tradução livre), o local tem atrações como a North Fork Mountain Trail, uma trilha com 40 quilômetros de extensão, onde se pode desfrutar de lindas vistas sobre as rochas do Sêneca Rocks. Mas, se você gosta de esportes aquáticos, encare o Gauley River, lar de uma cachoeira de quatro metros de altura utilizada para prática de rafting. E se nada disso te agradar, tente assistir um jogo de futebol do time West Virginia no Mountaineer Field, em Morgantown.
9. Vermont
Este é o único Estado do país em que você pode ir a uma ópera no Canadá. O Haskell Free Library and Opera House, em Derby, fica na fronteira das duas nações. O número de fábricas de cerveja e destilaria também é bem maior do que se poderia imaginar, por isso você pode fazer um verdadeiro tour pela Citizen Cider, Switchback, Hill Farmstead, e a taberna no American Flatbread. Outra maravilha é provar sabores inusitados da marca de sorvetes Len e Gary, já que uma das fábricas fica em Vermont. Há também uma corrida anual de bicicleta em Jav Peak. Todas essas atrações movimentam cerca de 12,8 milhões de turistas todos os anos.
10. Montana
O que faz a viagem a Montana ser incrível são os parques nacionais (são eles que reúnem 11 milhões de visitantes por ano). O Estado é lar de alguns dos mais famosos, como o Yellowstone e o Glacier. Porém, se isso não te seduziu, não se preocupe. Você pode conferir Whitefish, que se tornou uma cidade conhecida por resorts com esqui de primeira linha, mas sem a lotação usual do Colorado, Utah e Jackson Hole. Outra atividade famosa é a pesca com mostra, muito praticada em Missola, no rio Bitterroot. Também não deixe de fazer uma parada entre Whitefish e Missoula, em Flathead Lake. E depois, não se assuste, há o festival do testículo. Realizado em Clinton, na primeira semana de agosto, é uma celebração de quatro dias das ostras de Rocky Moutain, que conta com concursos de camisetas molhadas, uma corrida de triciclo só de roupa íntima, e, é claro, uma competição da big-bola (que é o que você está imaginando).
11. Wyoming
Além das três milhões de pessoas que foram a Wyoming para visitar o Yellowstone National Park (que abrange três Estados), mais de sete milhões foram ao Estado por outras razões. Uma delas é Jackson Hole, uma das mais desafiadoras áreas de esqui dos Estados Unidos e uma alternativa luxuosa para as férias, além de atrair atletas radicais para o Grand Teton National Park. Você também pode ir ao Cheyenne Frontier Days, descrito como um tipo de carnaval para os vaqueiros. E, por fim, há o Laramie Jubilee, que conta com rodeios, apresentações de cavalos, torneio de golfe e muito mais.
12. Delaware
Compras isentas de impostos. Essa é o principal atrativo para os visitantes. Mas também há praias, classificadas como as mais limpas do país – da badalada Dewey Beach à famosa Rehoboth e o Delaware Seashore State Park. Você pode obter um pouco de história nas ruas de paralelepípedo de Old New Castle, nos campos de batalha da Guerra Revolucionária e a antiga prisão Pow, em Fort Delaware. E para quem curti esportes, assistir uma corrida da Nascar, em Dover, ou experimentar um piquenique no porta-mala de uma caminhonete antes de uma partida de futebol da Universidade de Delaware. Esse é o Estado menos visitado dos Estados Unidos, com 7,3 milhões de turistas por ano, mas fica difícil saber porque ele não chama atenção.
1. Arkansas
Mesmo sendo um dos menos visitados, o Estado alcança a marca de 25,8 milhões de turistas todos os anos. Alguns motivos vão te convencer a ir ao Arkansas. Como, por exemplo, fumar charuto dentro da réplica do Salão Oval, na Biblioteca Presidencial Clinton, ou conhecer a casa onde Johnny Cash (em Dyess) e Bill Clinton (em Hope) moraram quando eram crianças. Além disso, para saber um pouco mais da história mundial, vá a Historic Helena, no Delta do Mississipi, que foi palco de uma batalha de 1863 e também serviu de refúgio para escravos fugitivos. É lá que também se encontra a Little Rock High School, local onde ocorreu a primeira integração de escolas públicas, em 1957. Mas, a cereja do bolo é a paisagem. O Hot Springs National Park é um dos 20 mais visitados do país e lar do Bathhouse Row (balneário), em que é possível experimentar aromaterapia em termas naturais. Depois, conheça o Buffalo, primeiro rio nacional dos Estados Unidos, que oferece rafting pelas falésias de calcário, assim como desvendar as cavernas no Devil´s Den e Blanchard Springs.
2. Alabama
Começamos com a melhor parte: você pode beber em dois Estados ao mesmo tempo no bar Flora-Bama, perto de Orange Beach. Outra opção é participar do famoso Mullet Loss (Lançamento de Mullet, um peixe, em tradução livre), no qual os participantes literalmente jogam um peixe morto para a divisa do outro Estado – ganha quem alcançar a maior distância. Mas, se você não ficou muito animado, há mais atrações. São 56 quilômetros de litoral para explorar, com destaque para Gulf Shores, considerado o lugar mais bonito do Alabama, além de abrigar o Hangout Music Festival todos os anos. E não é só isso que atrai os 24,3 milhões de visitantes anuais. Em termos de história, esse Estado brilha. Há marcos do movimento pelos Direitos Civis espalhados por todo o território, incluindo o Instituto dos Direitos Civis, a famosa 16th St Baptist Church, em Birmingham e o Museu Nacional do Direito ao Voto, em Selma. Além disso tudo, em Huntsville se encontra o maior museu espacial dos Estados Unidos, o U.S. Space & Rocket Center. Para os fãs de esporte, é lá que se encontra o estádio mais antigo do país, o Rickwood Field.
3. Dakota do Norte
O ex-presidente Theodore Roosevelt inspirou o crescimento do sistema de parques nacionais pela assinatura do Antiquities Act. O resultado atualmente são 63 refúgios de vida selvagem e 13 parques estaduais que oferecem a oportunidade de ver não só um búfalo albino, mas também o maior animal da espécie do mundo, o Dakota Thunder, no National Buffalo Museum, em Jamestown. Mas o que chama atenção de 24 milhões de visitantes por ano é o hóquei. Talvez o único esporte relevante em nível nacional no Estado, a University of North Dakota Sioux está entre os principais programas do país. E eles jogam em uma das arenas universitárias mais elegantes. a Ralph Engelstad Arena, que custou cerca de US$104 milhões.
4. Mississippi
Mississipi é o lugar ideal para aprender e curtir um pouco mais sobre música. Terra natal de Elvis, em Tupelo, é lá que você pode caminhar por até três trilhas musicais diferentes (nos campos de algodão, igrejas, estações de trens e casas noturnas) para saber sobre as raízes do blues e country. O Estado também possui três das cinco paradas do Americana Music Triangle, uma rodovia com mais de 2,4 mil quilômetros, que passa por cinco Estados com vários pontos históricos relacionados a milhares de tipos musicais regionais, incluindo rock n´roll, R&B, soul, gospel, zydeco e bluegrass, entre outros. Depois dessa overdose de música, relaxe nos 41 quilômetros de praias com areia branca e água cristalina e não deixe de comer no Tupelo´s Neon Pig Cafe´s Smash, lanchonete conhecida pelo delicioso hambúrguer. Para finalizar, no Beau Rivage você terá o melhor da vida noturna do Estado. Ajude a incrementar a marca de 22 milhões de turistas ao ano.
5. Nebrasca
Um motivo bastante familiar é um dos responsáveis pelos 19,1 milhões de visitantes: futebol. O Memorial Stadium, em Lincoln, tem esgotado os ingressos desde 1962, e os fãs locais são muito fervorosos e intensos (mas também bastante educados com os visitantes). Mas se você prefere participar dos esportes ao invés de assisti-los, Nebrasca é um dos melhores destinos para caçadores de codornas e faisões, atraindo celebridades e os melhores praticantes da modalidade para o Onde Bux Hunt, em Broken Bow, uma das caças mais veneradas dos Estados Unidos, que acontece todo mês de outubro. Você também não pode sair de lá sem visitar a Chimney Rock (Rocha da Chaminé, em tradução literal) ou Scotts Bluff National Monument, monumentos de pedra com milhões de anos, esculpidos pela ação dos ventos.
6. Rhode Island
Você pode provar um pouco da vida aristocrática andando pelas mansões históricas de Newport e, durante o verão, se vestir elegantemente para as partidas semanais de polo. Rhode Island também possui 64 quilômetros de terras costeiras (não é chamado de Estado do oceano à toa), sendo uma das principais praias a Second Beach. Além disso, é possível conhecer dez cervejarias e destilarias e, para refrescar, experimentar uma Del’s Frozen Lemonade (limonada congelada). É por tudo isso que o Estado possui 19,2 milhões de visitantes anualmente.
7. Iowa
Se você é um iniciante em snowboard, as suaves encostas de Chestnut e Sundown Mountains são uma alternativa barata para praticar, em comparação aos grandes centros de esqui. Outros pontos de visitação são o Coralville Lake e Fossil Devoniano Gorge, inundações de 1993 que deixaram expostas toneladas de solo do fundo do oceano, assim como vários fósseis antigos. Para os viajantes ativos (e também uma das principais atrações que impulsionam 16 milhões de turistas anuais), há também a Register’s Annual Great Bike Race Across Iowa (Ragbrai), onde você começa a rota em cima da bicicleta no rio Missouri e, depois de uma semana e 750 quilômetros depois, acaba o trajeto no Mississipi. Esse é um dos passeios mais procurados por ciclistas no país e faz a viagem valer a pena.
8. West Virginia
Uma curiosidade: West Virginia possui o maior número de clubes de strip per capita do país, mas tem o quinto menor índice de turistas (15,2 milhões). Deve ser porque a maioria não está interessada nisso. Entretanto, não é só por isso que o Estado chama atenção. O Mountaineer State é pura beleza ao ar livre. Conhecido como “almost heaven” (quase céu, em tradução livre), o local tem atrações como a North Fork Mountain Trail, uma trilha com 40 quilômetros de extensão, onde se pode desfrutar de lindas vistas sobre as rochas do Sêneca Rocks. Mas, se você gosta de esportes aquáticos, encare o Gauley River, lar de uma cachoeira de quatro metros de altura utilizada para prática de rafting. E se nada disso te agradar, tente assistir um jogo de futebol do time West Virginia no Mountaineer Field, em Morgantown.
9. Vermont
Este é o único Estado do país em que você pode ir a uma ópera no Canadá. O Haskell Free Library and Opera House, em Derby, fica na fronteira das duas nações. O número de fábricas de cerveja e destilaria também é bem maior do que se poderia imaginar, por isso você pode fazer um verdadeiro tour pela Citizen Cider, Switchback, Hill Farmstead, e a taberna no American Flatbread. Outra maravilha é provar sabores inusitados da marca de sorvetes Len e Gary, já que uma das fábricas fica em Vermont. Há também uma corrida anual de bicicleta em Jav Peak. Todas essas atrações movimentam cerca de 12,8 milhões de turistas todos os anos.
10. Montana
O que faz a viagem a Montana ser incrível são os parques nacionais (são eles que reúnem 11 milhões de visitantes por ano). O Estado é lar de alguns dos mais famosos, como o Yellowstone e o Glacier. Porém, se isso não te seduziu, não se preocupe. Você pode conferir Whitefish, que se tornou uma cidade conhecida por resorts com esqui de primeira linha, mas sem a lotação usual do Colorado, Utah e Jackson Hole. Outra atividade famosa é a pesca com mostra, muito praticada em Missola, no rio Bitterroot. Também não deixe de fazer uma parada entre Whitefish e Missoula, em Flathead Lake. E depois, não se assuste, há o festival do testículo. Realizado em Clinton, na primeira semana de agosto, é uma celebração de quatro dias das ostras de Rocky Moutain, que conta com concursos de camisetas molhadas, uma corrida de triciclo só de roupa íntima, e, é claro, uma competição da big-bola (que é o que você está imaginando).
11. Wyoming
Além das três milhões de pessoas que foram a Wyoming para visitar o Yellowstone National Park (que abrange três Estados), mais de sete milhões foram ao Estado por outras razões. Uma delas é Jackson Hole, uma das mais desafiadoras áreas de esqui dos Estados Unidos e uma alternativa luxuosa para as férias, além de atrair atletas radicais para o Grand Teton National Park. Você também pode ir ao Cheyenne Frontier Days, descrito como um tipo de carnaval para os vaqueiros. E, por fim, há o Laramie Jubilee, que conta com rodeios, apresentações de cavalos, torneio de golfe e muito mais.
12. Delaware
Compras isentas de impostos. Essa é o principal atrativo para os visitantes. Mas também há praias, classificadas como as mais limpas do país – da badalada Dewey Beach à famosa Rehoboth e o Delaware Seashore State Park. Você pode obter um pouco de história nas ruas de paralelepípedo de Old New Castle, nos campos de batalha da Guerra Revolucionária e a antiga prisão Pow, em Fort Delaware. E para quem curti esportes, assistir uma corrida da Nascar, em Dover, ou experimentar um piquenique no porta-mala de uma caminhonete antes de uma partida de futebol da Universidade de Delaware. Esse é o Estado menos visitado dos Estados Unidos, com 7,3 milhões de turistas por ano, mas fica difícil saber porque ele não chama atenção.