Luiza Gil   |   25/09/2015 09:19

Conheça cinco razões para sair do óbvio e visitar a Islândia

Roteiro com cinco grandes atrações islandesas.

Quem disse que férias só existem com misturas clássicas, como calor e praias? Quebre o paradigma e o preconceito e encare um “friozinho” na Islândia. O país oferece belíssimas paisagens de geleiras brilhantes, além da oportunidade única de contemplar o show de luzes naturais da aurora boreal, obras arquitetônicas deslumbrantes e a inusitada crença local nos elfos.

1. Superjeep
A Islândia é um dos melhores lugares do mundo para testemunhar o espetáculo da aurora boreal. Se você tiver sorte, conseguirá ver as místicas luzes verdes dançando no céu em uma noite fria. E a experiência pode ser ainda melhor. Junte um grupo e embarque na excursão Superjeep, em que, a bordo de um 4x4, você sairá em uma aventura atrás do melhor ponto de observação das luzes e até dar um mergulho em uma das piscinas geotérmicas do país.

2. Arcanum Glacier Tours
Icebergs à deriva, gêiseres (buracos que liberam jatos de água quente e vapor), praias de lava negra, vulcões em erupção. Tudo isso junto você encontra na Islândia. Com mais de 11,6 mil quilômetros quadrados de geleiras, você tem muitas opções de passeios em grupo e pontos de observação, como o Arcanum Glacier Tours. Ou então, faça um passeio de carro sozinho, saindo da Ring Road, principal rota nacional que circunda o país, para ver ainda mais maravilhas naturais no seu tempo, incluindo o vulcão Eyjafjallajokull, a lagoa Jokulsarlon e a impressionante cachoeira de Dettifoss.

3. Harpa
Como se pode notar, a Islândia é famosa por suas paisagens pitorescas. Mas, além disso, o design é outro ponto forte. Um dos exemplos é Harpa, sala de concertos e centro de conferências deslumbrantes no porto de Reykjavik, com uma fachada de vidro que muda de cor. Lar da Iceland Symphony Orchestra e da Icelandic Opera, o local também acolheu performances do festival de música anual que atrai alguns dos músicos mais importantes do mundo, o Iceland Airwaves.

4. The Elf School
Acreditar em elfos não é brincadeira ou apenas folclore para os islandeses. A crença é tão importante na cultura do país que estradas e projetos de construção foram alterados e até interrompidas para não perturbar esse povo escondido. Além disso, muitas famílias possuem pequenas alfhol de madeira (casas de elfos) no jardim. Se você ficou no mínimo curioso sobre o assunto, a The Elf School é o lugar para aprender tudo sobre as criaturas místicas (incluindo 13 tipos de duendes, quatro de gnomos, três espécies de troll e três variedades de fadas).

5. Blue Lagoon Spa
Um mergulho na água fumegante do Blue Lagoon Spa faz parte da lista por boas razões. Afinal, quem não gostaria de relaxar nas águas azul cristalinas das geotérmicas, que oscilam entre 98 e 102 graus durante todo o ano, com vistas espetaculares para as rochas de lava cobertas de neve? Depois de passar um dia inteiro de imersão na Lagoa Azul, a sensação (e a aparência) é de que você se tornou outra pessoa. Isso porque a água é rica em enxofre e sílica, conhecida por seus poderes de cura naturais. A energia geotérmica faz parte do cotidiano dos islandeses. Comunais casas de banhos são parte popular da vida cotidiana (tanto para recuperar as forças depois de um longo dia, quanto para ficar sabendo das últimas fofocas e notícias). Para saber como um local se sente, fuja dos turistas e vá a Laugardalur Park, fora do centro de Reykjavik, um dos muitos lugares na Islândia que oferece banheiras de hidromassagem naturais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados