Luiza Gil   |   02/09/2015 13:16

Conheça as atrações da região do Lago de Genebra

Roteiro com os principais passeios e pontos turísticos da região do Lago de Genebra.

Localizado no coração da natureza preservada, entre lagos e montanhas, a região do Lago de Genebra é um paraíso verde na Terra. São paisagens rurais deslumbrantes, parques de lazer, espetaculares vinhedos em Lavaux (Patrimônio Mundial da Unesco), riqueza cultura em gastronomia e vinhos, inúmeras opções de excursões, além de lojas imperdíveis de marcas nacionais e internacionais.

Confira algumas das atrações que você não pode perder ao visitar esse oásis suíço.

ATIVIDADES AO AR LIVRE
Passeios pelas ruas da cidade, caminhadas ao longo das tranquilas margens do rio, trilhas por florestas e vinhedos, excursões pelos longos cumes íngremes das montanhas cobertos de gelo, escaladas em via ferrata (escada de degraus de ferro), parapente. A região do Lago de Genebra oferece todos esses e outros passeios para explorar vistas de tirar o fôlego.

Uma das atrações mais legais do destino é o passeio em balões de ar quente. Em Château-d’
Oex, você pode ter a vista panorâmica dos lagos e das montanhas locais. Para quem não tiver tanta coragem, ou quiser conhecer mais sobre essa prática, o Espace Ballon, localizado na área de decolagem, permite aos visitantes imergir no universo dos balões – desde como esses gigantes são operados, até filmes 3D.

Outra atividade muito comum é andar de bicicleta, modalidade exercida tanto por ciclistas menos radicais, como por praticantes de mountain bike. Essa é uma ótima maneira de visitar as cidades ao redor sem causar poluição e ainda ajudando a queimar a barriga. As magrelas estão disponíveis em vários locais – basta pegar e sair pedalando.

O ciclismo é tão difundido que foi aberto, em Aigle, o Centro Mundial de Ciclismo (CMC), um ginásio de treinamento olímpico, uma das iniciativas da União Internacional Ciclismo (UIC). Inaugurado em 2002, o local também está disponível para outros esportes, como ginástica, trampolim e atletismo.Um detalhe curioso: com 1,8 mil metros quadrados, a área no centro da pista é uma sala utilizada para festas e casamentos, com capacidade de até 1,2 mil pessoas.

ESPORTES AQUÁTICOS
Os lagos e rios da região são o ambiente ideal para diversas modalidades de esportes aquáticos. Há para todos os gostos: viajantes que procuram adrenalina podem se desafiar na canoagem, rafting, windsurfing, wakeboard, mergulho e pilotando um ski; já para quem quer relaxar e se divertir, pode contemplar lindas paisagens nos pedalinhos, no stand up paddle, praticando vela e remo.

INVERNO
Nas encostas dos Alpes da região do Lago de Genebra, aproveite a neve para ter experiências bem diferentes nas férias. Descer as montanhas de trenó ou esquis, dirigir no gelo, snowboarding, patinar em lagos congelados e muito mais. Também não perca a chance de comer fondue com o legítimo chocolate suíço.

NATUREZA
A região possui diversos parques e reservas naturais, onde fauna e flora prosperam em completa paz. É o caso do La Pierreuse Nature Reserve, Château-d’Oex, Sauge Nature Centre, La Grande Cariçaie, entre vários outros. Também há os jardins botânicos nas cidades e nas montanhas, como La Thomasia, Cantonal Botanical Museum e Íris Garden, La Rambertia.

PARA A FAMÍLIA
Além disso, existem várias atividades para a turma toda. Parques aquáticos, kart, tirolesa, trilhas em florestas são alguns exemplos. Outra opção está nos vários locais de interação com os animais, como o Servion Zoo (com grandes felinos e mamíferos), o Marmot’s Paradise (o paraíso das marmotas) e o Vivarium (a maior coleção de cobras venenosas da Europa).

CULTURA
Museu é o que não falta nessa região – só no site oficial de turismo são mais de 20 de história, sem contar os de arte, geologia, zoologia, transporte e gastronomia. Dentre eles, alguns dos mais curiosos e interessantes são o Roman Museum, Pyromin Museum (com exposições de pirotecnia), Cantonal Money Museum (um dos maiores museus de moeda da Suíça), Bread and Wheat Museum e o Mudac, Museum of Design and Contemporary Arts. Também há espaço para o turismo religioso, 100 três igrejas abertas para visitação: Lausanne Cathedral, The Payerne Abbey Church e The Romainmôtier Abbey Church.

Além disso, o local tem grande importância histórica natural. Nomeados Patrimônio Mundial da Unesco em 2007, os vinhedos de Lavaux ilustram a interação entre homem e natureza. O local consiste em vários terraços em encostas íngremes, cobrindo uma área de 830 hectares entre Lausanne e Montreux. Os visitantes podem explorar o patrimônio a bordo de pequenos trens em pneus de borracha ou a pé, utilizando as trilhas com paradas em uma adega de vinho.

E esse não é o único. O registro das palafitas no Programa de Patrimônio Mundial da Unesco constitui a segunda entrada da região após o reconhecimento de Lavaux. O patrimônio pré-histórico ao redor dos Alpes compreende uma área de 111 aldeias ribeirinhas distribuídas por seis países fronteiriços: Suíça, Áustria, França, Alemanha, Itália e Eslovênia. A série é composta de restos de assentamentos que datam entre cinco mil a 500 a.C. Dos 54 sítios localizados em território suíço, dez estão na região.

As áreas ao redor do Lago de Genebra ainda contam com diversos sítios históricos, com destaque para a cultura romana – arenas, cidades, mosaicos e outras várias mostras dessa cultura.

GASTRONOMIA E VINHO
Com restaurantes premiados com os títulos Gault Millau e Michelin, a região do Lago de Genebra é o lugar perfeito para os apreciadores da fina culinária. Além de estabelecimentos renomados, há pousadas típicas, brasseries tradicionais e gastronomia multiétnica. Para acompanhar essas delícias, nada melhor do que uma boa bebida – e não é qualquer uma. Os viticultores locais têm sido bem sucedidos na fabricação de excelentes vinhos.

E tem mais: o local não é conhecido apenas pelas adegas, mas também pelos queijos e salsichas excepcionais, sem contar a fama pela boa confeitaria, com bolos maravilhosos.

COMPRAS
Na região do Lago de Genebra, os centros históricos continuaram com atividades comerciais ativas – por isso o ambiente de compras é muito agradável, com um clima acolhedor. Lausanne, Montreux, Morges, Nyon e Yverdon-les-Bains são algumas dessas cidades que oferecem mercados, boutiques, lojas nacionais e internacionais, joalherias e relojoeiros em suas praças e ruas. Além disso, também é possível dar uma pausa na caminhada urbana para apreciar os terraços e bistrôs – sem falar nas chocolatiers.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados