Pesquisa: 66% dos turistas voltariam para São Paulo
Qual é o perfil do viajante que vem a São Paulo?
Qual é o perfil do viajante que vem a São Paulo? Para responder a esta pergunta, a SP Turis, por meio do seu Observatório de Turismo e Eventos, tem realizado neste segundo semestre – de junho até novembro – uma pesquisa para revelar quem visita a capital, seus hábitos de consumo e sua avaliação enquanto está na região. O estudo será utilizado como base para planejamento de ações estratégicas relacionadas ao segmento de turismo na cidade.
Entre 13 e 19 julho, foram aplicados 400 questionários aos viajantes que passaram pela Rodovia dos Imigrantes. A maioria dos participantes era composta por homens (71%) com idade entre 30 e 39 anos (27,8%) e ensino superior completo (45,3%).
De modo geral, a avaliação da cidade foi considerada boa ou ótima para 60% dos entrevistados. Entre os serviços, as opções de compras na cidade tiveram avaliação boa ou ótima para 93%. Em seguida, foram bem avaliadas as opções gastronômicas (91%), atrativos culturais (81%), hospedagem (81%).
OS PROBLEMAS
Em tempos de “guerra” entre taxistas e motoristas do Uber, os táxis foram considerados um problema para o viajante, com apenas 60% de avaliação ótima ou boa. A hospitalidade da população segue a mesma linha, pouco calorosa, como apontou a pesquisa, representou 55%.
As principais atividades realizadas na capital paulistana são viagem gastronomia (32%), compras (27%), visita a parentes e amigos (13%), visita a centros médicos (5%) e bares e casas noturnas (3%).
Perguntados se pretendem retornar à cidade, 66% dos respondentes afirmam que sim. Entre os pontos turísticos que motivam a volta para a cidade, estão a Avenida Paulista, o Parque do Ibirapuera, a Rua 25 de Março, o Masp, o Mercado Municipal, a Vila Madalena, a Estação da Luz e o Museu da Língua Portuguesa.
Entre 13 e 19 julho, foram aplicados 400 questionários aos viajantes que passaram pela Rodovia dos Imigrantes. A maioria dos participantes era composta por homens (71%) com idade entre 30 e 39 anos (27,8%) e ensino superior completo (45,3%).
De modo geral, a avaliação da cidade foi considerada boa ou ótima para 60% dos entrevistados. Entre os serviços, as opções de compras na cidade tiveram avaliação boa ou ótima para 93%. Em seguida, foram bem avaliadas as opções gastronômicas (91%), atrativos culturais (81%), hospedagem (81%).
OS PROBLEMAS
Em tempos de “guerra” entre taxistas e motoristas do Uber, os táxis foram considerados um problema para o viajante, com apenas 60% de avaliação ótima ou boa. A hospitalidade da população segue a mesma linha, pouco calorosa, como apontou a pesquisa, representou 55%.
As principais atividades realizadas na capital paulistana são viagem gastronomia (32%), compras (27%), visita a parentes e amigos (13%), visita a centros médicos (5%) e bares e casas noturnas (3%).
Perguntados se pretendem retornar à cidade, 66% dos respondentes afirmam que sim. Entre os pontos turísticos que motivam a volta para a cidade, estão a Avenida Paulista, o Parque do Ibirapuera, a Rua 25 de Março, o Masp, o Mercado Municipal, a Vila Madalena, a Estação da Luz e o Museu da Língua Portuguesa.