Tam dá mais detalhes sobre escolha de hub no Nordeste
Natal, Recife ou Fortaleza? Que cidade será o hub escolhido pela Tam no Nordeste do País, com previsão de anúncio no final de 2015 para operação em 2016?
Natal, Recife ou Fortaleza? Que cidade será o hub escolhido pela Tam no Nordeste do País, com previsão de anúncio no final de 2015 para operação em 2016? A disputa está causando alvoroço nas três cidades e no Nordeste brasileiro e o Portal PANROTAS enviou algumas perguntas à companhia aérea, para esclarecer melhor como se dará a escolha. A disputa esquentou com a nomeação de Henrique Alves, de Natal, como ministro do Turismo. Mas Recife está fazendo lobby forte também.
Veja abaixo as respostas da Tam ao Portal PANROTAS.
PORTAL PANROTAS - Que Estados já procuraram a Tam?
TAM - A Tam iniciou, no dia do anúncio (17/4), os contatos com as autoridades dos três Estados (Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco) e das respectivas capitais, bem como com as administradoras aeroportuárias.
PP - O que vai contar mais nessa escolha?
TAM - Os três critérios para a escolha da cidade são: a localização geográfica, a infraestrutura aeroportuária e seu potencial de desenvolvimento, e ainda a experiência do cliente. Durante o estudo de viabilidade da iniciativa, que deve ser finalizado até o fim de 2015, a companhia também avaliará outros fatores, mas seu principal objetivo será sempre otimizar os custos, capilarizar sua malha e oferecer a melhor experiência para o passageiro.
PP - Como a empresa avalia a infraestrutura hoje existente? O que faltaria em cada candidato?
TAM - Os três aeroportos selecionados têm pontos fortes e outros que necessitam de melhorias. Todos têm potencial de desenvolvimento da infraestrutura já existente, que será um fator-chave.
PP - Por que Salvador ficou de fora?
TAM - Como já mencionado, os critérios para a seleção das cidades foram a localização geográfica, a infraestrutura aeroportuária e seu potencial de desenvolvimento, e ainda a experiência do cliente.
PP - Qual volume de voos previstos?
TAM - Este é um dado que será determinado após o estudo de viabilidade.
PP - A Tam espera que tipo de incentivos dos governos envolvidos? Que peso eles terão frente aos critérios técnicos?
TAM - Os contatos com as autoridades têm o objetivo de viabilizar os fatores necessários para a escolha de uma das capitais, como a infraestrutura adequada e a competitividade de custos.
PP - O foco maior será internacional ou regional?
TAM - O principal objetivo é ampliar a conectividade das regiões Norte e Nordeste do Brasil com a América do Sul e a Europa. Com um hub no Nordeste, nossos passageiros poderão, por exemplo, ir de Santarém até Madri sem ter que passar por São Paulo. Com isso, a distância total do voo será até 27% menor.
PP - Há planos de ligações do Nordeste também com os hubs de Lima e Santiago?
TAM - Os destinos serão definidos ao longo do processo de implementação do hub. De todo modo, entre os objetivos do novo terminal está o de possibilitar a ampliação do número de voos entre os países da América do Sul, em conexão com a Europa.
Veja abaixo as respostas da Tam ao Portal PANROTAS.
PORTAL PANROTAS - Que Estados já procuraram a Tam?
TAM - A Tam iniciou, no dia do anúncio (17/4), os contatos com as autoridades dos três Estados (Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco) e das respectivas capitais, bem como com as administradoras aeroportuárias.
PP - O que vai contar mais nessa escolha?
TAM - Os três critérios para a escolha da cidade são: a localização geográfica, a infraestrutura aeroportuária e seu potencial de desenvolvimento, e ainda a experiência do cliente. Durante o estudo de viabilidade da iniciativa, que deve ser finalizado até o fim de 2015, a companhia também avaliará outros fatores, mas seu principal objetivo será sempre otimizar os custos, capilarizar sua malha e oferecer a melhor experiência para o passageiro.
PP - Como a empresa avalia a infraestrutura hoje existente? O que faltaria em cada candidato?
TAM - Os três aeroportos selecionados têm pontos fortes e outros que necessitam de melhorias. Todos têm potencial de desenvolvimento da infraestrutura já existente, que será um fator-chave.
PP - Por que Salvador ficou de fora?
TAM - Como já mencionado, os critérios para a seleção das cidades foram a localização geográfica, a infraestrutura aeroportuária e seu potencial de desenvolvimento, e ainda a experiência do cliente.
PP - Qual volume de voos previstos?
TAM - Este é um dado que será determinado após o estudo de viabilidade.
PP - A Tam espera que tipo de incentivos dos governos envolvidos? Que peso eles terão frente aos critérios técnicos?
TAM - Os contatos com as autoridades têm o objetivo de viabilizar os fatores necessários para a escolha de uma das capitais, como a infraestrutura adequada e a competitividade de custos.
PP - O foco maior será internacional ou regional?
TAM - O principal objetivo é ampliar a conectividade das regiões Norte e Nordeste do Brasil com a América do Sul e a Europa. Com um hub no Nordeste, nossos passageiros poderão, por exemplo, ir de Santarém até Madri sem ter que passar por São Paulo. Com isso, a distância total do voo será até 27% menor.
PP - Há planos de ligações do Nordeste também com os hubs de Lima e Santiago?
TAM - Os destinos serão definidos ao longo do processo de implementação do hub. De todo modo, entre os objetivos do novo terminal está o de possibilitar a ampliação do número de voos entre os países da América do Sul, em conexão com a Europa.