Novo diretor do Turismo da Áustria sonha com voo direto
O brasileiro Georg Kapus foi apresentado hoje como o novo diretor do Turismo da Áustria para Brasil e Espanha no lugar de Werner Fritz, que se aposentou.
O brasileiro Georg Kapus foi apresentado hoje como o novo diretor do Turismo da Áustria para Brasil e Espanha no lugar do recém-aposentado Werner Fritzu. No cargo desde setembro, Kapus tem como meta ampliar de 8% a 10% a participação de brasileiros na economia do turismo austríaco. O evento de apresentação do executivo aconteceu no restaurante Ecco, em São Paulo, e contou com a presença de um seleto grupo de operadores.
Atualmente, o Brasil ocupa a 38ª posição no ranking internacional de emissores de turistas para o país. Transformando em números, essa colocação corresponde a 72.504 chegadas e 162.359 pernoites de brasileiros no ano passado, um crescimento de mais de 6% de room nights, se comparado com 2012.
Com 40 anos de experiência no setor, onde acumula passagens por grandes companhias aéreas (Varig, Pan American e Swissair), Kapus pretende estreitar o relacionamento com todo o trade turístico. “O mercado brasileiro é, na usa maioria, B2B e, sendo assim, a cooperação com a indústria do turismo tem prioridade absoluta”, diz o executivo. “Por ter nascido aqui, eu sei o tipo de comunicação que devo adotar para atrair mais visitantes para a Áustria. Eu quero fazer tudo o que não foi feito até agora”, completou.
Sua gestão cuidará de promover a Áustria como um destino de inverno europeu com opções distintas ao turismo tradicional. Segundo ele, os turistas do Brasil anseiam por novos destinos e experiências. “A viagem já faz parte da cultura da família brasileira. O que falta é uma boa comunicação e entender as necessidades desses viajantes”, explicou. “Quer um exemplo? O alemão – um dos principais emissores de turistas para a Áustria – janta às 18h. Não adianta oferecer essa refeição para um brasileiro nesse horário que ele não vai aceitar, pois é muito cedo. O que eu quero é formatar o produto ideal para esse mercado”, completou.
Falando em produtos e em formatação, o novo diretor vê nas agências de viagens e operadoras uma parceria sem fronteiras. “Jamais deixaremos de ser parceiro dos agentes de viagens e dos operadores. São eles que vão me ajudar a promover a Áustria aqui no Brasil, são eles que vão me ajudar a bater a minha meta, que é de chegar a 250 mil pernoites em três anos. Essa minha união com o trade é para sempre”, garantiu.
LIGAÇÕES AÉREAS
Um voo direto ligando o Brasil e a Áustria é um sonho de Kapus. No entanto, ele diz que sabe que hoje essa operação é quase que impossível, já que o baixo número de brasileiros que visitam o país impossibilita a viabilidade econômica dessa rota. “Quem sabe daqui a alguns anos, né? Enquanto essa data tão sonhada não chega, contamos com voos com excelentes conexões na Europa, operados por grandes companhias, como Iberia, Tam, Tap e Lufthansa”.
ROADSHOW
Kapus, que fica baseado na Espanha, participará do roadshow que o país promove no Brasil até o final do mês. O evento passará por São Paulo (28/10), Porto Alegre (29) e Curitiba (30). Para 2015, o encontro deverá ocorrer novamente na capital paulista e incluir destinos como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Para mais informações e inscrições para o roadshow, enviar e-mail para saopaulo@advantageaustria.org.
Atualmente, o Brasil ocupa a 38ª posição no ranking internacional de emissores de turistas para o país. Transformando em números, essa colocação corresponde a 72.504 chegadas e 162.359 pernoites de brasileiros no ano passado, um crescimento de mais de 6% de room nights, se comparado com 2012.
Com 40 anos de experiência no setor, onde acumula passagens por grandes companhias aéreas (Varig, Pan American e Swissair), Kapus pretende estreitar o relacionamento com todo o trade turístico. “O mercado brasileiro é, na usa maioria, B2B e, sendo assim, a cooperação com a indústria do turismo tem prioridade absoluta”, diz o executivo. “Por ter nascido aqui, eu sei o tipo de comunicação que devo adotar para atrair mais visitantes para a Áustria. Eu quero fazer tudo o que não foi feito até agora”, completou.
Sua gestão cuidará de promover a Áustria como um destino de inverno europeu com opções distintas ao turismo tradicional. Segundo ele, os turistas do Brasil anseiam por novos destinos e experiências. “A viagem já faz parte da cultura da família brasileira. O que falta é uma boa comunicação e entender as necessidades desses viajantes”, explicou. “Quer um exemplo? O alemão – um dos principais emissores de turistas para a Áustria – janta às 18h. Não adianta oferecer essa refeição para um brasileiro nesse horário que ele não vai aceitar, pois é muito cedo. O que eu quero é formatar o produto ideal para esse mercado”, completou.
Falando em produtos e em formatação, o novo diretor vê nas agências de viagens e operadoras uma parceria sem fronteiras. “Jamais deixaremos de ser parceiro dos agentes de viagens e dos operadores. São eles que vão me ajudar a promover a Áustria aqui no Brasil, são eles que vão me ajudar a bater a minha meta, que é de chegar a 250 mil pernoites em três anos. Essa minha união com o trade é para sempre”, garantiu.
LIGAÇÕES AÉREAS
Um voo direto ligando o Brasil e a Áustria é um sonho de Kapus. No entanto, ele diz que sabe que hoje essa operação é quase que impossível, já que o baixo número de brasileiros que visitam o país impossibilita a viabilidade econômica dessa rota. “Quem sabe daqui a alguns anos, né? Enquanto essa data tão sonhada não chega, contamos com voos com excelentes conexões na Europa, operados por grandes companhias, como Iberia, Tam, Tap e Lufthansa”.
ROADSHOW
Kapus, que fica baseado na Espanha, participará do roadshow que o país promove no Brasil até o final do mês. O evento passará por São Paulo (28/10), Porto Alegre (29) e Curitiba (30). Para 2015, o encontro deverá ocorrer novamente na capital paulista e incluir destinos como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Para mais informações e inscrições para o roadshow, enviar e-mail para saopaulo@advantageaustria.org.