Aumento de brasileiros surpreende Turismo de Barcelona
Atípico: é assim que o responsável pela Promoção e Comercialização do Turismo de Barcelona, Mateo Asensio, define o ano para os negócios no Brasil.
Atípico: é assim que o responsável pela Promoção e Comercialização do Turismo de Barcelona, Mateo Asensio, define o ano para os negócios no Brasil. Que a Copa do Mundo trouxe péssimas notícias para alguns segmentos da indústria não é novidade. Mas o que surpreendeu Asensio foi o crescimento do número de visitantes brasileiros até agora, quando comparado com aos números do último ano.
A adjetivação de Asensio não é leviana: o setor não sabia o que esperar de 2014. Alguns foram surpreendidos com a queda brusca no nível dos negócios, enquanto outros tiverem a agradável surpresa da ressaca pós-Copa, embarcando os passageiros que esperaram o fim do Mundial para viajar – foi o caso de Barcelona. “Já visitamos 14 operadoras nesta visita e, embora não tenham dados concretos, o que pudemos perceber é que os negócios cresceram em relação ao último ano”, disse.
BARCELONA E CATALUNHA
A visita de Asensio ao Brasil está pautada para a visitação das operadoras mais representativas para o destino. Joan Romero, responsável pelo escritório da Agência Catalã de Turismo no Brasil, acompanhou Asensio, ainda que ambos façam parte de órgãos distintos. “Temos interesses diferentes de divulgação, mas trabalhamos juntos para poder incentivar o mercado: para Barcelona, como cidade, e Catalunha, como região”, explicou.
Em maio, a Braztoa promoveu uma viagem com seus operadores para a Catalunha, em parceria com Romero, e passando por Barcelona. À época, novos pacotes foram desenhados e, de acordo com o representante, muitas operadoras já estão comercializando os frutos da visita. “Uma operadora fechou um pacote de esqui e, outra, um de trens. Estamos colhendo o que plantamos na viagem”, explica.
Sobre Barcelona, Asensio sentiu que o retorno também foi muito positivo. “O que percebemos nas operadoras é que este apoio que damos a elas é muito importante. Eles valorizam este contato local”, disse. O fluxo de passageiros para Barcelona em 2014 surpreendeu o representante: “foi uma ótima surpresa nesse ano tão instável para o mercado”.
O objetivo principal das representações está sendo cumprido: fazer de Barcelona uma grande porta de entrada dos brasileiros na Europa - ainda que o perfil do turista brasileiro seja impossível de desenhar. “Os brasileiros são conhecidos por serem plurais, com interesses diferentes - não buscam sempre a mesma coisa. Sabemos que compras, gastronomia, luxo e lazer atraem grande parte deste público”, destacou Asensio. Os brasileiros configuram dentre as primeiras nacionalidade no ranking de gastos com compras em Barcelona.
Na volta para a Espanha, Asensio vai juntar as informações que colheu ao longo dos dias no Brasil e traçar as metas de 2015, assim como o calendário para o ano seguinte. “Agora é a hora de programar as ações do próximo ano”, concluiu.
A adjetivação de Asensio não é leviana: o setor não sabia o que esperar de 2014. Alguns foram surpreendidos com a queda brusca no nível dos negócios, enquanto outros tiverem a agradável surpresa da ressaca pós-Copa, embarcando os passageiros que esperaram o fim do Mundial para viajar – foi o caso de Barcelona. “Já visitamos 14 operadoras nesta visita e, embora não tenham dados concretos, o que pudemos perceber é que os negócios cresceram em relação ao último ano”, disse.
BARCELONA E CATALUNHA
A visita de Asensio ao Brasil está pautada para a visitação das operadoras mais representativas para o destino. Joan Romero, responsável pelo escritório da Agência Catalã de Turismo no Brasil, acompanhou Asensio, ainda que ambos façam parte de órgãos distintos. “Temos interesses diferentes de divulgação, mas trabalhamos juntos para poder incentivar o mercado: para Barcelona, como cidade, e Catalunha, como região”, explicou.
Em maio, a Braztoa promoveu uma viagem com seus operadores para a Catalunha, em parceria com Romero, e passando por Barcelona. À época, novos pacotes foram desenhados e, de acordo com o representante, muitas operadoras já estão comercializando os frutos da visita. “Uma operadora fechou um pacote de esqui e, outra, um de trens. Estamos colhendo o que plantamos na viagem”, explica.
Sobre Barcelona, Asensio sentiu que o retorno também foi muito positivo. “O que percebemos nas operadoras é que este apoio que damos a elas é muito importante. Eles valorizam este contato local”, disse. O fluxo de passageiros para Barcelona em 2014 surpreendeu o representante: “foi uma ótima surpresa nesse ano tão instável para o mercado”.
O objetivo principal das representações está sendo cumprido: fazer de Barcelona uma grande porta de entrada dos brasileiros na Europa - ainda que o perfil do turista brasileiro seja impossível de desenhar. “Os brasileiros são conhecidos por serem plurais, com interesses diferentes - não buscam sempre a mesma coisa. Sabemos que compras, gastronomia, luxo e lazer atraem grande parte deste público”, destacou Asensio. Os brasileiros configuram dentre as primeiras nacionalidade no ranking de gastos com compras em Barcelona.
Na volta para a Espanha, Asensio vai juntar as informações que colheu ao longo dos dias no Brasil e traçar as metas de 2015, assim como o calendário para o ano seguinte. “Agora é a hora de programar as ações do próximo ano”, concluiu.