Caroline Cabral   |   07/05/2014 19:16

Neuschwanstein, o castelo alemão que inspirou Disney

O segundo dia da viagem Braztoa de Sustentabilidade começou cedo e chuvoso.

O segundo dia da viagem Braztoa de Sustentabilidade começou cedo e chuvoso. Depois de duas horas de viagem, o suspiro coletivo anunciou que a chegada estava próxima; da estrada, era possível avistar o incrível castelo da Cinderela, ou, como chamam por aqui, o Schloss Neuschwanstein. Ele fica na região da Bavária, na vila Hohenschwangau, perto de Füssen.

A subida até o topo da montanha, onde fica o castelo, pode ser feita por charrete, puxada por dois cavalos, ou de ônibus – ainda que este seja um tanto abarrotado, é suportável para esta viagem curta. Na chegada, a vista é arrebatadora. Um mirante permite boas fotos e vista para outro castelo, que pertenceu aos pais do rei Ludwig, o rei louco - ele mandou construir Neuschwanstein para sua maior admiração, o compositor Richard Wagner. Mas é a ponte Marienbrücke que reserva a melhor vista do castelo, com sol ou chuva - no caso, muita chuva -, vale a visita.

A construção nunca foi terminada, e o rei viveu ali por apenas 157 dias, depois morreu de maneira misteriosa; ninguém sabe dizer o que aconteceu, mas seu corpo foi encontrado no lago ao lado do corpo de seu médico. O tour pelos aposentos do castelo que inspirou Walt Disney a criar o da Cinderela é guiado por áudio e rico em detalhes. Cada sala foi dedicada a um tema, desde religiosos até momentos da nobreza e lendas medievais. Uma gruta artificial com luzes coloridas e uma vista deslumbrante reforçam a tese de que Ludwig não era louco, mas estava à frente de seu tempo, um visionário incompreendido.

O tour foi seguido por um almoço no Alpenrose Am See, restaurante que fica no pé da montanha do castelo e na beira do lago Alpenrose. À noite, a chegada em Oberjoch foi chuvosa, mas na Alemanha não há frio que não possa ser superado com sopa quente, cerveja gelada e calefação - tudo isso na cara da janela, curtindo o frio quentinho.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da Braztoa e do Turismo da Alemanha e com seguro GTA.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados