Fabíola Bemfeito   |   15/01/2014 14:27

Hoteleiros querem Aparecida (SP) na rota internacional

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) quer fomentar a visitação ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Estado de São Paulo, e projetá-lo como destino mundial de peregrinação

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) quer fomentar a visitação ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Estado de São Paulo, e projetá-lo como destino mundial de peregrinação. Por conta disso, a entidade está em entendimento com o cardeal-arcebispo da cidade e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, para realização de um encontro mundial sobre o tema ainda este ano.

Os esforços do setor de hospedagem serão voltados principalmente para atrair turistas com alto poder aquisitivo. De olho no potencial turístico, já estão surgindo hotéis na região que atendam a esse perfil de visitante. Em 2013, o Santuário Nacional de Aparecida bateu recorde histórico de romeiros, 11,856 milhões — 742 mil pessoas a mais que em 2012. O aumento foi impulsionado, principalmente, pelo movimento de jovens, fruto da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio de Janeiro.

“O Santuário Nacional de Aparecida tem tudo para se tornar um ícone do turismo religioso internacional. Em 2012, Fátima, em Portugal, recebeu cerca de cinco milhões de peregrinos e Lourdes, na França, seis milhões. O santuário brasileiro recebe muito mais visitantes, mas a grande maioria é de turistas brasileiros. Queremos atrair pessoas de todos os continentes ao maior santuário mariano do mundo”, afirma o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio.

O encontro internacional sobre turismo religioso reunirá representantes dos principais destinos do mundo, entre os quais Santiago de Compostela (Espanha), Fátima, Medjugorje (Bósnia) e Lourdes. O Brasil quer conquistar espaço nesse nicho turístico. Serão discutidos o atual momento do turismo religioso como segmento de mercado, os principais agentes, a infraestrutura, os destinos, os produtos e os serviços.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados