Verão: Fortaleza e Orlando são destinos mais procurados
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis), a pedido do Sindetur-SP, aponta que quase metade das agências de turismo e operadoras turísticas do Brasil (45,2%)
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis), a pedido do Sindetur-SP, aponta que quase metade das agências de turismo e operadoras turísticas do Brasil (45,2%) acredita que a movimentação de viajantes será maior na Temporada de Verão 2013/2014, em comparação com o mesmo período anterior. O crescimento deve ficar em torno de 24,5%, em média.
“Entre as empresas que projetam aumento da movimentação de turistas, mais de 60% preveem alta entre 10% e 30% em relação à temporada anterior”, diz o diretor do Ipeturis, Marciano Freire, que esteve à frente do estudo.
Segundo Freire, de acordo com o levantamento, os principais motivos para este otimismo são as ações comerciais e de divulgação empreendidas pelas próprias empresas (18,2%), a facilidade de pagamentos de pacotes e serviços turísticos (15,6%) e os preços promocionais para o verão (13%).
O estudo revela equilíbrio na preferência dos turistas entre os destinos nacionais (49,3%), com leve predominância pelas viagens internacionais (50,7%). “Nos destinos turísticos internacionais mais procurados, os motivos mais citados são compras, parques temáticos e atrações culturais. No caso dos destinos brasileiros, os atrativos são a combinação sol e praia e as belezas naturais”, afirma Marciano Freire.
MAIS PROCURADOS
Entre os cinco países mais procurados na Temporada de Verão 2013/2014, destaque para os Estados Unidos (60,1%), seguidos da Argentina (16,5%), França (7,9%) e Portugal (3,1). Nas viagens nacionais lideram o ranking de preferência dos turistas os Estados do Ceará (23,4%), Rio de Janeiro (17%), Bahia (12,7%), Rio Grande do Norte (11,5%) e Alagoas (10,7%).
DESTINOS INTERNACIONAIS
Orlando (15,1%)
Paris (14,4%)
Miami (14,2%)
Buenos Aires (11,5%)
Nova York (10,4%)
DESTINOS NACIONAIS
Fortaleza (23,6%)
Rio de Janeiro (16,6%)
Natal (11,5%)
Maceió (10,9%)
Salvador (9,9%)
PERFIL DA AMOSTRA
Foram entrevistadas 368 empresas do segmento de agenciamento de serviços turísticos distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, somando 66 cidades. Agências de Turismo que atuam na ponta de vendas, no atendimento direto ao consumidor, constituem 75,5% da amostra. As demais 25,5% são operadoras turísticas que atuam na produção de viagens organizadas e em serviços de turismo receptivo.
“Entre as empresas que projetam aumento da movimentação de turistas, mais de 60% preveem alta entre 10% e 30% em relação à temporada anterior”, diz o diretor do Ipeturis, Marciano Freire, que esteve à frente do estudo.
Segundo Freire, de acordo com o levantamento, os principais motivos para este otimismo são as ações comerciais e de divulgação empreendidas pelas próprias empresas (18,2%), a facilidade de pagamentos de pacotes e serviços turísticos (15,6%) e os preços promocionais para o verão (13%).
O estudo revela equilíbrio na preferência dos turistas entre os destinos nacionais (49,3%), com leve predominância pelas viagens internacionais (50,7%). “Nos destinos turísticos internacionais mais procurados, os motivos mais citados são compras, parques temáticos e atrações culturais. No caso dos destinos brasileiros, os atrativos são a combinação sol e praia e as belezas naturais”, afirma Marciano Freire.
MAIS PROCURADOS
Entre os cinco países mais procurados na Temporada de Verão 2013/2014, destaque para os Estados Unidos (60,1%), seguidos da Argentina (16,5%), França (7,9%) e Portugal (3,1). Nas viagens nacionais lideram o ranking de preferência dos turistas os Estados do Ceará (23,4%), Rio de Janeiro (17%), Bahia (12,7%), Rio Grande do Norte (11,5%) e Alagoas (10,7%).
DESTINOS INTERNACIONAIS
Orlando (15,1%)
Paris (14,4%)
Miami (14,2%)
Buenos Aires (11,5%)
Nova York (10,4%)
DESTINOS NACIONAIS
Fortaleza (23,6%)
Rio de Janeiro (16,6%)
Natal (11,5%)
Maceió (10,9%)
Salvador (9,9%)
PERFIL DA AMOSTRA
Foram entrevistadas 368 empresas do segmento de agenciamento de serviços turísticos distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, somando 66 cidades. Agências de Turismo que atuam na ponta de vendas, no atendimento direto ao consumidor, constituem 75,5% da amostra. As demais 25,5% são operadoras turísticas que atuam na produção de viagens organizadas e em serviços de turismo receptivo.