Maria Izabel Reigada   |   25/11/2013 20:59

Espanha lança produto para comunidade judaica

Promover uma experiência de turismo singular em um destino onde quase tudo está inventado. É esse o desafio que a secretária geral da Rede de Bairros Judeus da Espanha, conhecidos como “Juderías”, Assumpció Hosta i Rebés, apresentou nesta tarde a representantes de agências

Promover uma experiência de turismo singular em um destino onde quase tudo está inventado. É esse o desafio que a secretária geral da Rede de Bairros Judeus da Espanha, conhecidos como “Juderías”, Assumpció Hosta i Rebés, apresentou nesta tarde a representantes de agências e operadoras de turismo, bem como membros da comunidade judaica em São Paulo. Criada em 1995 com dez municípios espanhóis, a rede reúne hoje 24 cidades que, depois de recuperarem seus patrimônios relacionados ao judaísmo, apostam agora na promoção turística dos mesmos. “O primeiro trabalho foi de recuperação do patrimônio material, com o restauro de ruas, praças e palácios. Depois, partimos para o patrimônio imaterial , resgatando a cultura e a história de cada local”, explicou Assumpció.

O vice-presidente da associação – que não tem fins lucrativos – , Luis Guinó, conta que a origem da rede priorizou o aspecto cultural, antes de atentar para o turismo. “Mas uma coisa trouxe a outra. Depois da recuperação da arquitetura, os centros históricos onde estão instalados normalmente os bairros judeus começaram a receber mais visitantes”, explica. Segundo ele, em cidades de porte mediano, onde o turismo não é uma atividade econômica muito desenvolvida, o crescimento do setor foi mais nítido. “Nesses destinos vimos um aumento de até 35% no número de visitantes por conta do atrativo relacionado às rotas judaicas”, explica. “Em Besalú, esse já é o segundo tema que mais atrai visitantes”, disse sobre a cidade em que atua, na Catalunha.

Confirmado para participação no evento, por conta de agenda no Brasil, o príncipe Felipe, da Espanha, não veio ao País por conta de problemas na aeronave que o traria. O evento teve a participação das duas companhias aéreas espanholas que voam para o Brasil, a Air Europa e a Iberia, e promoção do Escritório de Turismo da Espanha no País, comandado por Elvira Salazar. Além de São Paulo, o mesmo evento foi realizado na Cidade do México e em Buenos Aires. “Escolhemos os destinos que têm uma estrutura comunidade judia. Tanto em quantidade quanto em qualidade”, explica Guinó. Antes da América Latina, a rede havia visitado os Estados Unidos, passando por Nova York e Miami.

Entre as 24 cidades incluídas na Rede de Bairros Judeus da Espanha há alguns “clássicos”, como Barcelona, Sevilha e Córdoba, e preciosidades a serem descobertas, como Hervas, Estella-Lizarra e Besalú. Mais informações sobre o produto, apresentado como Caminhos de Sefarad (Espanha em hebreu) podem ser conferidas no site www.redjuderias.org.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados