Santa Maria (RS) implementará trem turístico
A cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, deverá resgatar um meio de transporte histórico: o ferroviário.
A cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, deverá resgatar um meio de transporte histórico: o ferroviário. O projeto da instalação de uma linha turística já garantiu o montante de R$ 1,72 milhão com o MTur e terá a contrapartida municipal de R$ 190 mil. As informações são do Jornal do Comércio.
“O transporte ferroviário está no imaginário popular”, destaca o prefeito da cidade, Cezar Schirmer. Ele prevê que o empreendimento será um ícone para o setor de turismo na região, que atualmente só conta com o transporte de cargas por trens. A gerente de Produção Turística da Secretaria Municipal de Turismo, Christiana Barbieri Szalanski, relata que a expectativa é de que a Caixa autorize, ainda neste mês, o repasse dos recursos do governo federal. Após essa etapa, será iniciado o processo licitatório. A concretização da linha levará até 12 meses.
O projeto está dividido em duas partes, que totalizam cerca de seis quilômetros. A prefeitura pretende captar mais recursos para a segunda metade do empreendimento. Schirmer adianta que algumas opções serão avaliadas, inclusive a formação de uma Parceria Público Privada (PPP). O trecho inteiro terá começo na estação Central (já existente), passando pela futura estação Silva Jardim/Bunge e terminará na estação da Barragem (que terá que ser construída).
“O transporte ferroviário está no imaginário popular”, destaca o prefeito da cidade, Cezar Schirmer. Ele prevê que o empreendimento será um ícone para o setor de turismo na região, que atualmente só conta com o transporte de cargas por trens. A gerente de Produção Turística da Secretaria Municipal de Turismo, Christiana Barbieri Szalanski, relata que a expectativa é de que a Caixa autorize, ainda neste mês, o repasse dos recursos do governo federal. Após essa etapa, será iniciado o processo licitatório. A concretização da linha levará até 12 meses.
O projeto está dividido em duas partes, que totalizam cerca de seis quilômetros. A prefeitura pretende captar mais recursos para a segunda metade do empreendimento. Schirmer adianta que algumas opções serão avaliadas, inclusive a formação de uma Parceria Público Privada (PPP). O trecho inteiro terá começo na estação Central (já existente), passando pela futura estação Silva Jardim/Bunge e terminará na estação da Barragem (que terá que ser construída).