Número de brasileiros no Canadá cresce 9,6% em 2011
De acordo com dados da Comissão de Turismo do Canadá (CTC), o país recebeu 15.975.674 de turistas em 2011, número que representa uma queda de 0,8 em relação ao ano anterior. Tal desempenho reflete o momento de crise pelo qual passam os Estados Unidos, maior mercado do Canadá, e a Europa.
EDMONTON (CANADÁ) - De acordo com dados da Comissão de Turismo do Canadá (CTC), o país recebeu 15.975.674 de turistas em 2011, número que representa uma queda de 0,8 em relação ao ano anterior. Tal desempenho reflete o momento de crise pelo qual passam os Estados Unidos, maior mercado do Canadá, e a Europa.
Por outro lado, mercados emergentes, entre os quais o Brasil e China, têm ido de encontro a esta realidade. No acumulado do ano, o crescimento brasileiro chegou a 9,6%, com 87.904 turistas. Na China, a taxa foi de 25%, em uma somatória de mais de 241 mil.
TURISTA DE QUALIDADE
“O que vemos no Brasil é um mercado com muito potencial”, disse o presidente da Diretoria e do Comitê Executivo da CTC, Steve Allan. E não é para menos. Apesar de o número de visitantes ser baixo, se comparado a outros países – só os Estados Unidos enviam cerca de 10 milhões por ano –, os brasileiros, assim como em outros países, lideram a média de gastos por viagem: US$ 18 mil, em 21 dias. Em segundo lugar, estão os australianos e, em terceiro, os chineses. “Os brasileiros são ótimos compradores”, brincou o executivo.
A CTC, que realiza o Rendez-vous Canada, maior feira de turismo do Canadá, tem representações em 11 países, tidos por eles como prioritários, que são: Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Japão, México, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos. Do Brics, estão presentes apenas três membros (Brasil, Índia e China). “Recebemos um número interessante de russos, porém, de acordo com nossos estudos, a demanda é inferior à dos mercados onde temos representantes”, explica Allan. O mesmo acontece com a África do Sul. No Brasil, a representante do CTC é Sheila Nassar.
OPERADORAS
O número de operadoras de turismo brasileiras que trabalham com o mercado canadense simplesmente quadruplicou em três anos. “Em 2009, trabalhávamos com 20 empresas. Este número, atualmente, está em 80. É muito bom saber que o interesse do brasileiro em nosso país tenha crescido tanto”, comemora Allan. Para estreitar a relação com as operadoras parceiras, a CTC promove treinamentos on-line e workshops.
O presidente da Diretoria e do Comitê Executivo da CTC afirma que já viajou algumas vezes para o Brasil “para saber o que está acontecendo” no mercado. “Viajar para lá é uma forma de investimento.”
Fotos: Biaphra Galeno
Por outro lado, mercados emergentes, entre os quais o Brasil e China, têm ido de encontro a esta realidade. No acumulado do ano, o crescimento brasileiro chegou a 9,6%, com 87.904 turistas. Na China, a taxa foi de 25%, em uma somatória de mais de 241 mil.
TURISTA DE QUALIDADE
“O que vemos no Brasil é um mercado com muito potencial”, disse o presidente da Diretoria e do Comitê Executivo da CTC, Steve Allan. E não é para menos. Apesar de o número de visitantes ser baixo, se comparado a outros países – só os Estados Unidos enviam cerca de 10 milhões por ano –, os brasileiros, assim como em outros países, lideram a média de gastos por viagem: US$ 18 mil, em 21 dias. Em segundo lugar, estão os australianos e, em terceiro, os chineses. “Os brasileiros são ótimos compradores”, brincou o executivo.
A CTC, que realiza o Rendez-vous Canada, maior feira de turismo do Canadá, tem representações em 11 países, tidos por eles como prioritários, que são: Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Japão, México, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos. Do Brics, estão presentes apenas três membros (Brasil, Índia e China). “Recebemos um número interessante de russos, porém, de acordo com nossos estudos, a demanda é inferior à dos mercados onde temos representantes”, explica Allan. O mesmo acontece com a África do Sul. No Brasil, a representante do CTC é Sheila Nassar.
OPERADORAS
O número de operadoras de turismo brasileiras que trabalham com o mercado canadense simplesmente quadruplicou em três anos. “Em 2009, trabalhávamos com 20 empresas. Este número, atualmente, está em 80. É muito bom saber que o interesse do brasileiro em nosso país tenha crescido tanto”, comemora Allan. Para estreitar a relação com as operadoras parceiras, a CTC promove treinamentos on-line e workshops.
O presidente da Diretoria e do Comitê Executivo da CTC afirma que já viajou algumas vezes para o Brasil “para saber o que está acontecendo” no mercado. “Viajar para lá é uma forma de investimento.”
Fotos: Biaphra Galeno
*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da Comissão de Turismo do Canadá