Maria Izabel Reigada   |   25/05/2012 10:34

México quer 50 milhões de estrangeiros até 2018

O presidente da Comissão de Promoção Turística do México (CPTM), Rodolfo Negrete, foi um dos painelistas do WTTC Américas, evento que o World Travel & Tourism Council realizou no México na semana passada. Não poderia ser diferente.

O presidente da Comissão de Promoção Turística do México (CPTM), Rodolfo Negrete, foi um dos painelistas do WTTC Américas, evento que o World Travel & Tourism Council realizou no México na semana passada. Não poderia ser diferente. O destino atraiu mais de 22 milhões de turistas estrangeiros no ano passado e a meta é alcançar 50 milhões de visitantes internacionais até 2018. Abaixo, entrevista realizada pelo Portal PANROTAS ao presidente do CPTM, durante o WTTC Américas.


Portal PANROTAS
– Quais são os destinos prioritários na promoção internacional do México?

RODOLFO NEGRETE – As recentes iniciativas e ações promocionais do México concentraram-se principalmente nas regiões da América do Norte, Europa e América do Sul. Enquanto os norte-americanos e canadenses representam o maior número de visitantes internacionais para o México, também estamos investindo grande quantidade de recursos na diversificação de nossos mercados-alvo. Por exemplo: ficamos emocionados ao ver, no ano passado, o crescimento de 55% no número de visitantes da Rússia e de 33% no total de turistas originários da China. Em relação à América do Sul, Argentina, Brasil, Chile e Colômbia são mercados com alta prioridade em nossa estratégia, todos registrando importante crescimento em 2011.

PP – O Brasil registrou crescimento de 66% no número de turistas enviados ao México em 2011. Quais seriam as razões principais para isso? Quanto desses turistas visitaram o país a negócios ou lazer?

NEGRETE – O México recebeu um número recorde de turistas internacionais em 2011, incluindo mais de 196 mil visitantes do Brasil, tornando-se o segundo mercado mais importante da América Latina para o México. Os visitantes de todo o mundo vêm ao México experimentar suas maravilhosa praias e o amplo acervo cultural, assim como a gastronomia mexicana, reconhecida pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade, entre muitos outros atrativos de alto nível que o México tem a oferecer. Hoje em dia, dos visitantes brasileiros que vêm ao México, cerca de 53% tem o lazer como motivação.

PP – Na conferência do WTTC Américas, o presidente do México, Felipe Calderón, reconheceu que o país tem problemas de segurança. Que impactos isso pode ter na chegada de turistas estrangeiros ou mesmo no turismo doméstico?

NEGRETE
– Estamos conscientes dos desafios em relação ao tema de segurança e, particularmente, a percepção mundial sobre esses problemas têm grande impacto no turismo que o México recebe. Infelizmente, o que muita gente não compreende é que esses incidentes ocorrem em lugares muito distantes dos principais destinos turísticos. O México tem um grande território e esses problemas estão restritos a muito pouco dos 2.438 municípios que formam o México. Em 2011, o México atraiu 22,6 milhões de visitas de todo o mundo, sendo que 98% dos visitantes expressaram o desejo de voltar a visitar o país.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados