Fátima Gatoeiro   |   13/05/2012 11:24

África do Sul quer 15 milhões de turistas em 2020

Com apenas três discursos – do CEO da SAT (South African Tourism), Thulani Nzima, do prefeito de Durban, James Nxumalo, e do ministro do Turismo da África do Sul, Marthinus van Schalkwyk – a Indaba foi oficialmente aberta na tarde de ontem.

DURBAN - Com apenas três discursos – do CEO da SAT (South African Tourism), Thulani Nzima, do prefeito de Durban, James Nxumalo, e do ministro do Turismo da África do Sul, Marthinus van Schalkwyk – a Indaba foi oficialmente aberta na tarde de ontem. Esta é a 22a vez que Durban sedia o evento, que seguirá no calendário da cidade até 2015, como anunciou o prefeito ao final de sua fala.

O discurso mais empolgante, no entanto, foi proferido pelo ministro Marthinus van Schalkwyk, que ressaltou o ingresso de 8,3 milhões de turistas internacionais e a movimentacao de 26,3 milhões de viagens domésticas em 2011. O ministro também confirmou que o governo aumentará a dotação orçamentária do setor, para que em 2020 o país alcance a meta de elevar o número de turistas estrangeiros a 15 milhões e o fluxo doméstico a 54 milhões.

A verba liberada para a promoção do turismo sul-africano nos próximos três anos é de 218 milhões de rands, e inclui a abertura de cinco novos escritórios na África. "Há algumas áreas em que temos de trabalhar com os atores internacionais com quem competimos também. A concorrência é o que desperta o que há de melhor em nós, mas a cooperação hoje é urgente e necessária, especialmente no continente africano, onde ainda há barreiras a serem transpostas, especialmente no que se refere às viagens internacionais”, disse o ministro.

Ainda durante seu discurso, o ministro criticou a unilateralidade na imposição de novas taxas ao visitante internacional, marcadamente no Reino Unido e outros paises do continente europeu, onde a África do Sul tem o seu principal mercado, defendeu a instituição de um sistema de visto eletrônico e o ingresso no mercado de companhias aéreas low cost, como forma de tornar a África do Sul mais competitive e transformar Johanesburgo no hub do continente.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da SAT, SAA e Indaba

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.