Turismo de Itaipu (PR) conquista certificação ISO 9001
Os atrativos do Complexo Turístico Itaipu (CTI), oferecidos pela Itaipu Binacional, são os primeiros do País a receber o selo internacional de qualidade ISO 9001:2008
Os atrativos do Complexo Turístico Itaipu (CTI), oferecidos pela Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), são os primeiros do País a receber o selo internacional de qualidade ISO 9001:2008. O documento foi emitido na semana passada (quinta-feira , dia 2) pelo Grupo BSI, uma das certificadoras oficiais da norma.
“Somos o primeiro atrativo turístico do Brasil a obter essa certificação. A gestão e a operação do turismo na Itaipu deram um salto de qualidade. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe”, disse o superintendente de Comunicação Social de Itaipu e responsável pelo turismo da empresa, Gilmar Piolla.
A auditoria de certificação ocorre em duas fases. A primeira abrangeu a análise documental e a verificação do envolvimento da alta direção e equipe com a qualidade, etapa cumprida nos dias 15 e 16 de setembro de 2011. Na segunda fase, feita entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro do ano passado, o auditor do BSI foi a campo para analisar o atendimento.
O passo inicial para o sistema de gestão da qualidade do CTI foi dado em 2009. A primeira iniciativa foi a adoção da metologia de trabalho “5S” - cinco palavras japonesas - Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke. No CTI, essas palavras estabelecem critérios de utilização, ordenação, limpeza, saúde e higiene e autodisciplina.
“Esse certificado significa que atingimos um outro patamar de qualidade em atendimento. Isso é motivo de muito orgulho e, ao mesmo tempo, de muita responsabilidade”, avaliou a gerente geral do CTI, Jurema Fernandes.
“Somos o primeiro atrativo turístico do Brasil a obter essa certificação. A gestão e a operação do turismo na Itaipu deram um salto de qualidade. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe”, disse o superintendente de Comunicação Social de Itaipu e responsável pelo turismo da empresa, Gilmar Piolla.
A auditoria de certificação ocorre em duas fases. A primeira abrangeu a análise documental e a verificação do envolvimento da alta direção e equipe com a qualidade, etapa cumprida nos dias 15 e 16 de setembro de 2011. Na segunda fase, feita entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro do ano passado, o auditor do BSI foi a campo para analisar o atendimento.
O passo inicial para o sistema de gestão da qualidade do CTI foi dado em 2009. A primeira iniciativa foi a adoção da metologia de trabalho “5S” - cinco palavras japonesas - Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke. No CTI, essas palavras estabelecem critérios de utilização, ordenação, limpeza, saúde e higiene e autodisciplina.
“Esse certificado significa que atingimos um outro patamar de qualidade em atendimento. Isso é motivo de muito orgulho e, ao mesmo tempo, de muita responsabilidade”, avaliou a gerente geral do CTI, Jurema Fernandes.