Claudio Schapochnik   |   25/01/2012 10:43

BH ganha Centro de Atenção à Saúde do Turista

O prefeito Marcio Lacerda e o secretário de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Teixeira, inauguraram neste sábado (dia 21) o Centro de Atenção à Saúde do Turista

O prefeito Marcio Lacerda e o secretário de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Teixeira, inauguraram neste sábado (dia 21) o Centro de Atenção à Saúde do Turista. Objetivo: orientar viajantes sobre doenças transmissíveis, cuidados com higiene, medicações e vacinações pendentes, recomendadas e/ou exigidas. A unidade, que está em funcionamento desde o início do mês na rua Paraíba, 890, no bairro Funcionários, oferece um serviço pioneiro em Belo Horizonte e é uma das únicas deste tipo no Brasil. A informação é da Prefeitura Municipal da capital mineira.

O cidadão que tiver com alguma vacina pendente também pode se vacinar no serviço. Caso a vacina exigida não seja fornecida pelo SUS, é feita a indicação de um serviço particular. Além das orientações pré-viagem, a unidade também irá orientar, via telefone ou internet, profissionais de saúde de outras unidades que atendem viajantes estrangeiros ou mesmo brasileiros com suspeita de infecções contraídas durante uma viagem, para diagnóstico e tratamento adequados.

“Em função do grande movimento de viajantes que saem de Belo Horizonte, é importante que as pessoas estejam orientadas e imunizadas de acordo com as regras internacionais ou com o risco que elas podem enfrentar”, disse o prefeito.

O Centro de Atenção à Saúde do Turista funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Será criado, ainda, o serviço de plantão, em que um médico do serviço ficará com o celular de plantão, fora do horário de atendimento da unidade, dando orientações para os viajantes e profissionais de saúde.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados