Claudio Schapochnik   |   20/12/2010 09:52

Sebrae treina guias de turismo na Bahia

A aproximação de grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014, exige dos profissionais do setor cada vez mais qualificação, visando à excelência de produtos e serviços oferecidos

A aproximação de grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014, exige dos profissionais do setor cada vez mais qualificação, visando à excelência de produtos e serviços oferecidos. Foi nesse sentido que a Federação Nacional de Guias de Turismo (Fenagtur), juntamente com o Sindicato de Guias de Turismo da Bahia (Singtur), procurou o Sebrae-BA para o desenvolvimento de ações estratégicas com foco no fortalecimento da profissão dos guias de turismo. Na semana passada, ocorreu a Oficina de Trabalho de Guias de Turismo na Central de Treinamento do Sebrae, em Salvador. A informação é da Agência Sebrae de Notícias.

Os encontros serviram para nortear projetos aglutinadores, conforme explicou o consultor do Sebrae, Ricardo de Cerqueira. Ele ministrou os encontros para que os participantes pudessem atuar dentro de um processo coletivo de construção de estratégia. “A realização de um evento como a Copa do Mundo vai exigir desses profissionais um reposicionamento. E é esse trabalho que procuramos fazer aqui”, detalhou ele.

A reorgarnização do sindicato foi um dos pontos destacados durante os encontros. Nesse processo junto ao Sebrae, formou-se a Cooperativa dos Profissionais de Turismo Receptivo do Estado da Bahia, que reúne guias profissionais, dentro dos conceitos de cooperativismo.

O presidente do grupo, que também é vice-presidente do Singtur Bahia, Ivonei Trancoso, destacou que a articulação entre os profissionais é fundamental para o fortalecimento da categoria. “Não adianta trabalhar individualmente. É necessário que todos tenham um objetivo em comum no que concerne à profissão”, afirmou.

A presidente da Fenagtur, Cristina Baumgarten, reforçou a importância de os profissionais aproveitarem a oportunidade para contribuírem na construção de ações estratégicas para a categoria. “É um momento em que refletimos sobre a profissão e adquirimos visão estratégica para o fortalecimento dos guias. Temos que estar aptos a ´vender´ nosso produto, que é Salvador”, apontou ela.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados