Claudio Schapochnik   |   29/07/2010 18:27

Ilhas Galápagos deixam Lista do Patrimônio em Perigo

Por 14 votos a cinco e uma abstenção, o Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), presidido pelo ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, acaba de retirar as Ilhas Galápagos, no Equador, da Lista do Patrimônio Mundial em Perig

Por 14 votos a cinco e uma abstenção, o Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), presidido pelo ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, acaba de retirar as Ilhas Galápagos, no Equador, da Lista do Patrimônio Mundial em Perigo, onde estava desde o ano de 2007. A delegação brasileira, chefiada pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, foi autora da proposta que solicitava a retirada. A informação é do Iphan.

“A Unesco analisou com profundidade e tivemos de ir para a votação, mas a maioria seguiu a moção brasileira, que liderou a articulação no Comitê, favorável à retirada do sítio equatoriano da sua condição de patrimônio ameaçado”, destacou Ferreira. Ele, em abril deste ano, visitou o arquipélago e, na ocasião, indicou em seu relatório o caminho que acabou sendo seguido pelo Comitê.

O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, ressaltou os avanços alcançados pelo Equador. “É importante reconhecer o esforço realizado pelo governo equatoriano para proteger e preservar esse patrimônio. E, diante da importância desse bem, não pudemos deixar de apoiar sua retirada da Lista de Patrimônio Mundial em Perigo”.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados