Rio dá largada para construção do metrô até a Barra
O governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deram o pontapé inicial para a tão esperada obra da Linha 4 do metrô.
O governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deram o pontapé inicial para a tão esperada obra da Linha 4 do metrô (Barra da Tijuca/Zona Sul), que é inclusive, uma das promessas olímpicas. A primeira estação, a Barra – Jardim Oceânico, ficará localizada no canteiro central da Avenida Armando Lombardi, na altura do número 400, em frente ao shopping Barra Point e ao prédio da Unimed. Neste ponto, a estação será subterrânea com duas saídas, uma para cada lado da avenida, para facilitar o acesso dos usuários ao metrô.
No local será instalado um estande onde os moradores poderão obter informações e esclarecer dúvidas sobre a obra. Neste primeiro momento, não haverá alterações no trânsito. Para Sérgio Cabral, esta é uma obra essencial para o desenvolvimento da cidade. A nova linha – que segue até a Zona Sul, onde se conectará a Linha 1 - pretende atender a mais de 240 mil pessoas.
Neste primeiro momento, os trabalhos estarão concentrados na sondagem e prospecção do trecho entre o Jardim Oceânico e a Gávea, num total de 9,86 quilômetros. A obra está orçada em R$ 4 bilhões e todo o trecho tem previsão de estar pronto até 2016. A Concessionária Rio-Barra, que detém o contrato de construção da Linha 4, já tem licença junto à Prefeitura do Rio e ao Instituto Estadual do Ambiente para o início das obras.
Da estação inicial, a nova linha seguirá subterrânea até atravessar a pista da Av. Armando Lombardi, na altura da Igreja São Francisco de Paula, onde subirá em elevado até encontrar o Maciço da Tijuca. Para isso, será construída uma ponte metroviária, de 350 metros, sobre o Canal da Joatinga, a 15 metros do nível do canal. Essa nova estrutura passará entre as duas pontes existentes, que hoje fazem a ligação entre a Estrada da Barra a Av. Armando Lombardi.
A Secretaria Estadual de Transportes espera finalizar esta etapa de sondagem nos próximos três meses, para no máximo em 90 dias dar início às obras físicas e as escavações. Para esta primeira etapa, o Governo do Estado do Rio já tem garantido R$ 100 milhões de recursos próprios.
No local será instalado um estande onde os moradores poderão obter informações e esclarecer dúvidas sobre a obra. Neste primeiro momento, não haverá alterações no trânsito. Para Sérgio Cabral, esta é uma obra essencial para o desenvolvimento da cidade. A nova linha – que segue até a Zona Sul, onde se conectará a Linha 1 - pretende atender a mais de 240 mil pessoas.
Neste primeiro momento, os trabalhos estarão concentrados na sondagem e prospecção do trecho entre o Jardim Oceânico e a Gávea, num total de 9,86 quilômetros. A obra está orçada em R$ 4 bilhões e todo o trecho tem previsão de estar pronto até 2016. A Concessionária Rio-Barra, que detém o contrato de construção da Linha 4, já tem licença junto à Prefeitura do Rio e ao Instituto Estadual do Ambiente para o início das obras.
Da estação inicial, a nova linha seguirá subterrânea até atravessar a pista da Av. Armando Lombardi, na altura da Igreja São Francisco de Paula, onde subirá em elevado até encontrar o Maciço da Tijuca. Para isso, será construída uma ponte metroviária, de 350 metros, sobre o Canal da Joatinga, a 15 metros do nível do canal. Essa nova estrutura passará entre as duas pontes existentes, que hoje fazem a ligação entre a Estrada da Barra a Av. Armando Lombardi.
A Secretaria Estadual de Transportes espera finalizar esta etapa de sondagem nos próximos três meses, para no máximo em 90 dias dar início às obras físicas e as escavações. Para esta primeira etapa, o Governo do Estado do Rio já tem garantido R$ 100 milhões de recursos próprios.