Ponte estaiada unirá cidades de Santos e Guarujá (SP)
O governador de São Paulo, José Serra, anunciou hoje o projeto de ligação seca entre Santos e Guarujá, no litoral do Estado. O complexo terá 4,6 quilômetros de extensão, sendo um quilômetro de ponte estaiada
O governador de São Paulo, José Serra, anunciou hoje o projeto de ligação seca entre Santos e Guarujá, no litoral do Estado. O complexo terá 4,6 quilômetros de extensão, sendo um quilômetro de ponte estaiada. A ponte irá beneficiar não só os 24 mil veículos que passam todo dia pela balsa, mas também os cerca de um milhão de pessoas que vivem em Santos, São Vicente e Guarujá.
No período de férias, esse contingente praticamente dobra, quando 1,3 milhão de pessoas segue com destino a toda Baixada Santista. Em feriados, a balsa chega a receber mais de 30 mil veículos/dia. “Com esta ponte nós vamos quebrar um gargalo que é muito importante aqui na região da Baixada Santista. Além disso, a ponte terá até um papel paisagístico”, explicou o governador ao Portal do Governo do Estado de São Paulo. A ligação seca entre Santos e Guarujá irá substituir de vez a travessia de veículos pela balsa.
Estimadas em cerca de R$ 700 milhões, as obras terão duração prevista de 30 meses, após a assinatura do contrato. O projeto prevê duas faixas em ambos os sentidos, em um total de 4,8 quilômetros de novas pistas, com um quilômetro de trecho estaiado. Segundo o governador, não está prevista a cobrança de pedágio e o “Estado vai dar conta de todos custos”.
Para atender às especificações do porto, a altura da ponte será de 80 metros, com declividade máxima de 6%. Do lado de Santos, o acesso à ponte será pela avenida Mário Covas, próximo à avenida Coronel Joaquim Montenegro. No Guarujá, será na avenida Santos Dumont, próximo ao rio Santo Amaro.
Atualmente, há duas formas de ir de Santos para o Guarujá: pelas rodovias Anchieta e Cônego Domenico Rangoni, em um percurso de 45 quilômetros, ou por uma das sete balsas que operam na travessia diariamente e que, em 2009, transportou 8,6 milhões de veículos.
No período de férias, esse contingente praticamente dobra, quando 1,3 milhão de pessoas segue com destino a toda Baixada Santista. Em feriados, a balsa chega a receber mais de 30 mil veículos/dia. “Com esta ponte nós vamos quebrar um gargalo que é muito importante aqui na região da Baixada Santista. Além disso, a ponte terá até um papel paisagístico”, explicou o governador ao Portal do Governo do Estado de São Paulo. A ligação seca entre Santos e Guarujá irá substituir de vez a travessia de veículos pela balsa.
Estimadas em cerca de R$ 700 milhões, as obras terão duração prevista de 30 meses, após a assinatura do contrato. O projeto prevê duas faixas em ambos os sentidos, em um total de 4,8 quilômetros de novas pistas, com um quilômetro de trecho estaiado. Segundo o governador, não está prevista a cobrança de pedágio e o “Estado vai dar conta de todos custos”.
Para atender às especificações do porto, a altura da ponte será de 80 metros, com declividade máxima de 6%. Do lado de Santos, o acesso à ponte será pela avenida Mário Covas, próximo à avenida Coronel Joaquim Montenegro. No Guarujá, será na avenida Santos Dumont, próximo ao rio Santo Amaro.
Atualmente, há duas formas de ir de Santos para o Guarujá: pelas rodovias Anchieta e Cônego Domenico Rangoni, em um percurso de 45 quilômetros, ou por uma das sete balsas que operam na travessia diariamente e que, em 2009, transportou 8,6 milhões de veículos.