Barra Mansa (RJ) trabalha para conseguir estação do TAV
O secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Julio Lopes, e o superintendente da ANTT, Hélio França, conduziram uma audiência pública na última semana para discutir a possível implantação de uma estação do Trem de Alta Velocidade (TAV) na cidade de Barra Mansa.
O secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, e o superintendente da ANTT, Hélio França, conduziram uma audiência pública na última semana para discutir a possível implantação de uma estação do Trem de Alta Velocidade (TAV) na cidade de Barra Mansa. A reunião contou com a presença do prefeito de Barra Mansa, José Renato, e de diversos políticos.
Com 510,8 quilômetros de extensão, o TAV permitirá, além da integração entre Rio e São Paulo, o aumento do convívio e da comunicação entre os próprios municípios fluminenses. Atualmente, sete milhões de pessoas viajam entre Rio de Janeiro e São Paulo e 25 milhões circulam entre as cidades do eixo, somando 33 milhões de passageiros, que utilizam automóvel, ônibus ou avião. Segundo as pesquisas de impacto desenvolvidas pela ANTT, com a implantação do TAV, 17 milhões de pessoas passariam a adotar o trem como meio de transporte.
O secretário Lopes disse que Barra Mansa está iniciando uma nova fase, no que diz respeito aos transportes sobre trilhos. Na última semana, por exemplo, o prefeito José Renato conseguiu autorização federal para remanejar o pátio de manobras utilizado por trens de carga, hoje instalado no centro da cidade. O pátio será transferindo para o bairro afastado de Anísio Brás, favorecendo a melhor utilização da área central de Barra Mansa. Segundo o prefeito, o município tem a estrutura técnica adequada para receber o TAV e está elaborando novas estratégias para criar ainda mais chances que favoreçam a cidade.
“Desde que recebemos a notícia de que Barra Mansa poderia ser uma das paradas do TAV, iniciamos um intenso trabalho de infraestrutura e adaptação. Estamos nos aprimorando e estudando tudo que seja relacionado a este meio de transporte. Já visitamos até a China, que detém uma das maiores malhas adequadas para Trem de Alta Velocidade”, contou o prefeito.
Com 510,8 quilômetros de extensão, o TAV permitirá, além da integração entre Rio e São Paulo, o aumento do convívio e da comunicação entre os próprios municípios fluminenses. Atualmente, sete milhões de pessoas viajam entre Rio de Janeiro e São Paulo e 25 milhões circulam entre as cidades do eixo, somando 33 milhões de passageiros, que utilizam automóvel, ônibus ou avião. Segundo as pesquisas de impacto desenvolvidas pela ANTT, com a implantação do TAV, 17 milhões de pessoas passariam a adotar o trem como meio de transporte.
O secretário Lopes disse que Barra Mansa está iniciando uma nova fase, no que diz respeito aos transportes sobre trilhos. Na última semana, por exemplo, o prefeito José Renato conseguiu autorização federal para remanejar o pátio de manobras utilizado por trens de carga, hoje instalado no centro da cidade. O pátio será transferindo para o bairro afastado de Anísio Brás, favorecendo a melhor utilização da área central de Barra Mansa. Segundo o prefeito, o município tem a estrutura técnica adequada para receber o TAV e está elaborando novas estratégias para criar ainda mais chances que favoreçam a cidade.
“Desde que recebemos a notícia de que Barra Mansa poderia ser uma das paradas do TAV, iniciamos um intenso trabalho de infraestrutura e adaptação. Estamos nos aprimorando e estudando tudo que seja relacionado a este meio de transporte. Já visitamos até a China, que detém uma das maiores malhas adequadas para Trem de Alta Velocidade”, contou o prefeito.