Artur Luiz Andrade   |   02/10/2009 19:51

Rio 2016: hora de comemorar e não de rabugice

Rio ganha disputa e vai sediar Olimpíada de 2016

"No Aeroporto de Guarulhos, o atendente da Tam chamava os passageiros e ninguém queria embarcar, a não ser os mal humorados ou desinformados. Os demais estavam ali, de olhos nas TVs espalhadas pela sala de embarque. Ia ser anunciado o nome da cidade-sede da Olimpíada de 2016. Nunca o Brasil, representado pela Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro, teve tantas chances. É claro que Chicago e Madri também deviam estar certas de que ganhariam, mas a esperança de ver o Rio ganhar era quase uma certeza. Não deu outra, depois de uma lenga-lenga de clipes e anúncios, o presidente do COI anunciou o nome do Rio de Janeiro. Os passageiros gritaram em coro, comemoraram por alguns segundos e enfim embarcaram.

É hora de comemorar o fato de termos ganhado. É a primeira cidade da América do Sul a conquistar uma Olimpíada. É uma chance única que vira quase absurda se somarmos o fato de o Brasil receber a Copa do Mundo de 2014, cuja final deve ser jogada no Rio de Janeiro.

Começam a aparecer, obviamente, as opiniões contrárias: não estamos preparados (estamos sim); o gasto será astronômico (depende de quem vamos eleger em 2010); a roubalheira vai ser geral (idem); o Brasil nunca deu a devida importância ao esporte, veja nossos medalhistas sem patrocínios e treinando no Exterior (essa é a chance de corrigir isso); temos outras prioridades (o esporte e o turismo tiram crianças das ruas, dão um futuro a milhares de trabalhadores, geram inclusão social, desenvolvimento, constroem a auto-estima de gerações, unem um país, melhoram nossa imagem, atraem investidores, fazem nossas cidades melhorarem com mais rapidez, obriga investimentos em infraestrutura etc etc etc); a violência pode estragar tudo (somos o único dos três países que concorriam sem ameaça de terrorismo e os investimentos em infraestrutura incluem aparelhamento de nossa polícia, combate ao tráfico, policiamento ostensivo, presídios mais seguros); enfim, quem quer ser contra vai arrumar algum motivo.

Motivos que podem ser fiscalizados, motivos que podemos reverter, motivos que podemos evitar, especialmente nas eleições de 2010. Possivelmente o novo presidente da República (Aécio? Ciro? Dilma? Heloisa? Marina? Serra? ????), considerando que terá uma reeleição como tiveram Lula e FHC, será a nossa cara oficial tanto na Copa de 2014, quanto na Olimpíada de 2016. O mesmo vale para os governos estaduais, senadores, deputados federais (não está na hora de o turismo ter uma bancada forte, por exemplo?).

Já mostramos que podemos muita coisa. Não vai ser agora, com duas megaoportunidades mundiais, que vamos fraquejar. O Brasil mereceu. O Rio merece e já começa a dar sinais de recuperação evidentes.

Não é hora de rabugice. Deixa isso pra depois. Parabéns ao Rio. Hoje, é dia de comemorar.

Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil, Cidade Maravilhosa, coração do meu Brasil...

Artur Luiz Andrade
editor-chefe da PANROTAS"


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados