Claudio Schapochnik   |   05/10/2009 08:52

Nova zona turística da Bahia ganha núcleo gestor

O seminário “Potencialidades Turísticas da Região Sudoeste da Bahia”, realizado na semana passada em Vitória da Conquista (BA), foi o primeiro passo para a consolidação definitiva da décima terceira Zona Turística do Estado, denominada de Caminhos do Sudoeste Baiano

O seminário “Potencialidades Turísticas da Região Sudoeste da Bahia”, realizado na semana passada em Vitória da Conquista (BA), foi o primeiro passo para a consolidação definitiva da décima terceira Zona Turística do Estado, denominada de Caminhos do Sudoeste Baiano. O evento foi realizado na Casa Regis Pacheco durante todo dia e, após uma série de palestras e debates, foi constituído o núcleo regional gestor, encarregado de dar continuidade ao processo de implantação da nova zona junto ao Ministério do Turismo. A informação é da Agência Sebrae.

Promovido pela Secretaria de Turismo do Estado, Bahiatursa, Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e pelo Sebrae-BA, o seminário reuniu representantes das prefeituras da região, donos de restaurantes e hotéis, agências de viagens e profissionais da área. Para o assessor especial da Secretaria de Turismo do Estado, José Carlos Oliveira, que falou sobre Programas e Projetos para Recursos e Gestão da Nova Região Turística, o seminário foi um marco para definir e consolidar a nova zona turística junto ao MTur. Explicou que uma nova zona se define, mas só depois é consolidada. “Nossa região precisa começar a pensar nas viabilidades turísticas, com sustentabilidade”, advertiu.

O coordenador da Carteira de Economia Criativa do Sebrae-BA, Richard Alves, abordou o tema Empreendedorismo e Novas Oportunidades de Negócios para as Pequenas e Médias Empresas com o Turismo. Em sua entrevista, Alves indicou a gestão integrada das ações entre instituições e prefeituras como um dos principais caminhos para consolidação da nova zona. Recomendou que se faça um pacto, visando a implantação de um planejamento voltado para a região. Ele destacou que, independente de projeto, o Sebrae vai dar o apoio técnico no processo de constituição da nova zona, identificando oportunidades e as potencialidades para as pequenas e médias empresas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados