Felipe Niemeyer   |   10/09/2009 10:43

Visto é reclamação de turista que visita o Rio

Uma pesquisa realizada pela UniverCidade (RJ) com 400 turistas norte-americanos entre 1 de agosto e 2 de setembro, apresenta qual a percepção deste turista sobre o Rio de Janeiro.

Uma pesquisa realizada pela UniverCidade (RJ) com 400 turistas norte-americanos entre 1 de agosto e 2 de setembro, apresenta qual a percepção deste turista sobre o Rio de Janeiro. O levantamento foi coordenado pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner e foi auditada pelo Ipetur - Instituto de Pesquisas e estudos do Turismo da UniverCidade.A margem de erro é de 3,5%.

Segundo a pesquisa, as principais reclamações são relativas à segurança (35%), emissão de visto brasileiro (25%), que pela primeira vez que aparece na pesquisa como ponto negativo, e população de rua (20%). Logo em seguida estão a limpeza da cidade (10%), a sinalização turística (5%) e a gripe A (H1N1) (5%).

Já os pontos positivos destacados são a prestação de serviços (40%), a natureza exuberante (30%), a população hospitaleira (25%), e a gastronomia (5%). Os lugares mais visitados pelos norte-americanos foram o Pão de Açúcar (40%), o Corcovado (30%), o Jardim Botânico (20%) e o centro histórico (10%)

Do total de turistas, 75% ficou hospedado em hotéis e 15% em albergues, sendo que 65% organizou a viagem em uma agência de viagens. A maioria (65%) teve média de permanência no Rio de quatro a seis dias e 60% teve média de gasto diário entre US$ 100 e US$ 150. Setenta e cinco por cento esteve no Rio pela primeira vez e 85% disseram que pretendem voltar.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados